Deficiência Multipla
Por: bpq17 • 9/5/2015 • Dissertação • 347 Palavras (2 Páginas) • 440 Visualizações
Deficiência Múltipla
A Deficiência Múltipla é a associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias (mental, visual, auditiva ou física), com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa.
Portadores de dupla deficiência – Os efeitos da dupla deficiência não são simplesmente aditivos, mas tendem a ser multiplicativos.
Os alunos portadores de dupla deficiência podem apresentar as seguintes associações:
- Deficiência Física e Mental
- Deficiência Visual e Auditiva
- Deficiência Visual e Física
- Deficiência Mental e Auditiva
- Deficiência Mental e Visual
- Deficiência Auditiva e Física
Para que o aluno seja considerado portador de dupla deficiência, não basta que ele simplesmente porte duas deficiências. É preciso que ele necessite de atendimento nas duas áreas. Assim, por exemplo, se ele for portador de deficiência mental de grau leve e de uma paralisia cerebral com grave comprometimento na locomoção, receberá o atendimento como aluno portador de deficiência múltipla DF/DM.
Portadores de combinações de três ou mais deficiências – Os educandos portadores de três ou mais deficiências são de atendimento complexo, tornando-se necessário a elaboração de programas individualizados por vários especialistas, que traçarão um plano de atendimento global dos alunos, de acordo com as deficiências apresentadas em cada caso.
Identificação, Diagnóstico e Encaminhamento
A identificação da pessoa portadora de deficiência múltipla torna-se tarefa complexa pela natureza dos vários aspectos e áreas envolvidas. Muitas vezes a carência de recursos reduza a capacidade de identificação e a possibilidade de um atendimento precoce.
A Deficiência pode ser diagnosticada durante a gravidez, antes do nascimento do bebê, em algum acidente ou uma doença depois do nascimento, na idade pré-escolar ou no ingresso da criança na escola.
É importante que a identificação ocorra o mais cedo possível, uma vez identificada a criança deve ser encaminhada a uma equipe Inter profissional para um a avaliação médico-sociopedagógica.
O objetivo inicial dessa avaliação é averiguar globalmente essa criança: verificar se os problemas detectados estão realmente presentes; determinar a intensidade e a prioridade de atendimento.
É necessário também identificar quais são as habilidades que a criança possui em termos operacionais: de que forma ela aprende melhor o que esta pronta para aprender, e quais são as suas dificuldades.
...