TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deficiências Múltiplas, Surdocegueira e Síndromes

Por:   •  23/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  1.883 Visualizações

Página 1 de 2

Deficiências Múltiplas, Surdocegueira e Síndromes  

A deficiência múltipla é a ocorrência de duas ou mais deficiências simultaneamente, sejam deficiências intelectuais, físicas ou as duas juntas. As causas podem ser pré-natais, por má formação congênita e por infecções virais como rubéola ou doenças sexualmente transmissíveis. Pessoas com deficiencia multipla apresentam características especificas, individuais e singulares e não apresentam necessariamente os mesmos tipos de deficiencia, podem aprsentar cegueira e deficiencia mental, deficiencia auditiva e dficiencia mental, deficiencia auditiva e autismo e outros.

Na deficiência múltipla é importante enfatizar primeiramente as necessidades de aprendizagem e as repostas da criança ou adulto no processo de ensino e aprendizagem. Existem varias formas de identificá-las:

  • Podem identificar movimentos estereotipados e repetidos.
  • Não antecipa as atividades.
  • Não demonstra saberá s funções dos objetos ou brinquedos utilizando-os de maneira inadequada.
  • Pode rir e chorar sem causa aparente.
  • Pode apresentar resistência ao contato físico.
  • Gosta de ficar em locais com pouca luminosidade.

Já a surdocegueira é uma deficiência única em que o individua apresenta ao mesmo tempo perda da visão e da audição. É considerado surdocego as pessoas que apresentam essas duas limitações independentes do grau da perda auditiva e visual. A surdocegueira pode ser congênita ou adquirida e não é uma deficiencia multipla.

Na surdocegueira o primeiro desafio é criar formas de comunicação. É preciso buscar integrar essa pessoa ou aluno aos demais e criar rotinas previsíveis para que ele possa entender o que vai acontecer. Oferecer objetos multisensoriais que facilitam a comunicação.

É preciso entender a diferença entre deficiência e síndrome. Deficiência é um desenvolvimento insuficiente em termos globais ou específicos. Já a síndrome é o nome que se da a uma serie de sinais e sintomas que, juntos, evidenciam uma condição particular. São varias as síndromes como: síndrome de Don, síndrome de Asperger, síndrome de Rett e outras.

As síndromes podem ser congênitas, a mais conhecida é a síndrome de Don (que corresponde a uma só doença), as síndromes bioquímicas ou metabólicas por erros inatos do metabolismo, e as síndromes displasicas ou displasias que constituem um conjunto de malformações.

O que causa grande confusão sobre as semelhanças é surdocegueira e a deficiência múltipla. A pessoa que nasce surdocega ou fica surdocega não recebe informações sobre o que esta a sua volta de maneira fidedigna ela precisa da mediação de comunicação para poder receber, interpretar e conhecer o que a cerca, ou seja, seu conhecimento de mundo se faz pelo uso dos canais sensoriais próximos, tais como: tato, olfato paladar.

Na deficiência múltipla não se garante que todas as informações cheguem para a pessoa de forma fidedigna, mas ela sempre terá o apoio de um dos canais distantes (visão e ou audição) como ponto de referencia esses dois canais são responsáveis pela maioria de conhecimento que vamos adquirindo ao longo da vida.

As escolas podem iniciar os processos de inclusão nas salas de ensino regular através de dinâmicas, campanhas, iniciativas que envolvam tanto a escola quanto a comunidade.

Referências Bibliográficas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com