Dentro e fora da escola
Por: ita44 • 24/8/2015 • Trabalho acadêmico • 3.266 Palavras (14 Páginas) • 338 Visualizações
O PAPEL DA FAMÍLIA DETRO E FORA DA ESCOLA:
Marinilde Alves Rodrigues¹
RESUMO
Estudos afirma que as crianças não nascem sabendo. Elas podem ser influenciadas pelas pessoas que vivem perto delas ou mesmo por alguém da família, isso quer dizer que ninguém nasce pronto, mas deve ser capaz de aprender diariamente. Educar não e mais seguir os padrões dos nossos pais, mas sim quebrar os velhos modelos, os pais atuais e educadores precisam absolver o novo ritmo da nova geração, encontrar soluções para este problema da família que vem a cada dia se aprofundando. Hoje muitos pais não estão dano à devida importância para a educação dos seus filhos e prefere se omitir em vez de toma alguma providencia para que seus filhos aprendam o que é educação. Isto se faz necessário, pois estamos entrando em uma nova realidade, onde os membros de uma família estão cada vez mais distante um dos outros, assim o papel da escola é cada vez mais importante, pois vem influenciando cada vez mais diretamente ou indiretamente na educação do aluno, tomando pra si o papel que antes era exclusivo da família.
PALAVRAS CHAVES: Escola, familiar educação responsabilidade.
RESUMEN
Los estudos dicen que los ninõs sabindo que pueden ser influenciados por la personas que viven cerca de ellos o por alquen de la família siqnifica eso de que nadie nace listo pero dibe ser capaz de aprender mas y diariamente, educar no sequir padres los patrones dos nossos pero,se rompe actualizados mayores modelos, los padres y los educadores, tienen que resolver al ,nueno ritimo de la nuenos ,soluciones de lageneracion actual y encontra a este problema que la família viene todos los dias si sique profudandizando, muchos padres de hoy no son danõs emportancia debido a la educacion de sus hijos y prefieren omitir em lugar de tomar ninguna oferta para su hijos, aprenden lo thes y ta educacion. Es necessário ya que entramos em una nuena realidade em la que vivimos, donde los membros de uma família son cada vez mas lijano y lo que uma de la outra escuela y hacienda el papel directo y inderecto que debe ser la família.
PALABRAS CLAVE: Escuela Familiar Educacion responsabilidade.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de enfatizar, analisar e compreender melhor sobre a responsabilidade dos pais na educação dos filhos, levando em conta pra isso, como ele deve ser pensado e refletido na escola, assim discorro sobre as maneiras, mas adequadas de agir e reagir diante das situações apresentada sobre a família.
A família e o ponto principal e fundamental para a educação dos filhos onde podemos ensinar os valores éticos, morais, sociais, e que a instituição escola tem a obrigação de dar continuidade à educação que a família proporciona. Essa crise na educação proporciona uma oportunidade para que as famílias interajam com a escola, participando ativamente da vida dos alunos nos ambientes escolares.
A educação infantil consiste no desenvolvimento de uma sociedade democrática, que esta relacionada a disciplina infantil é muito importante a relação dos pais professores com as crianças o acompanhamento da família dentro e fora da escola e determinante para o caráter e a aprendizagem dela.
A escola e a família são instituição que tem em comum a preparação das crianças para o envolvimento social, sendo ambos os grupos pontos de referencia nos quais vive e atua em função comum no processo de preparação para a vida adulta.
Em outras palavras o pai atual esta querendo passar a responsabilidades que são próprias da ordem família como respeito, honestidade e integridade para o educador, o qual tem uma área especificada da vida da criança. Isto é educação formativa e continua algumas são próprias do seio família e outras que correspondem ao educado, ambas são essenciais e não pode ser trocadas nem confundidas.
E oportuno dizer que estas discussões dentre as quais destacar a relação família ,escola e as dificuldade que estas instituição tem encontrado para desempenharem seus papeis, a falta de dialogo e o principal problema a ser superado por estas instituições.
O PAPEL DA FAMILIA NA ESCOLA.
“Os pais de hoje são parte de uma geração que jogou fora a autoridade desafiou os padrões morais e sociais e mudou a maneira de pensar sobre autoridade” (ARAÚJO, 2008, p.33-35). Muitas pessoas têm filhos, mas não querem agir como pais, geralmente esperam que a escola forneça a orientação e a motivação que eles não estão podendo oferece a seus filhos, em outras palavras o pai atual esta querendo passar estas responsabilidades que são próprias da ordem familiar, como orientado a criança significa conhece-la, compreende, esclarece, e respeitando suas características individuais formadas assim a personalidade, para que possa estrai o melhor da criança.
Os pais não transmitem apenas características biológicas, mas toda uma orientação de vida no processo educativo o recurso mais eficaz e o modelo por que atos impressionam muito, mas que ideias, pois os pais são o modelo que tente copiar quase toda conduta infantil e determinada pelo ambiente a maneira de reagir diante das dificuldades oferecidas pela vida, você não pode estar com ele o tempo todo a criança deve aprender o que fazer em situações que você não pode prevê a fim de que saiba o que fazer quando você não estive por perto.
Os pais excessivamente protetores ou permissivo não transmite um sentimento de segurança aos filho os pais super protetor este e um tipo de amor prejudicial egoísta por outro lado o pai permissivo demais que não faz restrições não coloca barreira ira criar uma criança insegura e sem regra as crianças isto acontece quando os pais não tem tempo para elas ,elas sente que não são desejada os pais também podem provocar insegurança sentimento de rejeição quando fazer coisas para a criança com ar de martírio.” (CRIS POLI, 2007, p. 23)
O fato e que as crianças inevitavelmente absorver aquilo que e transmitido e através das atitudes de seus pais na vida diária, muitos pais se sente Inseguros por que filhos podem provocar insegurança e medo e resultar por Transmitir aos seus filhos e isto provoca a dificuldade em prover Disciplina.
O que quero dizer com isto simplesmente que as crianças criadas neste clima não mais se asseta enfileira na escola não mais costuma pedir licença para falar não tem mais medo de responder mal a seus pais ou professores não aceitam um papel submisso na vida, como isto afeta a criação de seus filhos. Conforme a firma Batolomeu (2008. P. 52) “Por isso dizemos que a educação de uma criança deve começar antes do seu nascimento no coração dos pais, uma criança educada determina a formação de seu caráter”.
...