Desafio Profissional Ong Esperança
Por: Fran Bailarina • 15/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.510 Palavras (11 Páginas) • 312 Visualizações
INTRODUÇÃO
A ONG Esperança, que desenvolve projetos dentro de sua comunidade com o objetivo de fornecer um espaço seguro e integro para a prática e incentivo ao esporte, á arte , á atividades lúdicas e reforço escolar , foi contemplada com recursos financeiros para investimento em tecnologias voltadas para educação e capacitação docente.
O projeto apresenta a utilização dos recursos financeiros para a melhoria de um amplo espaço, com capacidade de atendimento que abrange várias atividades e que possa ser um local de múltiplas funções, visando a melhora da aprendizagem de seus assistidos. E prevendo a melhor utilização das tecnologias desse espaço o projeto utilizará parte dos recursos para a capacitação docente para os profissionais envolvidos na implantação do projeto de Tecnologias na ONG Esperança.
DESENVOLVIMENTO
Passo 1
Pensando em novas maneiras de ensinar, a ONG Esperança constrói um espaço que será inovador no sentido de integrar as mídias aliadas á internet para o benefício de seus usuários, despertando assim , o encantamento e um novo olhar para as atividades que já são desenvolvidas, porém de forma arcaica e sem recursos tecnológicos.
A ideia é concentrar num único espaço diversas possibilidades de atividades que venham a atender melhor á todos. Com um total de 300 alunos assistidos, o espaço será utilizado por 15 turmas de 20 alunos cada , em forma de hora aula por ambiente , onde todos consigam utilizar os espaços de forma organizada.
O espaço se chamará: Múltipla Esperança
O Múltipla Esperança, será dividido em ambientes onde serão realizados as seguintes atividades:
- Reforço Escolar e Computação
- Musicalização Infanto-Juvenil
- Sala Multiuso de Vídeo
- Sala de Jogos
Para a área de Reforço Escolar e Computação deverá ser implantado 20 ( vinte) computadores, 20 (vinte) mesas e cadeiras para PC , 1 ( um) Datashow e tela para retroprojeção, 15 ( quinze) notebooks para uso dos professores , 300 (trezentos ) tablets para uso individual dos alunos e 15 (quinze) tablets de alta performance para os professores, além disso plano de internet banda larga e wireless com acesso condizente ao trabalho intenso a ser realizado.
Esse espaço servirá para aulas de computação que serão de grande importância , pois nos dias atuais o conhecimento em informática é exigência básica no mercado de trabalho , e servirá ainda para pesquisas, orientações sobre a internet e o bom uso da mesma, reforço escolar , e entretenimento , tudo sob orientação dos educadores que terão seu próprio material e acessarão o conteúdo junto dos alunos. Os tablets , serão equipados com livros digitais, para incentivo á leitura.
No espaço de Musicalização, já se pode encontrar os instrumentos musicais e microfones, mas faz-se necessário a construção de um estúdio para a melhor performance dos alunos. O Estúdio Esperança , realizará gravação e produção musical. Para esse espaço é necessário que tenhamos 3 ( três) computadores e mesas para PC, sequenciador por computador , 1 ( um) mesa de som, 10 ( dez) microfones, sistema de amplificação , processador de efeito sonoro, e isolamento acústico.
Na Sala Multiuso de Vídeo, além de 1 ( um) computador configurado para uso de recursos áudio visuais, deve ter em uso 1 (um) datashow e tela de retroprojeção , 1 (um) smart TV 3D de 84 polegadas, com 25 (vinte e cinco) pares de óculos , acesso á internet , aparelho bluray , e isolamento acústico .
Esse espaço será para exibição de filmes educativos e de lazer , além de projetos de educação 3D através do sistema XD EDUCATION- Tecnologia e educação (Copyright 2012 XD EDUCATION / Todos Direitos Reservados / Powered By Faz Digital ) , que realiza o uso das tecnologias 3D para o ensino de diversas disciplinas da educação básica. Além disso a sala Multiuso de Vídeo , será também utilizada nos esportes, através de estudos teóricos de táticas e estratégias, conhecimento dos adversários por vídeos e slides esportivos, possibilitando um novo olhar para os atletas em formação.
E na Sala de Jogos , embora já equipada com jogos tradicionais, os games permitem para além da possibilidade de simulação de movimento e de efeitos sonoros, uma interação com uma nova linguagem , oriunda do surgimento e do desenvolvimento das tecnologias digitais.
É extremamente necessário e estimulante o uso de tais equipamentos.
Para a complementação do espaço é necessário 5 ( cinco) Tv´s LED de 32 polegadas , 5 (cinco) consoles XBOX © 2015 Microsoft com Kinect© 2015 Microsoft.
Passo 2
Todo o ambiente do Múltipla Esperança , foi pensado como forma de incentivar o uso consciente das tecnologias de informação e comunicação , com o auxilio dos docentes que mediarão os trabalhos e o uso do ambiente, visando que o foco do trabalho já realizado não seja posto de lado , mas reafirmado.
O pensamento nesse nosso novo espaço será o de aprender enquanto utiliza e utilizar enquanto aprende.
As novas tecnologias ajudarão de forma efetiva as crianças e adolescentes que fazem parte de todo o projeto social da ONG Esperança.
O Múltipla Esperança , servirá de auxilio ao estudo e a facilitará a aprendizagem trazendo o conhecimento de forma estruturada.
Usar as tecnologias da informação e comunicação ( TIC´s) , transforma o que é complicado em útil , prática em dinâmica , além de ser mais criativo , é também estimulante .
As tecnologias antigas aliadas as novas vão contribuir para aquisição e melhora da dificuldade de aprendizagem e não devem ser deixadas de lado, mas sim , readaptadas com imagens positivas.
É evidente a insatisfação dos alunos em relação a aulas tradicionais, ou seja, aulas expositivas nas quais são utilizados apenas o quadro-negro e o giz. Hoje, os alunos precisam saber para que e por que precisam saber determinado assunto. Essa é a típica aprendizagem utilitária, isto é, só aprendo se
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