Desenvolvimento da imaginação das crianças
Seminário: Desenvolvimento da imaginação das crianças. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 281189 • 3/6/2014 • Seminário • 368 Palavras (2 Páginas) • 390 Visualizações
No reino do “Era uma Vez”, o faz de conta nos convida a brincar. Brincar de sonhar, imaginar e criar muitos mundos possíveis, mesclando o real e a fantasia.
Ao ler ou contar uma história, nutrimos a sensibilidade, a imaginação e o conhecimento de nossos alunos, contribuindo para a formação de leitores mais sensíveis, criativos e desejantes da leitura.
É fundamental refletir com os pais sobre a importância da leitura, pois sua prática se faz presente na vida das crianças desde o momento em que começam a compreender o mundo em sua volta.
A leitura se faz muito importante em nossas vidas, através dela podemos aprender, ensinar e conhecer outras culturas. A sua grandiosidade deve ser compreendida como uma leitura que permita a viagem no mundo da imaginação, tão
presente na infância.
O desenvolvimento da imaginação infantil quando compartilhado, divulgado e aplaudido faz do sujeito alguém envolvido com as ideias, compreensivo, crítico e modificador das situações prazerosas ou não, torna-se alguém com ideais. Ao experimentar a leitura o leitor executa um ato de compreensão e interpretação do mundo, e através dessa compreensão pode modificar ou resignificar o contexto no qual está inserido.
A literatura é um possível caminho para a criança desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Para contar a história é preciso saber como se faz, e através das histórias as crianças aprendem nomes, sons, músicas e se inserem na cultura. Quem conta histórias precisa criar um clima de
envolvimento; e o objetivo desse trabalho é mostrar a importância da literatura infantil e também a importância das pessoas que contam as histórias na educação infantil; e acima de tudo incentivam as descobertas através dos livros.
A Literatura infantil é, antes de tudo, literatura, ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o
Mundo, o Homem, a Vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática; o imaginário e o real; os ideais e sua
possível/impossível realização. (Cagneti,1996 p.7)
A literatura infantil leva a criança à descoberta do mundo, onde sonhos e realidade se incorporam, onde a realidade e a fantasia estão intimamente ligadas, fazendo a criança viajar, descobrir e atuar num mundo mágico; podendo modificar a realidade seja ela boa ou ruim.
...