Desenvolvimento de um projeto político-pedagógico
Projeto de pesquisa: Desenvolvimento de um projeto político-pedagógico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gilbergues • 28/10/2014 • Projeto de pesquisa • 1.397 Palavras (6 Páginas) • 297 Visualizações
INTRODUÇÃO:
A elaboração do projeto político-pedagógico é de suma importância para a instituição escolar que busca qualidade; o próprio projeto deve prever as atividades escolares, do pedagógico ao administrativo, priorizando a construção de uma gestão democrática integrada às necessidades e aos desejos da comunidade, que também participa ativamente de sua confecção e operacionalização, atingindo um resultado positivo referenciado por professores, técnicos, pais, representantes de alunos, funcionários e outros membros da comunidade escolar.
Na escola na busca da qualidade do ensino e suas contribuições no processo de ensino- aprendizagem. Para alcançar a efetivação da pesquisa utilizou como pressupostos teóricos básicos ALENCASTRO VEIGA, com vistas a refletir as abordagens teóricas com o contexto educacional.
DESENVOLVIMENTO
Será que o PPP apresenta alguma função favorável às instituições? Quanta a isso não há dúvida, pois, o mesmo busca dar a ela uma direção e uma melhor organização interior. Em razão disso, todo o projeto pedagógico da escola de certa forma é também um projeto político por estar inteiramente ligado ao compromisso sócio-político.
No dizer de Nogaro, a ausência de um PPP impossibilita o desenvolvimento educacional de toda e qualquer escola. É claro que a escola sem ele caminha, mas para aonde? Na verdade, o político juntamente com o pedagógico é visto como um processo contínuo de reflexão e discussão dos problemas da escola, tentando assim encontrar meios favoráveis á efetivação de sua intencionalidade constitutiva, levando assim, todos os membros da comunidade escolar o exercício da cidadania. Ora, uma das coisas que precisamos saber, é que não se pode entender a questão político-pedagógica como mecanismos dissociados e/ou avulsos, quando ambos andam juntos.
O PPP preocupa-se em propor uma forma de organizar o trabalho pedagógico visando uma superação dos conflitos, buscando rechaçar as relações competitivas, corporativas e autoritárias. Na tentativa, de acabar com a rotina do mundo interno da instituição. A maior obrigação da escola é educar e, por falar em educação, sabemos que ela é um dos fatores responsáveis pela transformação e evolução da sociedade. Portanto, precisa dar a sua contribuição. Ela ajuda os educando à “abrir os olhos” no sentido de perceberem e defenderem seus direitos perante a sociedade, proporcionando-lhes uma maior visão acerca do que compete a eles desenvolver na sociedade em que estão inseridos. Mais ou menos nessa linha Gadotti enfatiza o seguinte: “Todos não terão acesso à educação enquanto todos – trabalhadores e não trabalhadores em educação, estado e sociedade civil – não se interessarem por ela. A educação para todos supõe todos pela educação” (2001, p.40).
É sabido que o PPP está relacionado com a organização do trabalho pedagógico em pelo menos dois momentos decisivos, os quais, com base em Ilma citarão a seguir: “como organização da escola como um todo e como organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imitado, procurando observar a visão da totalidade” (1995, p.14).
Entretanto, é necessário entender que o PPP da escola, oferecerá caminhos indispensáveis à montagem do trabalho pedagógico, que engloba o trabalho do docente na ação interna da sala de aula já ressaltado acima. Para a organização desse projeto é de suma importância a ação de todos os que fazem parte do funcionamento da escola, inclusive os pais dos alunos que freqüentam a mesma. Com isso, fica claro que é preciso agir em conjunto, só assim, é possível haver um bom funcionamento no dia-a-dia da vida escolar
Na educação existe um pressuposto que o político se dá a partir de um ato humano, ou seja, todas as suas ações são políticas na medida em que são ações tomadas dentro de uma coletividade, sempre como conseqüência destas decisões as influências na própria coletividade. Essas influências atingem diretamente a relação do humano com o meio ambiente de que ele faz parte, passando assim a ser entendido como educação. Neste aspecto é possível afirmar que este ato influência diretamente as atitudes de todos os atores envolvidos na elaboração e execução das ações contida no PPP da unidade escolar.
A escola é hoje um espaço social e democrático, composto pelos alunos e seus familiares, professores, funcionários e por demais membros da comunidade sempre apresentando sugestões de ações que são introduzidas a medida da possibilidade, consolidando assim uma melhoria do processo de ensino aprendizagem. O PPP tem como principal papel a elaboração de ações pedagógicas com intuito de solucionar os problemas de aprendizagem detectados na instituição, com a participação coletiva nesta construção, buscando sempre à melhoria da qualidade do ensino, onde todos devem fazer parte da consolidação e desenvolvimento das ações propostas no projeto.
É primordial conscientizar a todos com clareza sobre que tipo de escola se quer e qual realidade em que ela se encontra inserida e reconheçam sua importância na sociedade como um agente transformador. A escola de imediato precisa trabalhar suas deficiências a fim de transformar e obter sucesso fazendo uma junção entre o político e o pedagógico. VEIGA (1995, p.13) defende que o “Político e pedagógico têm assim uma significação indissociável.”. Afirmando que devemos buscar uma reciprocidade para que haja uma verdadeira vivência democrática. É possível observar que existe uma apresentação de ações por parte das autarquias superiores que impedem a participação da comunidade dentro do espaço escolar, não dando oportunidade para que essa comunidade onde a escola esteja inserida tenha uma participação direta e efetiva na elaboração do
...