Didática do ensino superior
Por: Raqueline Silva Santos • 12/11/2017 • Resenha • 2.447 Palavras (10 Páginas) • 2.335 Visualizações
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
A didática o conhecimento não objetiva apenas o aplicar mas o conhecimento com a finalidade de aplicar princípios educativos ou seja dominar a estrutura dos conteúdos de forma organizada e clara para os educandos sob uma perspectiva de um trabalho organizado em conjunto além de elaborar aulas diferenciadas deve ter e contextualizá-la ; Portanto, a didática do ensino superior traz práticas e desafios, onde se faz necessário o desenvolvimento de ambientes de ensino- aprendizagem com condições para o desenvolvimento da autonomia dos sujeitos, levando-os a aprender de forma crítica e reflexiva; o papel do professor será o de estimular ajudar os educandos na construção de aprendizagem ,cabe ao professor dominar a estrutura dos conteúdos ou seja o professor tem que se adaptar ao meio e tentar transmitir sua didática partindo de um principio onde o convívio e seus princípios do aluno deve ser levado em realidade, buscando sua cultura e sua realidade para ser conhecedor dos objetivos dos conteúdos ;faz se necessário que o professor ao iniciar sua aula converse com seu alunos e conteúdos a ensinando a eles a instigar e questionar enfim construir um caminho de interação ,como afirma PAIVA (1981) método é um conjunto Compreender a didática é buscar levantar elementos de investigação sobre em que consiste na atuação do professor estas práticas se organiza e elaborar articulação de uma atividades técnicas; não é só para os professores se situe na práticas social uma das principais é o professor está vinculada á questões das técnica de ensino em todos os seus aspectos práticos e operacionais, em contexto educacional e político –social.
Percebe-se como a didática assegura o fazer pedagógico na escola, em sua dimensão político-social. A prática da didática necessita ser vivenciada pelos educadores e não somente descrita como um importante instrumento pedagógico, desde que compreende a utilização e adequações na sociedade; no entanto o professor deve ser transmissor do saber que precisa ter uma metodologia eficaz par sua atuação em sala de aula e entendimento rico para o conhecimento do educando e normas metodológica referente á aula .
Os desafios e práticas docentes devem ser exercidos além de uma renovação pedagógica de novas formas de ensinar e aprender, Isso remete a superação da visão instrumental em direção a uma didática fundamental.
Compreender a didática é buscar levantar elementos de investigação sobre em que consiste na atuação do professor estas práticas se organiza e elaborar articulação de umas atividades técnicas; não é só para os professores se situe na práticas social uma das principais é o professor está vinculada á questões das técnica de ensino em todos os seus aspectos práticos e operacionais, em contexto educacional e político –social.
Percebe-se como a didática assegura o fazer pedagógico na escola, em sua dimensão político-social. A prática da didática necessita ser vivenciada pelos educadores e não somente descrita como um importante instrumento pedagógico, desde que compreende a utilização e adequações na sociedade; no entanto o professor deve ser transmissor do saber que precisa ter uma metodologia eficaz par sua atuação em sala de aula e entendimento rico para o conhecimento do educando.
Pressupostos teóricos no ensino superior: um diálogo com paradigmas.
O antigo paradigma tinha como foco a rotina, a competição era fragmentada, prevalecia à competição e não aprendizagem e o foco da aprendizagem era o professor transmitindo e repetindo o conhecimento.
O paradigma holístico ou ecológico prevalece à criatividade, totalidade, a aprendizagem, colaboração, cooperação e o foco do ensino é o estudante produzindo e contextualizando o conhecimento. Paradigma é um conjunto de regras e regulamentos (escritos ou não) que estabelece ou define limites e diz como devemos nos comportar dentro desses limites para sermos bem sucedidos.
Diante do exposto, chegou-se ao seguinte problema: quais as mudanças que o novo paradigma da educação trouxe para o ensino superior .
O mundo contemporâneo está cada vez mais complexo e exigente, neste contexto de mudança, o paradigma emergente traz mudanças também para as Universidades, trazendo a maior interação entre aluno e professores. As instituições de Ensino Superior estão cada vez mais informatizadas entre outras mudanças.
A cada dia, novas tecnologias estão sendo criadas e de suprema importância fazer uso dela. Na Educação a tecnologia também é utilizada para facilitar o processo de ensino aprendizagem, no entanto não se pode deixar de lado o trabalho do professor. Para compreender quais foram os benefícios da tecnologia na Educação faz-se necessário a explicação do termo tecnologia, deste modo este termo é entendido, "como qualquer artefato, método ou técnica criado pelo homem para tornar seu trabalho mais leve, sua locomoção e sua comunicação mais fáceis, ou simplesmente sua vida mais agradável e divertida".
O projeto pedagógico e o projeto de ensino: repensando a ação docente na Universidade
O Projeto Político Pedagógico, também conhecido apenas como projeto pedagógico, é um documento que deve ser produzido por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
O projeto é um pedagógico é um documento teórico metodológico elaborado pela direção e Escolar, de forma participativa, com a finalidade de definir a direção e o caminho quem vai percorres para realizar da melhor forma possível sua função educativa
Embora sejam amplamente conhecidos no meio especializado, muitos diretores pedagógicos e gestores educacionais têm dúvidas sobre o que o documento deve conter como ele foi criado e de que forma ele deve ser implementado nas escolas. O projeto pedagógico e o projeto de ensino: repensando a ação docente na Universidade. O projeto politico devem ser repassados por todos os decentes que trabalham na instituição vem sendo posta em prática para demonstrar que a educação pode e deve romper as barreiras do tradicional, usando métodos que englobam várias matérias e conhecimentos que até então vinham sendo deixados de lado pelas técnicas utilizadas.
O trabalho não se trata de uma técnica atraente para transmitir aos alunos o conteúdo das matérias. Significa repensar a escola, seus tempos, seu espaço, sua forma de lidar com conteúdos das áreas e com o mundo da informação; significa pensar na aprendizagem como um processo global e complexo; significa romper com um modelo fragmentado de educação e recriar a escola, transformando-a em espaço significativo de aprendizagem para todos que dela fazem parte, sem perder de vista a realidade cultural especifica de seus alunos
...