TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática para o Ensino Superior

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.110 Palavras (9 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE XV DE AGOSTO

NEUROCIÊNCIAS E PSICOMOTRICIDADE

ALINE PRISCILA LOPES CARVALHO VIEIRA

DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR

Trabalho Mensal apresentado à Faculdade XV de Agosto, para a disciplina de Didática para o Ensino Superior, sob orientação da professora Ana Cláudia.

Sorocaba

2016


  1. Introdução

O ensino superior, incluso numa sociedade atual, compreende uma nova realidade. A procura por um ensino superior na vida das pessoas atualmente aumenta cada vez mais no Brasil. Dentro dessa circunstância, o mercado profissional da docência no ensino superior se expande e cria uma necessidade de profissionais cada vez mais qualificados e capazes de atendê-la e, portanto, a formação do professor universitário no Brasil necessita ser refletida.

Com este contexto, surgem vários impasses sobre a realidade da educação superior atual, principalmente no que se trata à profissionalidade do corpo docente, os aspectos metodológicos utilizados e o currículo estabelecido. Elementos esses que são fundamentais para a eficiência do ensino – aprendizagem.

Hoje a maioria dos professores que lecionam em estabelecimento de ensino superior no Brasil, muitas vezes possuindo títulos de Mestre e Doutor, não passou por qualquer processo sistemático de formação pedagógica. Justifica se que por lidar com adultos, o professor universitário não necessita tanto de formação didática, com a certeza de que o fundamental para o exercício do magistério em nível superior é o domínio adequado dos conteúdos das disciplinas que o professor propõe desenvolver, aliado sempre que possível à prática profissional (OLIVEIRA, 2010).

A partir desta visão, as instituições de ensino superior têm como responsabilidade, preocupar-se em trazer professores titulados, que possam colaborar com sua experiência profissional para que a qualidade do curso atinja o padrão esperado, mas, em especial, oferecer a eles a preparação pedagógica para atuação em sala de aula e envolvê-los nela, pois é importante que o docente entenda que, a docência no ensino superior exige não apenas um domínio de conhecimento a ser transmitido, mais também um profissionalismo semelhante aquele exigido para o exercício de qualquer profissão (BEHRENS, 1996).Pois os alunos atuais têm esperado professores mais capacitados, que não ficam apenas nas metodologias tradicionais, mas sim que os façam refletir sobre o tema proposto.

Diante desta perspectiva, o objetivo deste trabalho é de debater a didática do professor no ensino superior, entendendo a sua relevância para os reflexos que suas ações podem trazer para os estudantes universitários.

  1. A didática do professor no ensino superior: a importância de uma prática reflexiva nos dias atuais

A didática foi criada como suporte de uma reforma educacional importante pela primeira vez no século XVII, por João Amós Comenius, em sua obra Didática Magna. Criada por Comenius a mesma tem por seu significado a ciência e a arte de ensinar, já para (Cipriano Luckesi) a didática é muito mais do que uma simples técnica de ensinar é também a arte de aprender a ensinar, o que historicamente foi produzido ao longo do processo civilizatório desenvolvidos pelos homens.Segundo Libâneo (2002), a didática é uma ponte mediadora entre a teoria e a prática docente. E ela que interliga as bases teóricas à ação prática, evitando o espontaneísmo e fornecendo aos profissionais da educação uma práxis educativa sólida.

Por muito tempo a didática foi vista como técnicas e métodos de ensino, onde se traziam detalhes de como os professores deveriam proceder em sala de aula, com os conceitos das normas educacionais nos cursos de pedagogia e de formação aos educadores, amplia-se o conhecimento em relação à didática, podemos dizer que em cada ação pedagógica diferem a visão de homem e de mundo e modifica-se a finalidade da educação, altera- se o papel do professor, do aluno, da metodologia, da avaliação e, portanto muda - se a forma de ensinar.Conhecer a didática enquanto conteúdo específico poderá, então, facilitar o professor em sua formação para que tenha contato com as diversas formas de educar, as diferentes tendências pedagógicas e assim refletir a prática docente enquanto atividade em constante processo de mudança.

Havendo esses conhecimentos, o professor pode ter uma diversidade de metodologias e concepções que o ajudarão a elaborar seus planejamentos e a conduzir sua didática em sala de aula. Porém, não são os conteúdos adquiridos, nem os métodos observados que constituirão ou definirão a didática correta a ser aplicada.

Lembrando que cada turma, cada aluno, terá suas necessidades específicas e são elas que irão orientar o professor sobre a melhor didática a ser colocada em prática à medida que as necessidades de sua turma forem sendo cumpridas.

Também precisamos ter consciência que nossos alunos nos dias atuais são críticos e possuem uma visão ampla, cheia de tecnologias onde tudo que é apresentado em sala de aulas eles podem ter acesso com facilidade por meios digitais.

Cada vez mais temos observado a expansão das instituições de nível superior que procuram suprir a demanda por profissionais cada vez mais qualificados. Esta demanda pela qualificação de nível superior tem aumentado a procura por docentes nas mais diferentes áreas de competência. Sabemos que no Brasil podem exercer no nível de ensino superior professores que tenham concluído no mínimo um curso de pós-graduação lato sensu1 e que possuam aderência na sua formação acadêmica e/ou profissional com as disciplinas que tenham interesse em ministrar.De acordo com a legislação brasileira os cursos de pós-graduação são subdivididos em Stricto Sensu, indicados a formação de mestres e doutores, e Lato Sensu, cursos de especialização em determinada área do saber, com carga horária mínima de 360h. Já em outros países em desenvolvimento não requerem dos professores interessados a lecionar um curso de pós-graduação, sendo apenas necessária uma graduação e uma formação pedagógica que possam os ajudar no desenvolvimento do exercício da práxis docente, se faz necessário que reproduzam em sala de aula os princípios de ensino a que foram apresentados durante a sua formação nos mais diversos sistemas educativos.

Nos dias atuais sabemos que nossos alunos do ensino superior têm amplo acesso à informação e geralmente necessitam conciliar sua atividade de estudo com as profissionais, não permitindo que suas aulas lhe deixem de acrescentar algum valor. A reclamação observada atualmente por parte dos alunos é que seus professores possuem grande conhecimento teórico, mas na prática não possuem o domínio para apresentar o conteúdo para sala, no entanto, deixam de utilizar as técnicas didáticas corretas para ajudá-los a compreender.Por essa razão é que cresce a procura por docentes nos cursos de pós-graduação que possuam dentro do seu currículo a didática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com