Didatica
Por: evitamariasilva • 6/4/2016 • Trabalho acadêmico • 3.335 Palavras (14 Páginas) • 264 Visualizações
[pic 1]
Centro de Educação a Distância
Universidade Anhanguera – Uniderp
Polo Zappeion
3º Semestre
ATIVIDADE AVALIATIVA DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Profª. Maria Clotilde Bastos
PEDAGOGIA/ DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO
Eva Maria Gomes da Silva RA-354325
Jean Claúdia de Sousa Pereira RA-368324
Liliam Alexandra Ferreira Delmut RA-369280
Thais Aparecida Silva Gonçalves RA-367000
Campo Grande-MS, Abril 2013
INTRODUÇÃO[pic 2]
COMPREENSÃO E REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
Refletir sobre a educação e a prática docente é encarar os desafios da atualidade, objetivando a compreensão de alguns aspectos que norteiam a Educação na contemporaneidade, destacamos o professor e a profissão docente, professor e a sala de aula, os desafios da prática pedagógica. Devido ao processo de desenvolvimento que acontece em várias aéreas do conhecimento a educação tem sugerido a adoção de novos paradigmas educacionais, nos instigando a refletir sobre a prática educativa e suas diversas formas de conceber a relação Professor-aluno, teoria - prática, ensino-pesquisa, organização do trabalho em sala de aula, interdisciplinaridade e possibilidades de inovação em ambiente acadêmico especifico, entre tantas outras situações.
Compreendo os processos de mudança na sociedade, a escola se configura como local de transformação, trazendo novos valores, ampliando conhecimento e inovando sempre. A partir da convivência em sociedade construímos valores e cabe a escola aperfeiçoá-los, citamos alguns exemplos como honestidade, solidariedade, delicadeza, sinceridade, lealdade e respeito para com o próximo são valores importantes para a vida em comunidade e sociedade. Segundo “Teles” o homem necessita recorrer constantemente a ética, à educação deve contribuir para o desenvolvimento na sua totalidade, pessoa, espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal e espiritualidade. Todo ser humano é formado especialmente pela educação ao longo de sua vida, para elaborar pensamentos autônomos e críticos e também para os próprios valores, de modo a poder decidir, por si mesmo, como agir nas diferentes circunstâncias da vida como tomar decisões sábias.
Precisamos ser criativos e inovadores para desenvolvermos nosso ser, essas experiências proporcionar em um profissional de sucesso, ”pois aprender a ser”, é um processo dialético que começa pelo conhecimento de si mesmo para se abrir nos horizontes e relação com o outro. A educação neste sentido e antes de tudo é uma viagem ao interior, cujas etapas correspondem as da maturação continua da personalidade. E um processo individualizado e uma construção social interativa. O professor necessita investir na sua formação inicial na formação continuada e no exercício da profissão. Segundo ”Freire” (1987) o bom professor é apenas um bom explicador, que transmite conhecimento e exerce relação de superioridade para com os alunos. O método de ensino tradicional não permite que o aluno desvele sua própria realidade e perceba a opressão a qual foi submetido.
Percebe-se assim, que a educação tradicional é um instrumento de dominação na qual se valoriza o mecanismo de repetição em detrimento ao significado das palavras. A ciência e a educação passam por mudanças que aos poucos rompem o passado deixando para trás experiências ultrapassadas, trazendo uma nova realidade. Por isso o professor precisa ter uma formação continuada com diferentes ações que envolvem cursos, congressos, seminários, reuniões pedagógicas e departamentais coletivas, orientações técnicas e estudos de grupos ou individuais. A realidade muda, e o saber que construímos e o saber precisa ser revisto, atualizado sempre.
Conforme Moran (2002) desenvolver é tarefa continua de todos nós, pois exige o despertar da consciência com habilidades, coragem, dedicação e compromisso. E necessário transformar nossas salas de aula em espaços de vida, de construção de conhecimento, alegria e esperança, sem esquecer os sete saberes necessários a educação do futuro. As cegueiras do conhecimento: erro e a ilusão, os princípios do conhecimento penitente, ensinar a condição humana, ensinar a identidade terrena, enfrentar incertezas, ensinar a compreensão e a ética do gênero humano, constituem-se em eixos e ao mesmo tempo, caminhos que se abrem a todos os que pensam e fazem o futuro da criação e dos adolescentes.
O Professor precisa refletir criticamente sobre sua ação pedagógica, avaliando seus conhecimentos, o profissional deve ser um mediador dentro da sala, buscar meios de atingir para atingir uma aprendizagem afetiva, é necessário conhecer o aluno saber do seu ambiente familiar, proporcionar a ele o interesse pela aprendizagem. Gonçalves (1993) considera os conhecimentos que a criança possui a sua experiência, é um ponto de partida inicial na construção do conhecimento em níveis mais amplos e profundos. Diante das transformações no mundo contemporâneo, a formação do professor reflexivo como uma alternativa as dificuldade decorrentes da formação continuada, começa aparecer na prática profissional. È necessário que o professor esteja alicerçado em relações que compreendam a correlação entre teoria e prática, e principalmente a reflexão na ação, a reflexão sobre a ação e a reflexão sobre a reflexão na ação.
PROJETO: AÇÃO CONTRA DENGUE
Público Alvo: crianças de 06 anos
Ano: 1ª série – A
Período: 01/03 a 10/03/2013
Justificativa: Desenvolver o conhecimento dos alunos de como prevenir a dengue quais os métodos usados no combate a epidemia, sintomas da doença.
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
Promover o desenvolvimento e a estimulação com experiências de como evitar a epidemia, desenvolver a capacidade de raciocínio, de analisar, discutir o tema em grupo de expor idéias e experiências.
...