Didatica
Por: angelalirian • 22/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.385 Palavras (14 Páginas) • 313 Visualizações
Curso de Pedagogia
DIDÁTICA
Nome: Angela Lírian de Freitas Sales RA: 6788382473;
Nome: Danila Alves Vicente Vieira RA: 8308766097;
Nome: Elisangela dos Santos Monteiro RA: 7980708288;
Nome: Lucineire Santos de J. Oliveira RA: 6551272848;
Nome: Sineide Lacerda de Melo Souza RA: 6790393275.
Atividade Prática Supervisionada (ATPS).
Entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática” sob orientação da professora-tutora: Luciana Santos
Taguatinga-DF
Novembro de 2013
Público-alvo
Através de visita realizada em 23 de outubro de 2013 ao Centro de Estimulação da Inteligência Infantil Glenn Doman, situado na cidade Riacho Fundo I / Distrito Federal, foi definido o público-alvo a qual será direcionado o plano de aula elaborado pela equipe de trabalho.
A turma escolhida foi o maternal II da Educação Infantil /período vespertino. Trata-se de uma turma relativamente pequena composta por 11 alunos, sendo estes seis meninas e cinco meninos na faixa etária de três anos completos. Conforme se pode constatar através da observação, é uma instituição de pequeno porte, aberta recentemente que conta no presente momento ainda com poucas crianças regularmente matriculadas. A sala de aula possui espaço reduzido, no entanto, existe outra sala com alguns recursos audiovisuais como: televisão; aparelho de DVD, som com entrada para mídia eletrônica. A aula também poderá ser ministrada na sala onde as crianças já estão habituadas, que conta com mesas e cadeiras, tapetes para rodinha de conversa, livros de estórias e mural de atividades.
Pelo que foi observado, as crianças são naturalmente agitadas, curiosas e comunicativas. Gostam de participar e se interessam por novidades, haja vista que fizeram muitas perguntas a respeito da nossa presença e do motivo pelo qual estávamos ali, no ambiente delas.
Obtivemos acesso ao conteúdo programático que está sendo trabalhado com a turma e percebemos que eles já estão tendo algum contato com as vogais na disciplina de linguagem oral e escrita, decidimos então trabalhar com o tema “Revisão das vogais A, E, I, O, U”, visto que é um assunto do cotidiano deles e muito importante para o desenvolvimento do vocabulário e da oralidade.
Tema da aula
A escolha do tema a ser planejado, decorreu da sua importância, pois uma das primeiras necessidades da criança é justamente a comunicação. Desde o início da vida o bebê começa a se interagir com a sua língua, pois mesmo que ainda não fale, está de ouvidos atentos à mãe, ao pai, aos familiares, à televisão, à música. De modo quase que instintivo começa a querer falar, a provar e descobrir um mundo de conhecimento ao seu redor, pois é tudo novo. Todos os que estão a sua volta têm uma capacidade incrível de liberar um som, às vezes alto, baixo ou sussurrado. Quando vai descansar a criança observa o som que acalma, a cantiga de ninar, então começa a querer imitar, percebe que através do som da sua fala pode expressar seus sentimentos e necessidades como dor, fome, alegria, etc. À medida que vai se socializando, começa a frequentar uma escola, por volta dos dois, três anos de idade, a criança começa a ter contato com as letras, com o alfabeto, e é através das vogais que acontecem os primeiros passos para a alfabetização. Como os alunos da turma em questão já tiveram um primeiro contato com as vogais será interessante aprofundar o conhecimento para observar como respondem a ele.
Objetivos Educacionais
Os objetivos educacionais são os resultados desejados e previstos para a ação educativa. É a meta que o educador espera alcançar com a atividade pedagógica. O caráter pedagógico da prática educativa está, precisamente, em explicitar fins e meios que orientem tarefas da escola e do professor para aquela direção, nesse caso, podemos dizer que não há prática educativa sem objetivos.
Os objetivos podem ser apresentados em dois níveis. Objetivos gerais que são aqueles previstos para um determinado grau ou ciclo, uma escola ou certa área de estudos, e que serão alcançados em longo prazo. E objetivos específicos que são aqueles definidos especificamente para uma disciplina, uma unidade de ensino ou uma aula, consistem no desdobramento e na operacionalização dos objetivos gerais.
Foram, portanto, estabelecidos os seguintes objetivos específicos para a aula a ser ministrada:
• Identificar as vogais A, E, I, O, U;
• Reconhecer as vogais em palavras variadas;
• Estruturar os sons correspondentes as vogais;
• Perceber o posicionamento das vogais nas palavras.
Á princípio se faz necessário que a criança estabeleça um primeiro contato visual com as vogais em questão, tanto escrita quanto oralmente, nesse caso o primeiro objetivo é imprescindível para o desenvolvimento dos outros. Os objetivos precisam ter um foco nítido e apresentarem concisão e clareza, sendo assim, o educador precisa saber o que quer atingir com seu trabalho e onde pretende chegar.
Conteúdos de Ensino
O tema a ser desenvolvido na aula é: vogais (A, E, I, O, U), considerando a faixa etária do público-alvo (maternal), o conteúdo será apresentado através de associações com palavras conhecidas
...