Didatica
Por: Lidiane Almeida B • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.799 Palavras (16 Páginas) • 391 Visualizações
ANHANGUERA-UNIDERP[pic 1]
Didática e pratica de ensino
Curso: pedagogia
Série: 3
Pólo: tenir/Corumbá-ms
Disciplina: Didática e pratica de ensino
Professor(a):Denise F. Bagne Marquesin
Alunos:
André Luis Motta da silva RA: 420800
Cleide Béca Santiago dos santos RA: 425824
Glaucia castro ferreira Almeida RA: 410199
Lidiane Almeida bezerra RA: 417113
Mary Leny Copa Villca Jard RA: 432152
Corumbá-ms
Abril/2014
[pic 2]
Didática e pratica de ensino
A importância da educação infantil na formação do cidadão é um assunto que deve ser afirmado frente aos profissionais da educação, observando a diferença entre os alunos do ensino fundamenta, entre os alunos que estão cursando e os que não cursaram a educação infantil, pois é nessa idade que é formada a personalidade da criança.
O termo educação é um processo que pertence ao desenvolvimento humano, que será estabelecido na medida em que se criar os nossos conceitos, e os principais responsáveis por isso são os nosso pais, por que é no ambiente familiar que vamos aprender o que é certo ou errado, a partir do momento que se iniciar o processo de aprendizagem na escola será confrontado com tudo aquilo que aprendemos em casa no âmbito familiar.
A educação formal tem como objetivo preparar os indivíduos para exercer suas habilidades pessoais seus conhecimentos e levar em conta a visão de mundo que esta já possui; os conhecimentos prévios adquirido na educação familiar é um processo natural,,espontâneo e comum a todos.
Existe uma grande diferença entre o professor e o educador, pois, o professor trabalha pensando apenas no salário que ira receber no final do mês, já o educador trabalha com amor dedica-se o máximo, faz tudo o que esta ao seu alcance para obter seu objetivo que é alfabetizar cada criança, fazer com que todos aprendam a ler e a escrever e se tornarem pessoas de bem.
Não devemos nos esquecer que a leitura é a principal ferramenta e é de extrema necessidade na educação infantil.
Projetos pedagógicos
O projeto deve ser considerado como um recurso, uma ajuda, uma metodologia de trabalho, significa acabar com o monopólio do professor tradicional, aquele que decide e define o conteúdo e as tarefas a serem desenvolvidas, dessa forma ele vai valorizar o que o aluno já sabe ou deseja aprender no determinado momento.
Projetos de aulas
Disciplina: artes
Nome do projeto: páscoa
Público alvo: séries iniciais/1ano do ensino fundamental
Justificativa/ fundação teórica: levar as crianças a buscarem informações a respeito do significado da páscoa e descobrirem qual a sua importância e como surgiu essa data tão especial.
Objetivos gerais: fazer uma festa de páscoa onde as crianças possam se diverti, iremos maquiar cada uma delas colocar orelhinhas que juntos vamos confeccioná-las. Vamos oferecer á elas a oportunidade de vivenciar o verdadeiro sentido da páscoa, respeitando a crença de cada um.
Organização para á festa
- colocar á fantasia
- Pintura facial
- Ensaio com roupas.
Cronograma: essa atividade terá 5 horas de duração.
Desenvolvimento/ações: a turma irá assistir um filme sobre a ressurreição de Jesus Cristo, que terá a duração de 1 hora, logo após a professora ira proporcionar um momento para a discussão sobre o tema páscoa, em seguida todos irão para o pátio para se juntarem com as outras turma para juntos participarem de uma linda festa organizadas pelos seus professores junto á direção da escola, eles apresentarão danças, músicas, teatros, cada criança receberá dos seus professores um ovo de páscoa e todos participarão de um delicioso lanche oferecido pela escola.
Símbolos da páscoa
Morte ressurreição
[pic 3] [pic 4]
[pic 5] [pic 6]
Presentes festa
[pic 7]santa ceia
Convivência compartilhada no espaço educativo
Ao longo de nossa tragetória universitária ,contemplamos a preocupação dos professores em auxiliar os alunos nas dificuldades. Além disso, foi de extrema importância, o contato com a realidade na escola e principalmente na sala de aula.
No entanto, o objetivo do professor e do estagiário de certa forma sempre será o mesmo, que é o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos e busca do docente em sua prática pedagógica por uma melhor atuação nas dificuldades das crianças.
No primeiro dia de visita na Escola Municipal Professor João Baptista, presenciamos uma reunião com os educadores que discutiam sobre a falta de motivação de alunos nas salas de aula e sobre o que é possível fazer para reverter esse quadro. Também Foi observado a importância do afeto e da alegria que a escola pode e deve proporcionar aos seus alunos. Foi feita a aplicação de questionários e uma série de reuniões com pais alunos, professores, equipe pedagógica e direção possibilitando a discução de possíveis ações.
Este encontro contribui para a sensibilização do grupo e de identificação de alguns problemas a serem resolvidos e alcançados. Para que a escola tão sonhada seja uma realidade. Ao iniciar a aula a professora Maria observou seus alunos e percebeu que realmente alguns encontravam-se desmotivados e logo deu início a leitura de vários autores que falam da alegria como Paulo Freire, Moacir Gadotti e outros. E de suma importância a observação individual e do grupo em si, em sala de aula.
A desatenção excesso de conversa a falta de envolvimento, o desrespeito e até mesmo as agressões dos alunos durante o desenvolvimento das atividades como atitudes reveladoras de sua insatisfação. Constatamos também que o interesse e o prazer em aprender diminuem na medida em que avançam nas séries escolares. Para que as ações sejam implementadas e efetivamente contribuam para a reversão deste quadro. A escola deve acreditar que é possível transformá-la.
...