Didatica
Por: Tatiiiii • 19/8/2015 • Trabalho acadêmico • 941 Palavras (4 Páginas) • 388 Visualizações
ATPS – DIDÁTICA
ETAPA 1
Analisar e comentar a seguinte afirmação: “Ensinar e aprender são como as duas faces de uma mesma moeda. A Didática não pode tratar do ensino, por parte do professor , sem considerar simultaneamente a aprendizagem, por parte do aluno. O estudo da dinâmica da aprendizagem é essencial para uma Didática que tem como princípio básico não a passividade, mas sim a atividade da criança”. (PLT, HAYDT,2006,P.13).
Entende-se por esta frase que não há professor sem aluno, ou seja, tudo está interligado. Ensinar e aprender aparentemente parecem a mesma coisa, mas tem sentidos diferentes, neste caso representa significativamente relação Educador e Educando, pois o princípio da Didática é atividade do aluno. Uma mediação pedagógica, a teoria e a prática do ensino, a arte de ensinar tudo a todos.
Produzir um texto dissertativo-argumentativo de no mínimo 2.000 caracteres e no máximo 4.000 caracteres, com as considerações efetivadas pela equipe.
Desafios para a prática da Didática
Em pleno século vinte, falar sobre didática e suas técnicas, tanto teóricas quanto práticas, se torna fácil, pois muitos educadores contribuíram para sua evolução e melhoria. Mas vou citar uma questão importante: ela está sendo aplicada corretamente?
Tecnicamente Didática é conhecida como ciência ou arte de ensinar, ela é um ramo da Pedagogia e tem como maior desafio fazer a ligação entre teoria, prática e escola. Seu objetivo é fornecer técnicas de incentivos e orientação na aprendizagem. Nos dias atuais o maior desafio e preocupação do professor é motivar o aluno, pois falta grande interesse por parte deles. Porém alguns educadores tradicionais não se preocupam com esse fato.
Os tempos mudaram muito e consequentemente a escola também, por isso antes de começar a trabalhar, o profissional da educação tem que conhecer o conteúdo que vai ser ensinado, o significado, como e para quem vai ensinar, para assim desenvolver métodos e formas de motivação na aprendizagem, que desperte o interesse do aluno em aprender no início ao fim da aula. Prestar atenção nos seus educandos, observar os detalhes que o atraiu, que ficou mais entusiasmado, olhar cada um individualmente e sua forma de captar o conhecimento. As novas tecnologias também colaboraram muito para essas mudanças, tem que ser usada a favor do conhecimento e já está ajudando muito na evolução da educação. Mas não se pode esquecer um fator necessário, o apoio familiar, que está faltando muito atualmente, o interesse pela vida escolar do filho e o incentivo no momento de estudar, resgatar a família para a escola e a colaboração da sociedade como um todo.
Contudo, há ainda um grande caminho para se percorrer e com certeza haverá mais mudanças. A didática está aí para ajudar a resolver problemas e melhorar o comportamento do professor. Temos grandes ferramentas para melhorar e evoluir no contexto educativo. Basta se aplicar corretamente e ter uma visão mais contemporânea e não deixando a visão filosófica de lado, através dela temos grandes explicações de teorias importantes e necessárias no ambiente escolar.
Elaborar um diálogo sobre as características da ‘escola tradicional- que concebe o ensino como transmissão de conhecimentos’ e da escola construtivista – que concebe o aluno como protagonista do saber e o professor como mediador do processo de aquisição do conhecimento.
Escola Tradicional X Escola Construtivista
Diálogo entre a Diretora e a Professora
Diretora Amélia (pergunta): Professora Ana, estou pensando em fazer algumas alterações na forma de aplicar a aprendizagem aos alunos. Você se acha capaz de mudar o meio tradicional ao qual utiliza com seus alunos?
Professora Ana (responde): Amélia, todas as pessoas são capazes de mudar, embora nem sempre são fáceis devido às inúmeras e complexas
...