Didatica
Por: juliacardosomatt • 29/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.077 Palavras (9 Páginas) • 266 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO
Jenífer da Silva - RA 7373576828
Jéssica de S. Reinhardt - RA 7980695907
Julia M. Cardoso Mattos - RA 9978020790
Márcia Conceição de Oliveira - RA 7985698705
Tutora à distância: Profª. Márcia Campelo
Pelotas, 25 de abril de 2014.
Introdução
O “bullying” é um termo de origem inglesa, que se configura como uma agressão onde os indivíduos mais fortes e influentes ofendem os mais fragilizados com gestos, ações e apelidos. Fazem isso, através de uma aparente “brincadeira” normal e sem maldade, mas camufla-se uma tortura psicológica onde a vítima torna-se motivo de risos e de piadas em um ambiente social, ocasionando a exclusão, o preconceito e a discriminação e por vezes até a depressão e o suicídio.
O papel do professor diante de problemas que ocorrem nos ambientes escolares, em especial na sala de aula com seus alunos onde ficam evidenciados no desempenho escolar, é fundamental. Casos de agressões verbais e físicas e de bullying, acontecem muitas vezes na presença do professor e, por vezes, alguns não interferem deixando assim de mostrar que o respeito deve ser uma constante no ambiente escolar.
Da mesma forma, aquele educador que constantemente critica o seu aluno, que o ignora ou que o compara com outros, já está expondo esse aluno ao bullying. O indivíduo que tem a tendência a desrespeitar o colega, certamente se baseará nas atitudes desse docente. No entanto, não podemos atribuir ao professor a responsabilidade total, pois a maioria dos casos de bullying nos colégios, não se baseiam nas atitudes do professor.
O bullying em um contexto geral, nada mais é do que o desrespeito ao próximo, onde a não aceitação das diferenças se faz presente de forma muito séria e cabe a nós, enquanto educadores, trabalhar esses conceitos com nossos educandos tentando de todas as maneiras passarem a importância do respeito mútuo, do diálogo, da justiça e da solidariedade. Ele deve ainda ser o mediador de um ambiente de amizade e companheirismo interferindo nas brincadeiras de mau gosto. O professor poderá fazer uso dos PCNs: Apresentação dos temas transversais e ética (Brasil, 1998), onde poderá trabalhar no cotidiano pedagógico os conteúdos de ética, onde se prioriza o convívio escolar. Dessa maneira, a escola que hoje está vivenciando uma crise de relações sociais à medida que se torna palco de inúmeros casos de violência, poderá vir a ser o espaço tão desejado de socialização do saber e de promoção de valores e desenvolvimento pessoal. O combate ao bullying deve ser um compromisso de todos, tanto no âmbito escolar, quanto nas demais esferas sociais e a importância do professor nessa intervenção são fundamentais.
Etapa 1:
Projeto de Ensino
Bullying, o respeito das diferenças vem da família!
Público Alvo: 5° ano, ensino fundamental, de 9 a 15 anos.
Justificativa: tendo em vista que este é um tema que muitos ainda têm receio em trabalhar e como existem muitas pessoas que sofrem este tipo de agressão, mas possuem medo em declarar tal fato ás pessoas que possam ajudá-lo, e infelizmente o Bullying é um dos causadores do abandono escolar, de certos casos mais graves levou ao suicídio e depressão profunda, sendo por este motivo o tema que trabalharei neste projeto.
Objetivo Geral: desenvolver atividades que levem os alunos a compreender o porquê de não praticar Bullying seja na forma virtual, verbal ou de assédio, pois afeta no desenvolvimento do caráter de quem é vítima desta prática e pode também ocasionar tragédias como suicídio de quem é vítima.
Objetivos Específicos:
-Conversar com os alunos sobre o tema a ser trabalhado no projeto;
-Entrevistar um psicólogo que faz tratamento em pessoas que sofrem com Bullying;
-Confeccionar cartazes que alertem sobre o tema abordado;
-Construir uma apresentação de Power Point sobre o tema para ser apresentado para todas as turmas da escola.
Cronograma:
O projeto terá a duração de dois dias.
Desenvolvimento:
Primeiro dia:
-Conversar com os alunos sobre o tema a ser trabalhado no projeto;
-Entrevistar um psicólogo que faz tratamento em pessoas que sofrem com Bullying.
Segundo dia:
-Confeccionar cartazes que alertem sobre o tema abordado;
-Construir uma apresentação de Power Point sobre o tema para ser apresentado para todas as turmas da escola.
Etapa 2
Este registro reflexivo a seguir é baseado em visitas realizadas numa turma de 5º ano, numa escola estadual cujo nome é Escola Estadual de Ensino Fundamental Ministro Francisco Brochado da Rocha. A turma é de meio período e a faixa etária dos alunos é de 09 a 15 anos.
- A relação estabelecida entre o professor e as crianças; destes com o ensino, com os pares e com o próprio estagiário:
A professora é carinhosa e atenciosa com as crianças, porém, quando se faz necessário é rígida e impõe respeito. São realizadas atividades pedagógicas de diversas áreas do conhecimento e muitas oficinas de convívio, pois entre os alunos, tem alguns com vários problemas familiares e por consequência encontram-se hospedados em uma casa de passagem, onde tem todo tipo de assistência, inclusive, psicológica.
Cumprindo nosso papel, de auxiliares da professora na turma, ajudamos na realização de atividades e organizando a sala de aula em grupos, e os alunos foram acessíveis e receberam nossa colaboração com a educação.
- A rotina do grupo observado: a chegada à classe, os gestos e manifestações de afeto e vínculos, a organização do cotidiano, o uso de recursos didáticos:
Após o sinal de entrada, as crianças se organizam em filas e nós as acompanhamos até a sala de aula. A professora já os aguardava e após cumprimentá-los e esperar que os mesmos se organizem como de hábito, isto é, em grupos. Logo, os alunos perguntam qual matéria será trabalhada e havendo tarefas do dia anterior, era feita a correção. Em seguida, a professora segue a aula fazendo a chamada e logo após começa a aula com vídeo. A tarefa dos alunos será de logo depois de assistir o vídeo, discutir com os colegas de grupo sobre o tema focalizado fazendo um trabalho reflexivo sobre o assunto. Os alunos fizeram ainda atividades de Português e Matemática.
...