Didatica
Por: Santos79 • 25/10/2015 • Trabalho acadêmico • 953 Palavras (4 Páginas) • 291 Visualizações
ETAPA 1 – PASSO 1 - PESQUISA
http://www.novamerica.org.br/Revista_digital/L0105/rev_construindo.asp
http://www.reitoria.uri.br/
http://www.webartigos.com/
ETAPA 1 – PASSO 2 – TEXTO REFLEXIVO
Hoje em dia está difícil encontrar modelos exatos e precisos para educar. Os modelos antigos são vistos como inadequados, e os atuais poucos resultados estão dando. Portanto alguns especialistas estão buscando filtrar e transformar conhecimentos para que desenvolvam novos rumos para a educação de qualidade.
A discussão sobre a organização, as novas propostas curriculares e outras questões educacionais são determinadas e reformuladas pela prática educativa, onde se deve investigar as diferentes disciplinas, os métodos, as avaliações e levantar os temas que merecem atenção e reorganização.
Para isso, os educadores devem aprimorar sua visão de conhecimento, aprendizagem, ensino e prática docente, alicerçando as crenças e concepções em que acreditam.
O professor deve ser pesquisador que não separa a pesquisa da prática docente. Ele procura investigar o conhecimento dentro dos componentes curriculares, com constante diálogo entre a teoria e a prática, e a assim desenvolver os temas geradores que serão trabalhos ao longo do ano letivo.
Para fins de uma boa organização didática, os itens que devem ser considerados importantes são a exploração, a coleta de dados, a análise e a construção de conclusões. A partir daí o professor poderá desenvolver seu trabalho minuciosamente dentro de uma perspectiva atual e realizadora.
Uma das temáticas mais relevantes na atualidade é sobre a violência que ocorre dentro das instituições escolares, que modificam comportamentos, inibem a personalidade de quem a sofre e denigre a formação do indivíduo, principalmente se ocorrida com crianças, desde a mais tenra idade.
A necessidade de trabalhar essa temática se faz pelos recentes dados de intensa violência tanto física, como moral, que afeta diretamente a qualidade de aprendizagem. Organizar estudos e desenvolve-los junto a sala de aula pode melhorar o processo de ensino-aprendizagem, assim como fortalecer os vínculos de afetividade, autoestima e personalidade, formando cidadãos mais conscientes e fortalecidos para enfrentar as intempéries da vida em sociedade.
ETAPA 1 – PASSO 3 – ESCOLHA DA TEMÁTICA: VIOLÊNCIA NA ESCOLA
PROJETO: NÃO A VIOLÊNCIA NA ESCOLA
APRESENTAÇÃO
Este projeto será desenvolvido na unidade escolar, com a turma de 5° ano, que possui 26 alunos, tendo como temática central a reflexão sobre a violência tanto na escola, como na sociedade em geral. Essa violência é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.
Pretende-se discutir com este projeto as situações ocorridas no ambiente escolar caracterizada como violência física, moral ou psicológica, além deste projeto visar a discussão das formas de convivência no espaço escolar, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos no projeto.
JUSTIFICATIVA
A prática da violência, tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes desastrosas, tantos dos agressores, como das vitimas.
Discutir as questões ligadas a prática da violência com toda a comunidade escolar, é importante, pois, proporciona a reflexão e evita que novos casos ocorra em outras unidades escolares. Este projeto pretende atuar, tanto com os alunos, como com os pais e responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência na escola ou até mesmo no lar.
A popularidade do fenômeno cresceu com a influência dos meios eletrônicos, como a internet e as reportagens na televisão, pois os apelidos pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram tomando proporções maiores. O fato de ter consequências trágicas - como mortes e suicídios - e a impunidade proporcionaram a necessidade de se discutir de forma mais séria o tema.
OBJETIVO GERAL
Pesquisar e refletir sobre as causas e consequências da violência, tomando como partida as narrativas de alunos, professores, pais e responsáveis.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Discutir com os alunos as principais causas de violência
- Refletir sobre a necessidade de desenvolvermos ações educativas contra a violência na unidade escolar.
- Aplicar atividades orais e escritas que estimulem a reflexão sobre as práticas de violência no espaço escolar.
- Discutir o respeito às diferenças no espaço escolar.
- Construir uma proposta de regras de convivência, contra a violência na unidade escolar
METODOLOGIA
Este projeto será desenvolvido através de leituras, discussão de textos, trabalhos em grupos, proporcionando uma reflexividade sobre as causas e consequências da violência. Também serão utilizada as seguintes estratégias metodológicas:
- · Apresentação de Filmes;
- · Dinâmicas de Grupo;
- · Produção de Textos;
- Palestras com os pais e responsáveis;
- Organização de Seminários;
- · Leituras variadas
PÚBLICO ALVO
Alunos do 5° ano e demais, professores e toda a comunidade escolar.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
...