Diário de Observação de Campo - Educação Infantil
Por: Clier • 7/10/2019 • Trabalho acadêmico • 760 Palavras (4 Páginas) • 1.059 Visualizações
[pic 1]
DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO – EDUCAÇÃO INFANTIL
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO
Aula I – 13 de março de 2019 (7h às 11:30)
Ao observar a rotina da turma de Educação Infantil - Pré II (5 anos), pode-se constar que os alunos estavam organizados em roda e sob a regência da professora fizeram um jogo de memorização para chamada dos nomes e para relembrar o dia da semana, mês e ano e logo após cantaram músicas, a fim de facilitar a aprendizagem.
Em determinado momento, as meninas foram para a aula de Ballet e os meninos para aula de futebol. Após isso lancharam, escovaram os dentes e fizeram uma atividade no final. De forma geral, a aula foi realizada oralmente pela professora, que apresentou definições, propôs exercícios com modelos para fixação e em seguidas fez as correções.
Aula II – 14 de março de 2019 (7h às 11:30)
Ao observar a rotina da turma de Educação Infantil - Pré II (5 anos), pode-se constar que os alunos estavam organizados em roda. No início receberam massinha de modelar e fizeram desenhos até que todos os alunos chegassem em sala.
Logo após todos terem chegado, fizeram uma atividade de memorização para lembrar o dia da semana, mês e ano.
Lancharam e o logo após foram escovar os dentes. Aprenderam sobre o ciclo da água e fizeram uma atividade. Como estão aprendendo sobre o alfabeto, a atividade de encerramento da aula foi sobre encontrar palavras nos jornais e revistas que tivessem a letra “O” no início, no meio e no fim e colassem no exercício que a professora entregou.
De modo geral, a aula foi realizada oralmente pela professora, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas. As crianças demonstraram interesse e realizaram com facilidade as atividades, cooperaram entre si e respeitaram a professora.
Aula III – 15 de março de 2019 (7h às 11:30)
Ao observar a rotina da turma de Educação Infantil – Pré II (5 anos), pode-se constar que os alunos estavam organizados em roda e partilharam sob a regência da professora como foi o final de semana de cada. Cantaram músicas, lancharam, escovaram os dentes e aprenderam sobre os Índios através de histórias.
Foi observado também, mais especificamente, que nos objetivos da Educação Infantil Pré II – (5 anos) está o aprendizado através do método lúdico.
As atividades durante todo o ano são voltadas para o aprendizado sobre o reconhecimento e escrita do nome, vogais, junções, alfabeto e suas famílias silábicas, diferença entre a palavra falada e escrita, desenvolvimento da coordenação motora, interesse por músicas e histórias, além do desenvolvimento do raciocínio lógico e rápido, reconhecimento dos números, escrever até 30 e reconhecer até 50, identificar cores e formas geométricas e relacionar número/quantidade.
Aula IV - 18 de março de 2019 (7h às 11:30)
Ao observar a rotina da turma de Educação Infantil - Pré I (4 anos), pode-se constar que os alunos estavam organizados em grupos de quatro. No início da aula brincaram com massinha de modelar e fizeram desenhos. Tiveram aula de inglês, lancharam, escovaram os dentes e tiveram uma atividade sobre a esponja, onde utilizaram tinta e folha. De forma geral, a aula baseou-se apenas na reprodução de exercícios.
Aula V – 19 de março de 2019 (7h às 11:30)
Ao observar a rotina da turma de Educação Infantil- Pré I (4 anos), pode-se constar que os alunos estavam organizados em grupos de quatro. Ao analisar mais especificamente sobre os objetivos do Pré I pode-se notar a importância do brincar. Dentre os objetivos também estão o reconhecimento e escrita do nome; reconhecimento do nome dos amigos; reconhecimento e escrita das vogais; promoção do desenvolvimento do vocabulário; identificar/Escrever/Grafar os números; reconhecimento e escrita do número 1 ao 10/ relacionar número e quantidade; reconhecer as formas geométricas; reconhecer as cores; visualizar letras do alfabeto; estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação e oportunizar a criança a vivência de situações que favoreçam o desenvolvimento da integração, participação, solidariedade, responsabilidade e convivência.
...