Documentos Sociologico da Educação
Por: Luzes • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.486 Palavras (6 Páginas) • 194 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
TÍTULO: FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Profa. Maria.
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Letramento e Alfabetização”, sob orientação do professor-tutor à distância Fernanda
SÃO PAULO/SP
MAIO/2013
INTRODUÇÃO:
Com a socialização podemos entender um pouco mais sobre a função de educar e sobre suas relações com a sociedade e a cultura, porque funciona como a interpretação de um conhecimento de todas as coisas relacionadas com o homem e a vida humana, um método que busca descrever e interpretar as regularidades e “irregularidades” da vida social.
PRIMEIRO RELATÓRIO
Concepções Da Sociologia Da Educação
A sociologia é uma das ciências Humanas que estuda a sociedade e sua organização social compreendendo as formas diferentes de constituição de sociedade e suas culturas. A sociologia tem função de observar fenômenos que se repetem nas relações sociais e assim formular explicações teóricas ou gerais sobre o fato social, também se preocupa com alguns eventos, por exemplo, o surgimento do capitalismo, ou do estado moderno explicando a importância que esses eventos têm na vida dos cidadãos como forma de conhecimento, para conhecer a sociologia da educação é preciso entender e estudar o embasamento teórico de sociólogos que trabalharam e contribuíram para este papel. O termo sociologia foi criado em 1838 (séc xviii) por August Comte, que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem, fez algumas considerações pedagógicas sobre a importância da educação positivista. Já Durkheim consolidou a sociologia como ciência, se empenhou em fazer da sociologia uma ciência independente e com método próprio. Norbert Elias em sua concepção o formato de uma sociedade é tido como reflexo das relações entre os homens, cada ser humano carrega em si um padrão de comportamento social a sociologia é a interpretação do conhecimento e pode se afirmar que é de grande importância para a educação, pois é uma disciplina fundamental para o professor entender o funcionamento estrutural da instituição educacional. A educação ocupa um espaço importante para a sua realização é a perspectiva da democratização do ensino, a educação passou a ser entendida como aspecto para o desenvolvimento da economia, mas por causa dessa aceleração a educação passa a ter mais cobrança para adquirir mais conhecimentos tecnológicos e torna-se uma problemática, temas são inseridos como, seleção escolar, processos para diferenciar por classes os sexos ou as etnias este problema contribuiu para a desigualdade escolar e mostrar a necessidades de reforma do sistema de ensino, porque se percebe a interação do ambiente escolar com outros segmentos da sociedade isso porque diferentes fatores têm influenciado nestes resultados que por sua vez também são formas falhas de buscar classificar indivíduos tão diversos, com capacidades tão múltiplas, impossíveis de serem avaliados em notas ou conceitos sendo, assim tudo isso também é matéria de análise dos sociólogos, especialmente dos sociólogos da educação embora o campo de conhecimento em sociologia não garanta só por si o compromisso de promover uma educação crítica transformadora, que compreenda realidade social e a educação como um fenômeno fundamental na transmissão da herança cultural, dos modos de vida, das ideologias e na formação para o trabalho, preservando uma relação com a realidade em cada contexto.
SEGUNDO RELATÓRIO
Filme: Os muros da escola num contraponto com texto: Sociologia da Educação.
O trecho do filme relata o mau comportamento dos alunos, também como eles não conseguem se concentrar, por isso vem às más notas e, também fala de colocar na balança boa nota e bom comportamento, de como o aluno obter esse resultado, pois o professor deseja que ele tenha consciência de que só boa nota não o faz um cidadão com bons méritos.
O filme “Entre os Muros da Escola”, também a relata a perseverança como da professora de francês em uma escola pública do ensino médio da periferia parisiense, onde seus alunos são diversos, isto é, heterogêneas etnias, raças, classes e, intrinsecamente, as condutas e hábitos culturais dos alunos são complexas e diferentes. Então, o filme se trata da difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. Pois, segundo o filme, François busca estimular seus alunos, mas encontra falta de respeitos e, portanto, grandes descasos profissionais, assim como, a falta de interesse dos alunos em aprender.
O comentário de Isabela Boscov relata o comportamento dos alunos e de como o professor reage diante dessa realidade. E também de como o filme foi muito bem elaborado no sentido em que a sociologia da educação tem um contraponto em relação á desigualdade como no filme que retrata as dificuldades de uma periferia, mostra as dificuldades da escola em transformar adolescentes rebeldes e, diante deste contexto, a educação passa a ser reconhecida como importante instância de transformação e modernização social.
O filme e texto têm um contraponto em relação à sociologia da educação, ou seja, para que sociedade receba jovens cidadãos com capacidade de se desenvolverem na sociedade é preciso investir na educação.
Portanto, consideramos que o objetivo da obra é de expor às realidades dos alunos, enquanto alunos, assim como, diagnosticar a mediação e, sobretudo, a importância do professor como profissional, ser social, educador e, por conseguinte, como pessoa que não é imune a estados emocionais. Pois o filme mostra também, as dificuldades de mudança, em especial, de mudança de paradigmas educacionais, em não aceitar com facilidades novas culturas, isto é, o conflito do velho com o novo.
TERCEIRO RELATÓRIO
“Quais são as possíveis contribuições da Sociologia da Educação no cotidiano da sociedade atual”
O principal objetivo da sociologia da educação é o estudo da sociedade, focando na educação como uma forma importante de relacionamento entre as pessoas. Ninguém escolhe estar em uma situação de estrema pobreza, ou ter de viver em estrema pobreza, existem momentos e ocasiões em que estamos expostos a passar por isto, o que é uma realidade que hoje temos de conviver e viver com ela, no Brasil é possível vermos muitos os retratos da pobreza, o desperdício irracional de água, luz e comida.
...