EDUCAÇÃO DE JOVENS: Conceito de alfabetização
Por: 15233317 • 27/3/2016 • Trabalho acadêmico • 377 Palavras (2 Páginas) • 288 Visualizações
Conceito de alfabetização
Primeiramente é necessário compreender o que é ser alfabetizado. A alfabetização deve ser compreendida como processo que vai muito além da aquisição do código. Estar alfabetizado significa atribuir significado e sentido às funções sociais vinculadas à escrita, estar plenamente alfabetizado é ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, possuir um repertório de procedimentos e habilidades para relacioná-los em um campo social determinado.
Durante muito tempo, acreditou-se que, primeiro, os educandos deveriam conhecer as letras, saber juntá-las, relacioná-las com a pauta sonora, saber pontuação, regras gramaticais etc. Só depois conseguiriam lidar com a linguagem escrita, ou seja, com a elaboração e compreensão dos textos. No campo da alfabetização de adultos, essa concepção ainda é muito frequente quando no trabalho com a escrita, retroceder ao ensino hierarquizado (primeiro, letras, depois, sílabas, palavras etc.).
Quando ingressam na EJA, os adultos não alfabetizados não desconhecem o sistema da escrita e sua função, por isso ao iniciar uma tentativa de escrita resistem a usar suas hipóteses “de como se escreve” o que ocorre menos com as crianças. É fundamental considerar as hipóteses e o conhecimento que os adultos possuem sobre a escrita e como a usam para um processo de aprendizagem significativa.
A primeira reflexão a ser feita é a história de vida dos educandos, a partir desta as demais vão se inserindo com a ajuda dos Temas Geradores. Temas Geradores são elos que vão promovendo o estudo da realidade local. Esta prática de fazer o estudo a partir de onde estamos situados permite desafiar e ser desafiado e ir modificando esta realidade. Com isto alfabetização e construção da memória do povo andam juntas. A partir destes conseguimos abranger o contexto em que estão inseridos e criar condições para que registrem o que foi pensado, discutido, aprendido na oralidade.
Pode-se concluir que o caminho que leva à alfabetização é a reflexão! Atuando sobre a escrita é que se aprende a ler e a escrever! Não se transmite conhecimentos, mas sim informações! E deve-se deixar claro que: ninguém nasce sabendo, ou seja, é construído no decorrer da nossa vida; a gente aprende fazendo e pensando no que fez, ou seja, é o ciclo do pensar e do agir, o movimento do conhecimento; ninguém aprende sozinho; aprender exige esforço; sempre é possível aprender mais.
...