SOBRE O CONCEITO DE LITERATURA E LITERARURA PARA CRIANÇAS E JOVENS
Por: Débora Luiz • 25/11/2017 • Seminário • 974 Palavras (4 Páginas) • 330 Visualizações
SOBRE O CONCEITO DE LITERATURA E LITERARURA PARA CRIANÇAS E JOVENS
Conceito de literatura: Para Wellek e Warren a literatura é um objeto de conhecimento e sua matéria principal é a linguagem.
Segundo Nelly Novaes Coelho a literatura é toda forma de expressão nas relações humanas e nas outras artes, ele diz também que a arte proporciona um universo autônomo ao nosso, realista, ou fantástico, coisas, fatos, tempo e espaço.
Grande parte dos livros infantis fabricados são destinados para alfabetização e escolarização e a outra parte é destinada para recreação e emoção da criança. Isso nos traz um questionamento importante. Qual seria a eficácia desses livros infantis? Eles desenvolvem formação intelectual e sensível da criança ou apenas proporciona simples entretenimento?
Não podemos dissipar uma literatura infantil pensando que a criança é um ser a parte que não consegue pensar, e que não constrói seu conhecimento.
Precisamos buscar literaturas completas e com qualidade para nossas crianças, literaturas que tragam o entretenimento mais também formação intelectual e sensível da criança, e todas as outras funções que a literatura pode nos trazer e nos proporcionar.
O Livro Infantil é uma conquista moderna. No Oriente, o desenvolvimento da literatura infantil se confunde coma literatura popular e folclórica: apólogos e lendas.
No texto a Literatura Infantil é questionada se existe ou não como forma autônoma de literatura.
- Mantovani diz que sim, livros que não foram escritos para crianças foram adaptados, exemplo: As Viagens de Gulliver, As Mil e Uma Noites. E que existe os que foram escritos para elas, exemplo: Pinóquio, Peter Pan, etc.
- Já Isabelle Jan diz que seria “aventureiro” concluir que sim. Ela menciona que na França não existe uma historia da Literatura Infantil que possa servir como instrumento de trabalho.
Ela diz que confundem Revistas em Quadrinhos e Álbum Ilustrado com livros Infantis. Se a imagem é importante, trata-se de duas linguagens que devem ser separadas.
Ela fala também que a Literatura para crianças possui suas exigências próprias e que se encontra em processo de desenvolvimento.
Para Isabelle Jan, todas as crianças conhecem a alegria de seguir uma historia e critica os que dizem que a Literatura Infantil é um caráter de iniciação. Iniciação à quê? Como se a emoção que a Literatura traz pode chegar por etapas.
Ela diz que o importante na Literatura Infantil não é tanto que ela seja ou não Literatura, mas que seja infantil.
- Marc Soriano, diz que a Literatura para a juventude é uma comunicação histórica, entre um Locutor ou escritor adulto (emissor) e um destinatário (receptor).
Essa formula poderia ser reduzida a: “que os adultos que educam as crianças”.
Para Soriano, por mais que a Literatura seja dirigida à criança, nada impede que agrade o adulto e que quando escrita para o adulto pode agradar e emocionar a criança.
Portanto, a Literatura Infantil existe e está em desenvolvimento e mutação.
Conceito de Literatura Infantil para Ezra Pound:
Literatura é linguagem carregada de significado. Grande Literatura é simplesmente linguagem, carregada de significado até o Maximo grau possível.
Literatura para as Crianças ou para a Juventude teve origem na idade oral do mito, enquanto o livro infantil surgiu apenas quando a sociedade tornou-se consciente das reais necessidades das crianças no âmbito da infância.
È certo que teremos diferentes interesses e diferenças na compreensão dependendo das circunstancias que cercam o leitor (escolaridade, região, ambiente familiar, acesso ou não aos livros,e estímulos recebidos, etc).
- ALGUNS TÓPICOS PARA MEDITAÇÃO
Segundo o texto que foi trabalhado, segue a analise de alguns autores referente à literatura começando por:
...