EJA NA ALDEIA INDÍGENA DE GUARANI
Por: Natylilica • 11/6/2015 • Trabalho acadêmico • 973 Palavras (4 Páginas) • 194 Visualizações
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
TEMA: EJA NA ALDEIA INDIGENA DE GUARANI
Educação de Jovens e Adultos
Natália Alves Domingues – RA 313109232
Professora -
Pedagogia 4° semestre EAD – Poló São Roque
INTRODUÇÃO
Os índios guaranis são considerados o maior grupo nativo brasileiro, e são divididos em vários grupos espalhados pelo mundo. Antes das interferências do homem branco, os guaranis eram cerca de 2 milhões e hoje são pouco mais de 46 mil espalhados em pequenas reservas como a de Angra dos Reis.
Conhecer um pouco dessa cultura, costumes e convivência com o homem branco é fundamental para entendermos a importãncia desse projeto que tem como objetivo principal fornecer recursos para aprendizagem da língua portuguesa a todos indios através do EJA ( educação de jovens e adultos).
No decorrer do trabalho você irá intender um pouco mais sobre esse projeto e compreender a importãncia da inclusão social, língua portuguesa e dos beneficios e malefícios da convivência com o homem branco.
Boa Leitura !
QUEM SÃO OS GUARANIS ?
Os guaranis como outras tripos tiveram grandes problemas com a chegada dos Europeus, mas muitos grupos ainda conseguiram manter seus costumes.
Antes dos Europeus os guaranis eram sociedades descentralizadas de caçadores e agricultores, então a alimentação era baseada na caça e cultivo de suas plantações ( mandioca, batata, amendoim. Feijão e milho).
Mais aos poucos até as tribos foram se rendendo a um pouco da tecnologia e procurando conhecer um pouco mais de cada coisa.
Projeto – EJA/ Guarani – Indios na aldeia Sapukai -Autora do projeto: Professora Luiza Helena
A secretária municipal de educação ciência e tecnologia de Angra dos Reis, através da gerência de educação comunitaria, iniciou as aulas do EJA com os alunos da tribo guarani em uma escola municipal no centro da cidade.
[pic 1]
Na cidade de Angra dos Reis acontece não somente esse projeto, mas muitos outros voltados a inclusão e educação indigena.
A prefeitura tem como objetivo principal manter as tradições e cultura da cidade e contribuir para preservação indigena é um ponto importante.
Um dos indios em depoimento disse que primeiro as crianças são alfabetizadas na liguagem guarani e só após os 12 anos são alfabetizadas em português, então é uma honra nossa tribo ter o privilégio de estudar. Nós sentimos valorizados diz Ivanilde Kerexu.
Antigamente os indios eram desrespeitados e ações como essas em Angra dos Reis valorizam todo o passado dos indios.
Ainda sobre a escola cabe dizer que o projeto é resultado de uma parceria entre a secretária, o instituto de educação e cabe a eles acessorar o grupo de professores que trabalham na turma.
ALGUMAS AÇÕES INCLUSIVAS
´´ Indios, cultura e tradições em Angra dos Reis ´´. Essa ação é apoiada pela fundação cultural, e se trata de fatos historicos dos indios da região divididos em 8 banners para apresentação aberta ao publico e tudo preparado pelos próprios indios da região.
´´ Caminhos do Bracuhy, um novo destino turístico´´. Esse projeto colocou a reserva indigena Sapukai como destino nos passeios turísticos, na aldeia vivem 380 índios que tem a oportunidade de colocar os artesanatos a venda e mostra um pouco mais da cultura atráves de danças folclóricas e atividades.
...