ESCOLAS PESQUISADAS
Por: enairda • 30/4/2015 • Trabalho acadêmico • 357 Palavras (2 Páginas) • 206 Visualizações
UNIVERSIDADE UBERABA
CURSO DE PEDAGOGIA
ADRIANE SALES SABINO
PRÁTICA PEDAGÓGICA - TCA
CASTELO – ES
2014
De acordo com a pesquisa realizada entre as duas escolas, uma de Educação Infantil, com nomenclatura “Centro de Educação Infantil “Erlita Bicalho Nemer” com atendimento a 100 alunos na faixa etária de 6 meses à 3 anos e onze meses. A outra escola de Nível Médio, com nomenclatura “Escola Estadual de Ensino Médio Emílio Nemer” atendendo a 700 alunos na faixa etária de 15 a 17 anos, com oferta de Curso Técnico, alunos já concluintes do Ensino Médio.
Aos aspectos observados durante a pesquisa, é que ambas possuem infraestrutura suficientes para atender toda a demanda e são rodeadas por pontos comerciais como: farmácias, bares, supermercados, ponto de ônibus, telefones públicos, luz, água, ruas calçadas e arborizadas, que contribui para um maior “conforto” e suprimento das necessidades da comunidade.
Quanto as estruturas físicas, uma atende no térreo, com localização no Bairro Esplanada, a outra em um prédio de três andares com bairro de localização central.
Quanto as semelhanças entre as escolas, é que as mesmas funcionam com respaldo pedagógico, porém com modalidades diferentes. Ambas possuem Diretor, Coordenador Escolar, Professores Habilitados, Pedagogos, Secretários, Merendeiras e Auxiliares de Serviços Gerais.
Oferecem alimentação escolar para os alunos, assim como eventos culturais durante o ano letivo, com projetos a serem desenvolvidos visando uma aprendizagem mais consistentes.
As escolas não possuem slogan.
A gestão escolar tem como característica a democracia, com abertura ao diálogo a Equipe, alunos e comunidade em geral.
As atividades são planejadas semanalmente, sendo que no início do ano letivo é realizado um planejamento de cunho anual, visando alcançar metas a longo prazo.
Pude observar que ambas usam praticamente os mesmos critérios para a aprendizagem e interação dos alunos.
As Escolas tem como objetivo principal a realidade Sociocultural dos alunos, dos conhecimentos que já dispõem, buscando possibilitar a construção dos quatro pilares que são fundamentais para o desenvolvimento da criança e do adolescente: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a conhecer, as diversidades de cada um.
[pic 1]
[pic 2]
...