ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I –Gestão
Por: cumplisis • 16/10/2015 • Projeto de pesquisa • 2.399 Palavras (10 Páginas) • 268 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE
TRAJANO PAULO SOUZA DOS SANTOS
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I –Gestão
RELATÓRIO FINAL
[pic 3]
Itaberaba Ba
2013
TRAJANO PAULO SOUZA DOS SANTOS
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão
Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar -5º semestre.
Orientador: prof. Melina Klaus
Tutor eletrônico: Ana Paula
Tutor de sala: Poliana Barreto
Itaberaba Ba
2013
sumário
1 INTRODUÇÃO 03
2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: GESTÃO 04
2.1 Caracterização dos espaços de atuação do pedagogo 04
2.2 Caracterização do espaço educativo – análise da realidade 04
2.3Proposta de atuação do pedagogo diante da organização do trabalho pedagógico no espaço educativo 05
2.4Apresentação da proposta de atuação do pedagogo diante da organização do trabalho pedagógico no espaço educativo................. 06
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................... 11
MOSTRA DE ESTÁGIO
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
Quando eu me apresentei a escoal que tive meu estagio com a carta de apresentação no dia 14/08/2013, tivemos um pouco de medo, por ser o primeiro, mas quando começei a frequentar a escola Getulio Vargas nos dias 09/09/2013 a 25/09/2013, conhecir os professores, diretora e alunos, me senitr como se já tivese feito antes. Pessoas acolhedoras, com ética que me ajudou bastante.
Sentir um pouco de dificuldade durante o estágio apenas no momento de elaboração do relatório e do projeto. Mas apesar das dificuldades. Foi muito aproveitoso e prazerso o meu primeiro estágio. Durante o relatorio vocês irão observar como foi feito.
2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO - GESTÃO
2.1 Caracterização dos espaços de atuação do pedagogo
A função do pedagogo é bem desenvolvida. Ele coordena, orienta, supervisiona e faz tudo com muita dedicação e responsabilidade. As atividades realizadas no dia-a-dia são variadas a depender do planejamento pedagógico. E observando mas o trabalho do pedagogos nas relações com a participação da comunidade escolar com a pratica organizada, e falando na gestão escola o pedagogo atua com boa adiminstração. E uma das misão esta focada nas potencilidades das crianças para torna-las autônamas, criticas, responsaves e solidarias.
2.2 Caracterização do espaço educativo – análise da realidade-
O Projeto Politico Pedagogico possui clareza conceitual, com muita coerência diaginostico, objetivo, com ações visiabilidade da exeução. A escola trabalha em dos turnos, manha e tarde das 08:00 a 12:00 e de 13:00 as 17:00 horas, com a educação inafntil, com aproximadamnete 150 alunos dos dois turnos nas faixetrais de 3 a 5 anos, e tendo aplicado projetos elaborados e feitos pelos professores e a cordenação, pois sabem feitos e aplicados com os alunos com a participação de pais e a comunidade. E o atendimento aos alunos com nessecidades especiais e de qualidade, pois existe adapitações adequado e adiquireidas na escola e os profissionais capacitados para atende-los.
E observando o espaço fisco pode conhcer as depidência da escola mesmo a realidade, me deixou encantado no parzer de conhcer um das escola mas orgaizada e equipada do municipio e o trabalho do pedagogo junto com a cumunidade escolar e com os demais participantes.
Mesmo tendo um analise do espaço físco solicitei a cordenadora o P. P. P para um breve analise, e observando que uma que me chamaram a atenção foi os direitos e deveres de todos os fucionarios e tambem do aluno, e o mas importantes e as metas alcancadas pelo professor que ensina e o apredizado do aluno e o P. P. P para a elaboração teve a participação de todos os fucionarios da estituição.
2.3 Proposta de atuação do pedagogo diante da organização do trabalho pedagógico no espaço educativo
-PROJETO DE INTERVENÇÃO indicando:
- CONTEÚDO – histórias em quadrinhos
- INTRODUÇÃO – as histórias em quadrinho são enredos narrados, quadro a quadro por meio de desenhos e textos que utilizam o discuro direto, caracteristicos da leitura falada, pode ser lido através apenas de imagens ou imagens com fala.
- JUSTIFICATIVA – as histórias em quadrinhos com a sua diversidade, linguagem e riqueazs artisticas possibilitam muitos momentos prazerosos na tarefa de ensino e aprendizagem da lingua escrita.
- OBJETIVOS- colaborar com a escola e principalmente com o professor, com uma maneira ludica e prazerosa, para que possa despertar novas técnicas no desenvolvimento congnitivo do educador, que possa levar as práticas no desenvolvimento da vida no cotidiano.
- Fundamentação teórica sobre o tema – as histórias em quadrinho, constitue um genero discusivel secundario que, para Bakhtin ( 1993) apareçe em circuntancias de comunicação cultural, na forma escrita, muitas vezes em função de enredo desenvolvido, engloba o genero descritivo primeiro correspondente a circunstancias de comunicação verbale espontanea.
...