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ESTÁGIO MATEMÁTICA DIVERTIRA FACULDADE FUTURA

Por:   •  10/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  3.049 Palavras (13 Páginas)  •  395 Visualizações

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FACULDADE FUTURA

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RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

PROJETO PRÁTICO

SÃO DOMINGOS DO PRATA, MG

2020


FACULDADE FUTURA

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PROJETO PRÁTICO

 DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

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SÃO DOMINGOS DO PRATA, MG

2020

MATEMÁTICA DIVERTIDA: o uso de jogos na obtenção de conhecimento

RESUMO – O trabalho em questão ressalta como o uso dos jogos pode auxiliar alunos no processo de aprendizagem. Além disso, também aprimora habilidades como a concentração, disciplina e trabalho em equipe. Assim, visa diminuir a incidência do ensino tradicional nas escolas, buscando um ensino dinâmico, mas ao mesmo tempo de qualidade. Isso porque, tal método tradicional muita das vezes visa somente o uso de fórmulas e cálculos, tornando a Matemática uma matéria difícil e cansativa. Porém, com os jogos, torna-se possível aprender e ao mesmo tempo desconstruir paradigmas, além de conseguir relacioná-la à realidade do aluno. A bibliografia conta com autores como Freire (2008), Piaget (1978) e Silva (2008) além de artigos acadêmicos. Todos estes ressaltam a importância do lúdico na obtenção de conhecimento e todas as suas vantagens. Para além disso, foi criado um Projeto de Intervenção que, apesar de não ter sido colocado em prática devido à situação pandêmica vivenciada, foi calculado para tanto.

PALAVRAS-CHAVE: Jogos. Ensino Tradicional. Matemática. Realidade. Lúdico.

                        

        

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ................................................................................................................................5
  2.         O ENSINO DA MATEMÁTICA DE FORMA PRÁTICA E DIVERTIDA        6
  3. RELATO DE ESTUDO        8

3.1        Projeto de intervenção        9

  1.         CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12

                        

        

  1. INTRODUÇÃO

        Por séculos o ensino matemático nas escolas utilizava um padrão, visando apenas o estudo de fórmulas e cálculos, tornando a matéria cansativa e desinteressante. Em consequência, muitos alunos criaram paradigmas em relação à mesma, e isso foi repassado por várias gerações. Todavia, é notório que a Matemática faz parte da realidade de todas as pessoas, seja na hora de comprar algo ou até mesmo ver as horas.

Nesse contexto, faz-se necessário que a matéria seja vista de forma mais dinâmica e cabe aos pais e professores torná-la interessante. Isso porque, o Ensino Fundamental é uma das séries mais importantes para o aprendizado escolar, pois é quando há formação das características das crianças. É, portanto, nessa fase que os paradigmas em relação à Matemática devem ser desconstruídos, visando uma melhor relação entre aluno e matéria.

        Busca-se então, métodos que vão além da educação tradicional e proporcionem um maior aprendizado. Nesse interim, surge a problemática: De que maneira o lúdico auxilia na obtenção de conhecimento matemático? Isso porque, nota-se que com o passar as décadas, muitos professores utilizaram dos jogos e outras dinâmicas para obter o entusiasmo das crianças e, consequentemente, transmitir aprendizado.

        Assim, pode-se observar no decorrer do projeto que renomados autores como Piaget e Freire estão em consonância com o tema, defendendo o uso do lúdico na obtenção de conhecimento. Isso sé da uma vez que, como exposto, é possível que os jogos ajudem não somente na obtenção de raciocínio lógico matemático, mas também no aprimoramento de outras habilidades como a concentração. Além disso, uma vez que diverte as crianças, há um estímulo ao estudo da Matemática, mudando a forma como estas vêem a matéria.

        Dessa forma, busca-se, através do trabalho, propor aos jovens uma nova forma de se aprender Matemática, com base na diversão e criatividade. Será feito, portanto, uma análise sobre o nível de conhecimento e interesse dos jovens sobre a matéria. Isso possibilitará então, a elaboração exercícios e jogos baseado no nível da turma e de cada aluno em si, além de propor aos mesmos outras formas de obter o conhecimento e romper os paradigmas criados pelos jovens.

        Nesse contexto, abordar esse tema é de suma importância para os professores atuais e futuros. Cada vez mais que o uso dos jogos e do lúdico em si é estudado, este ganha mais notoriedade e, assim, é levado em consideração. Os profissionais e pais, ao tomarem conhecimento das vantagens de uma educação mais dinâmica e divertida, poderão inseri-la em sua realidade, proporcionando um ensino de qualidade para os jovens. Será possível, por consequência, minimizar cada vez mais o uso de uma educação tradicional, entendida muitas vezes como ultrapassada, que não contribui de forma totalmente eficaz para a apreensão de conteúdo.

        Em consonância, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com leitura seletiva e, após a escolha dos autores, a leitura crítica. Tal método foi selecionado haja vista a situação pandêmica vivenciada, impossibilitando a pesquisa de campo. Porém, mesmo assim foi possível obter resultados satisfatórios analisando autores renomados com Piaget e também trabalhos acadêmicos. Ademais, foi elaborado um Projeto de Intervenção, simulando que este seria aplicado em sala de aula, desenvolvendo estratégias e métodos de avaliação.

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