ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
Por: Lara9675 • 13/3/2021 • Relatório de pesquisa • 2.948 Palavras (12 Páginas) • 866 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
GRAZIELE CÁLITA LARA RU: 2355673 02/2018
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
CURIÚVA
2019
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
GRAZIELE CÁLITA LARA RU: 2355673
MEMORIAL REFLEXIVO DE ESTÁGIO
Memorial Reflexivo de Estágio Supervisionado Educação Fundamental: apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
CURIÚVA
2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................04
2 A ESCOLA ESTAGIADA........................................................................................05
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA.......................................................05
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA ESTAGIADA.......................................................................................................05
2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO...................................................................................................08
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................09
4 REFERÊNCIAS............................ ..........................................................................10
5 PLANO DE AULA .........................................................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
O presente relatório de Estágio Supervisionado: Educação Fundamental é de extrema importância para a formação acadêmica do estagiário e futuro pedagogo e licenciado em Pedagogia, pois promove a autorreflexão e a reflexão das atividades e questões observadas apenas na teoria e a forma como ocorrem na prática, dando a oportunidade de pesquisa, planejamento, a execução e avaliação de diferentes atividades pedagógicas, auxiliando na construção do fazer pedagógico do futuro professor e pedagogo.
O estágio foi realizado na Escola Rural Municipal São José, entre os dias 12 de novembro de 2019 a 02 de dezembro de 2019 no município de Curiúva, Paraná pela acadêmica Graziele Cálita Lara. A escola estagiada possui 8 alunos no total e 1 professora, a professora acompanhada durante o estágio trabalha a 7 anos na escola, possui formação em licenciatura em pedagogia, com pós-graduação em educação especial e inclusiva.
O estágio terá como objetivos: analisar de forma crítica o contexto educacional por meio de observação, investigação e planejamento; acompanhar o trabalho realizado pela professora, em sala de aula, na área de conhecimento do seu curso de Licenciatura ou Formação Pedagógica; elaboração do plano de aula; apresentação do plano de aula na forma de palestra no polo.
O Estágio Supervisionado: Educação Fundamental é de extrema importância para o acadêmico da licenciatura em Pedagogia, pois permite-se a observação e aplicação do que apenas aprende-se na teoria, oportunizando-o vivenciar o dia a dia da sala de aula, conhecendo-se assim o ambiente escolar onde pretende atuar futuramente, auxiliando o estagiário na reflexão sobre a realidade educacional e social e a importância da educação na formação inicial da criança bem como seu desenvolvimento cognitivo e motora.
A metodologia adotada foi a análise de documentos de grande importância como o PPP e outros relatórios para o desenvolvimento da pesquisa, observação participativa em sala de aula, e observação do espaço físico da escola.
2 A ESCOLA ESTAGIADA
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA
O Estágio Supervisionado: Educação Fundamental foi realizado na Escola Rural Municipal São José, localizada (o) no bairro Espigão Bonito na cidade de Curiúva, no estado do Paraná. A instituição de estágio oferta atendimento no período vespertino.
A instituição atende a um total de 8 alunos. A escola não possui alunos em processo de inclusão.
O estágio foi realizado no período de 12 de novembro de 2019 a 02 de dezembro de 2019 no período vespertino, sendo observado o espaço físico da escola, o dia a dia em sala de aula e o projeto político pedagógico.
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA ESTAGIADA
Para a instituição a educação é uma atividade que contribui para que o homem se encontre cada vez mais com aquilo que o caracteriza enquanto humano. Esta atividade é um instrumento para se chegar à identidade. Não somos apenas indivíduos singularizados, somos também o humano universalizado que nasce em um contexto cultural. Buscar quem somos quer dizer buscar o universal que nos evidencia como humano, o cultural que nos caracteriza como cidadãos e o particular que nos distingue enquanto indivíduos.
Diante deste conceito de educação, o que se pretende na instituição é que os alunos sejam cidadãos hoje, desde já, assumindo seus problemas, apresentando-os a seus pares e aos adultos, exercendo funções, pensando e problematizando junto com o outro. Enfim pretende-se proporcionar um espaço social onde as diferenças e igualdades se manifestam, onde as crianças possam se encontrar, dialogar, expressar suas vontades, ser solidárias, pois só teremos cidadãos críticos e autônomos amanhã, se hoje tratarmos e respeitarmos nossas crianças como tal.
A concepção de educação abordada nesta proposta política-pedagógica está fundamentada em duas concepções do desenvolvimento intelectual: o construtivismo proposto por Jean Piaget e o sócio interacionismo de Vygotsky.
Para a escola o professor/educador tem papel fundamental na implementação e aplicação da proposta pedagógica de uma escola. Suas ações devem ser planejadas e pensadas junto com outros profissionais membros da comunidade escolar (alunos, familiares e profissionais) considerando que a construção de uma proposta é algo sempre provisório, que necessita constantemente de reflexões e debates. Por isso a formação do professor deve ser permanente e crítica para poder atender às questões ligadas à prática pedagógica e aos interesses da comunidade escolar. Enfim, a proposta fundamental da atuação docente é promover a aprendizagem dos alunos, reconhecer a importância de envolvê-los, mobilizar seus processos de pensamento.
...