ESTAGIO SUPERVISIONADO
Por: vidafeliz • 22/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.296 Palavras (6 Páginas) • 379 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado com base nas atividades administrativas e de Gestão Escolar desenvolvidas no Centro Educacional Mirim. Instituição que atende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, localizada à Rua: Santa Cecília Quadra C, Lote14 Itinga - CEP: 42.700-000, Fone (071) 3377-5794, na cidade de Lauro de Freitas, no Estado da Bahia. Conta com uma estrutura de 08 salas de aula; 01 coordenação pedagógica; 01 secretária; 01 direção; 01 sala de professor; 01 vice-direção; 01 quadra esportiva; 01 parque coberto; 01 cantina, espaços apropriados para efetivar a sua função educativa. A Escola está baseada legalmente na Constituição Federal, Estadual e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, legislações bases para a instituição. Devidamente legalizada também como empresa individual.
O estágio foi embasado em observações dos trabalhos da gestão escolar e entrevista com a diretora da escola Mônica Reis Xavier, além de participação nos eventos ocorridos na própria escola. A finalidade do estagio, foi acompanhar e participar da rotina administrativa e organizacional desse estabelecimento de ensino com o objetivo de perceber a prática de atuação de um administrador nesta área. A etapa de observação iniciou no período de 24 de fevereiro de 2014 e teve por objetivo observar como os sujeitos dessa instituição exercem seus papéis dentro da instituição e qual os líderes constituem-se dentro desse espaço, além de perceber que tipo de gestão foi escolhido por essa empresa para dar conta da sua missão, como acontece a comunicação na comunidade escolar.
APRESENTAÇÃO
O Centro Educacional Mirim foi fundada em 1993, estamos há 21 anos no ramo educacional, na certeza de que fazemos parte da vida de muitas crianças e com isso realizando o sonho de uma educação de qualidade onde a construção de valores é alicerce para esta educação. O C.E.M - Centro Educacional Mirim, trata-se de uma instituição educacional, comprometida com o ato de educar, levando em conta todos os fatores externos e internos, disponibilizados e vivenciados pela nossa comunidade escolar. Nossa missão é oferecer uma educação de qualidade alicerçada na construção de valores e pautada na troca de amor e conhecimento para a formação de um sujeito crítico e político, atuante na sociedade. Nossa Visão é sermos reconhecidos como uma escola de referência em todos os segmentos que atuamos considerando nossas propostas e práticas pedagógicas inovadoras, através de um olhar humanista na formação de cidadãos éticos, comprometidos e solidários, portanto os valores que permeiam nossa prática são:
- Relacionamento saudável
- Ambiente acolhedor e ético
- Autonomia pessoal e coletiva
- Respeito ás diferenças
- Aulas motivadoras, dinâmicas e significativas.
- Profissionais com excelente formação em constante aperfeiçoamento
- Valorização da educação e do conhecimento
- Cidadania
- Privilegiar o atendimento personalizado
- Responsabilidade; autonomia e cooperação.
- Qualidade
Acreditando que antes de tudo, a escola é um ambiente “vivo”, e deve ser valorizado a partir das relações vividas neste espaço.
DESENVOLVIMENTO
Iniciaremos o registro de nossas observações com a secretaria da escola, a qual possui dois computadores, mesas, armários com arquivos, livros de registros e documentação contendo dados dos alunos e professores. É na secretaria, também que se encontram os documentos oficiais da escola, como por exemplo: Ponto de freqüência dos funcionários e dos estagiários; Saída dos alunos com autorização dos pais; Livro de ocorrências. É nele que são registradas as ocorrências do dia a dia da escola. Termo de visita. Neste ambiente acontece a solicitação de documentos, preparação e envio para todos.
A parte administrativa da escola é bem constituída e cada funcionário aparentemente, desempenha bem seus papéis. Que basicamente são:
Atendimento ao publico (pais, alunos, comunidade); Manutenção do arquivo escolar; Registrar dados estatísticos e informações educacionais; Efetuação de matriculas, rematriculas e transferências; Elaboração de documentos, como histórico escolar e declarações; Registros e controle freqüência de professores e funcionários; Protocolares documentos; Arquivar toda documentação de cunho financeiro ou pedagógico e todas as correspondências recebidas.
O pedagógico fica por conta da coordenação pedagógica que se pode perceber que tem como competências: Garantir a realização semanal do horário de trabalho pedagógico coletivo; Organizar encontros de docentes por área e por série; Dar atendimento individual aos professores; Fornecer base teórica para nortear a reflexão sobre as práticas; Conhecer o desempenho da escola em avaliações externas.
A direção da escola através das observações foi percebidos que suas funções se destacavam entre administrativas, pedagógicas e sociais, pode se perceber na atuação desse gestor nesta instituição escola algumas atribuições tais: Supervisionar o setor financeiro; Coordenar e incentivar a qualificação permanente dos profissionais da educação; Implementar a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, em observância às Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais; Coordenar a elaboração do plano de Ação da instituição; Elaborar os planos de aplicação financeira sob sua responsabilidade; Garantir o fluxo de informações no estabelecimento de ensino; Encaminhar aos órgãos competentes as propostas de modificações no ambiente escolar, quando necessária; Elaborar, juntamente com a equipe pedagógica, o calendário escolar; Acompanhar, juntamente com a equipe pedagógica, o trabalho docente e o cumprimento das reposições de dias letivos, carga horária e de conteúdo aos discentes; Assegurar os cumprimento dos dias letivos, horas-aula e horas-atividades estabelecidos; Definir horário e escalas de trabalho da equipe técnico-administrativa e equipe auxiliar operacional; Organizar horário adequado para a realização da Prática Profissional; Zelar pelo sigilo de informações pessoais de alunos, professores, funcionários e famílias; Manter e promover relacionamento cooperativo de trabalho com seus colegas, com alunos, pais e com os demais segmentos da comunidade escolar; Cumprir e fazer cumprir o disposto no Regimento Escolar. Diante de tantas funções e atribuições, nota-se que o gestor escolar deve agir como líder, pensando no progresso de todos que fazem parte de sua equipe.
...