ESTAGIO SUPERVISIONADO
Por: 8808 • 28/10/2015 • Trabalho acadêmico • 445 Palavras (2 Páginas) • 272 Visualizações
1- Estágio Supervisionado e a dicotomia entre teoria e prática.
O Estágio Supervisionado se constitui como um campo de conhecimento, no qual insere acadêmicos em Instituições de Educação Infantil. Ao falarmos de Estágio logo pensávamos que este nos proporcionaria unicamente experiências práticas, mas logo de inicio este paradigma foi quebrado, ao nos depararmos com uma grande gama de materiais teóricos estes que fariam parte do caminho no qual iriamos percorrer.
A relação teoria e prática trazem impregnadas opiniões dicotômicas estas se diferem uma da outra, o que não podemos nos esquecer e que este conjunto é algo indissociável ou seja, o estágio não pode ter opções em ser teoria ou a prática, mas sim a junção destas atividades afim de que se tonem um conjunto para melhor desenvolvimento- professor e aluno.
O estágio possibilita ao acadêmico a aproximação, ao conhecer a realidade no qual atuará, e devido estas características logo se pensa que não se precisa de nada a não ser uma boa prática ou até mesmo são levantadas outras hipótese, estas que se referem ao dom ou vocação em atuar em sala de aula. Mas será que é possível entrar em uma sala de aula sem ter nenhum embasamento teórico?
O papel da teoria é oferecer aos professores perspectivas de análise para compreender os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si mesmos como profissionais, nos quais se dá sua atividade docente, para neles intervir transformando- os.( PIMENTA E LIMA, 2005/ 2006, p. 16).
Partindo deste pressuposto vemos que a teoria é um elemento fundamental para realização da prática pedagógica ao qual possibilita o educar ao pensar- reflexivo a cerca da sua prática, revendo conceitos, e permitindo- o um olhar crítico a cerca das condições de ensino, como se dá a organização pedagógica da instituição em que atua e a forma em que ocorre esse processo de ensino aprendizagem.
[...]posturas dicotômicas em que teoria e prática são tratadas isoladamente gera equívocos graves no processo de formação profissional. A prática pela prática e o emprego de técnicas sem a devida reflexão pode reforçar a ilusão de que há uma prática sem teoria ou de uma teoria desvinculada da prática.( PIMETA E LIMA,2005/2006 p. 09)
Contudo observa- se a indissociabilidade entre teoria e prática, onde o estágio contribui de forma significativa para se chegar a essa conclusão, onde os acadêmicos verão que é muito mais que a repetição de práticas e sim a construção continua de práticas significativas para o aprendizagem dos alunos e para sua formação. A teoria servirá de base para a reflexão, questionamento a cerca das práticas institucionalizadas e sobre sua própria prática, afim de se formem professores críticos e autônomos que tenham novas formas de se educar.
...