ESTUDO DE CASO SALIM
Por: Karen Zamboni • 13/5/2019 • Trabalho acadêmico • 1.853 Palavras (8 Páginas) • 350 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)
CURSO DE PEDAGOGIA
KAREN R Z N
Estudo de Caso: Salim
Jundiaí - SP
2019
KAREN R Z N
Estudo de Caso: Salim
Estudo de Caso: Salim apresentado pelo curso de Graduação em Pedagogia na Universidade Paulista Unidade Jundiaí, como forma de introdução a prática de pesquisa cientifica dos fenômenos do desenvolvimento da criança.
Prof. Dr. Rita Karina
Jundiaí - SP
2019
RESUMO
Estudo de Caso: Salim. 2019. Graduação em Pedagogia, Universidade Paulista, Jundiaí, 2019.
O desenvolvimento de Salim embora nos anos iniciais do seu ingresso a vida escolar tenha sido considerado “normal”, atualmente tem preocupado seus professores e seus pais. Pressupõe que não se trata de caráter neurológico ou fisiológico. A hipótese levantada seria de que o ambiente educativo social seja ele de ordem familiar ou escolar, tem tido grande impacto em seu desenvolvimento psicológico. Salim primeiramente era tido como o “centro do mundo”, seu egocentrismo é reforçado pelos pais e avós maternos. Diante do processo de divórcio dos pais, Salim tem a autoestima fragilizada. Assim posto, é necessário através do lúdico se aproximar e entender as necessidades de Salim, além de observar a socialização no ambiente escolar e familiar e aprofundar os relatados dos pais e professores. Reunir o maior número de dados sobre a hipótese da relação da vida familiar com o desenvolvimento fora do esperado para a idade de Salim, para que seja descartada a hipótese de transtorno mental ou cognitivo. O acompanhamento psicoterápico de um analista comportamental neste momento de transição de fases de desenvolvimento de Salim é de grande importância como facilitador para sua vivência e convivência no ambiente escolar, além de acolher e orientar a família de como conduzir a situação da melhor maneira possível para a saúde mental de todos os envolvidos.
Palavras-chave: Desenvolvimento. Insegurança. Abandono. Ambiente educativo. Família.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 DESENVOLVIMENTO 6
2.1 HISTÓRIA 6
2.2 A Família 6
2.2.1 O Divóricio e o Impacto na vida de Salim 6
2.3 DESENVOLVIMENTO E ASPECTOS ESPERADOS 7
2.3.1 Terceira Infância (por volta dos seis aos doze anos de idade) 7
2.4 REFLEXÃO 8
3 CONCLUSÃO 9
4 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
No presente trabalho iremos abordar os aspectos do desenvolvimento infantil, e, portanto, iremos mais a fundo no tema terceira infância conforme os fatores apresentados na situação problema. Salim é uma criança de 8 anos e 4 meses, observa-se que seus pais estão separando-se e buscam em conjunto atendimento psicológico, os mesmos criaram Salim de maneira permissiva, este apresenta vestígios de dificuldades na aprendizagem e, como consequência do meio, o menino Salim desempenha comportamentos particulares notados por parte da escola.
Os pais estão preocupados pelo fato de a escola solicitar a procura de ajuda especializada, pois nos anos iniciais da vida escolar de Salim, seu comportamento foi considerado “normal”, porém aos 4 anos de idade o mesmo passou a permanecer na escola o dia todo e durante a saída da escola muitas vezes o familiar que ia buscar Salim era diferente, ocorrendo variações na rotina, provocando estresse na criança, e a reação a tal estresse era através de gritos e recusa de ir com o familiar.
Além disso, o menino apresenta alguns sinais de dificuldade com cálculos e escrita, troca as letras e espelha as palavras.
De modo geral, durante a terceira infância, de forma variável, as crianças apresentam características em seu desenvolvimento, e neste trabalho iremos observar essas características e trazer à tona os aspectos que o Salim deveria estar apresentando na sua idade e o que realmente acontece.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 HISTÓRIA
Salim foi uma criança desejada, sua gestação foi tranquila e, portanto, nasceu através de cesariana, com 38 semanas completas de gestação. A mãe de Salim, revela não ter se adaptado facilmente ao bebê, logo optaram por ter cama compartilhada com o filho até o mesmo completar dez meses, período de desmame.
A criança passou a frequentar a escola aos dois anos de idade. Aos quatro anos, passou a ficar o período completo na escola. No 3º ano do Ensino Fundamental, Salim não apresenta bom desempenho no ambiente escolar e enfrenta o processo de divórcio dos pais, Romana e Salomão.
2.2 A Família
Os pais de Salim procuraram em conjunto ajuda psicológica devido a apresentação de comportamentos incomuns no filho, notados pela escola. Entretanto, os mesmos estão passando por um processo de divórcio, claramente pode-se dizer que estes pais necessitam de ajuda também, afinal percebe-se que ambos passaram pelo processo de afirmação no período do casamento, incluindo realização
...