ESTUDOS DISCIPLINARES II
Por: Daiane Dorneles • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 8.656 Palavras (35 Páginas) • 730 Visualizações
ESTUDOS DISCIPLINARES II
INTERATIVIVIDADE - SLIDES
Unidade I
A sexualidade é uma questão bastante complexa e compreendê-la exige olhar ao mesmo tempo várias questões. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (2002) qual é o conceito de sexualidade?
a) A sexualidade é a relação sexual.
b) A sexualidade é um aspecto central do ser humano durante toda a vida é o sexo da pessoa e a identidade de gênero.
c) A sexualidade é fantasia e desejo sexual.
d) A sexualidade é o aspecto central do ser humano durante toda a vida e abrange o sexo humano durante toda a vida e abrange o sexo, a identidade de gênero e papéis, a orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução.
e) A sexualidade tem o mesmo conceito de pornografia, pois se relaciona a sexo.
Resposta certa: D
Qual a importância da escola na promoção da igualdade de gênero?
a) A escola é um espaço fechado que serve para promover a discriminação, por possibilitar a convivência de pessoas iguais.
b) Os livros didáticos Os livros didáticos não reproduzem e reforçam as desigualdades. c) As alternativas “a” e “b” estão corretas.
d) A escola é um espaço privilegiado para a promoção da igualdade e a eliminação de toda forma de discriminação. Além disto, sua atuação é intencional, sistemática, constante e obrigatória.
e) As mulheres, pensadas como grupo social específico, carregam longa história de exclusões, privações, discriminações, opressões, todas vivenciadas da mesma forma.
Resposta certa: D
O que é igualdade e equidade de gênero?
a) Refere-se à igualdade de direitos, de oportunidades e de acesso a recursos, respeito pelas diferenças existentes entre homens e mulheres.
b) Refere-se à desigualdade de acesso às escolas rurais.
c) Refere-se aos direitos da criança e dos animais.
d) Refere-se à igualdade de direitos se à igualdade de direitos.
e) Refere-se à igualdade de direitos e respeito pelas diferenças existentes entre animais.
Resposta certa: A
Quais as implicações para a educação quando os(as) educadores(as) não têm uma formação que abarque a perspectiva de gênero?
a) Quando atribuímos comportamentos a um sexo e a outro contribuímos para que as pessoas sejam profissionais sejam profissionais.
b) Quando atribuímos comportamentos estanques a um sexo e a outro acabamos por colocar as pessoas em situações de desvantagem, pois os estereótipos de gênero negativos baseados em crenças e atitudes da sociedade prejudica o pleno desenvolvimento.
c) As alternativas “a” e “d” são corretas.
d) Enriquecem a educação para a não violência.
e) Legitima a transmissão de valores de igualdade.
Resposta certa: B
QUESTIONÁRIO
Questionário Unidade I (2015/1)
(Adaptação UFBA/2012) A partir do trecho do texto de Joan Scott, analise as afirmativas e marque V (para as verdadeiras) e F (para as falsas).
“O gênero é um elemento constitutivo de relações sociais fundadas sobre as diferenças sexuais percebidas entre os sexos, e o gênero é um primeiro modo de dar significado às relações de poder. [...] O gênero implica quatro elementos: primeiro, os símbolos culturalmente disponíveis que evocam representações simbólicas (e com frequência contraditória) [...]. Em segundo lugar, os conceitos normativos que põem em evidência as interpretações do sentido dos símbolos [...]. [Em terceiro,] as instituições e a organização social, [e, por fim], o quarto aspecto do gênero é a identidade subjetiva.” (SCOTT, 1990, p. 14-15).
A análise do texto e os conhecimentos sobre os estudos acerca do gênero realizados por Joan Scott permitem afirmar:
( ) Na perspectiva de Scott, a construção de gênero é essencialmente um processo de representação social, um meio de decodificar o sentido do mundo, estabelecido, primordialmente, através da linguagem.
( ) O conceito de gênero desenvolvido pela autora baseia-se na valorização das relações de poder – significando que gênero não é apenas o primeiro, mas o mais importante campo de significação do poder na sociedade.
( ) Ao construir um modelo teórico para explicitar o modo de estruturação das relações de gênero na sociedade, essa autora acaba também por oferecer um modelo operativo que desvela não apenas o modus operandi das estruturas de dominação, mas também estratégias de enfrentamento com vistas a uma possível mudança desse contexto.
( ) Para Scott, gênero é uma das principais formas pelas quais o poder político tem sido concebido, legitimado e também criticado, porque, ao tomar como referência a oposição masculino-feminino, cria uma percepção de permanência, de fixidez e de oposição binária.
( ) Quando evoca a importância dos símbolos e dos conceitos normativos, a autora sinaliza para a interconexão entre essas dimensões, pois, para ela, as representações simbólicas precisam ser compreendidas em suas modalidades e remetidas a seus contextos de produção, através de conceitos normativos, divulgados e impostos por meio das instituições.
a. V – V – V – V – F
b. F – V – V – V – V
c. V – F – V – V – V
d. V – V – V – F – F
e. F – V – V – F – F
RESPOSTA C
0,5 pontos
...