ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
Por: samantatre • 5/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.009 Palavras (5 Páginas) • 299 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ...................................................................................... 01
1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 02
1.1 CaracterizaÇÃO DA INSTITUIÇÃO 02
2 ROTINA OBSERVADA................. 03
3 REFERENCIAL TEÓRICO 04
4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 05
5 RELATO INTERVENÇÃO 12
6 MOSTRA DE ESTÁGIO 13
CONSIDERAÇÕES FINAIS ......................................................................................14
REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
Os estágios obrigatórios propostos pelas universidades são de fundamental importância para a formação do professor. Quando já estudamos por vários períodos, identificamos nos estágios tudo o que aprendemos e conseguimos relatar na prática o que foi desenvolvido e como isso ocorreu.
Os estagiários nos anos iniciais do ensino fundamental, complementam o professor na sala de aula, observando, relatando e auxiliando quando for necessário. Os relatórios são de fundamental importância, já que precisamos observar de que forma os objetivos propostos estão sendo expostos para os alunos.
Ao longo do trabalho, será relatado alguns planos de aula, onde recebe o nome de intervenção. Esse Plano de Intervenção é feito através das observações que desenvolvi em sala de aula durante os estágios, destacando a importância de trabalhar o ”DESENVOLVIMENTO CORPORAL- ÓRGÃOS DO SENTIDO” nos anos iniciais do ensino fundamental. Descrevendo como cada trabalho foi dirigido aos alunos, os temas que foram desenvolvidos, e a estratégia que utilizei para abordar tal tema.
É importante relatar que os estágios que realizei, serviram de base e modelo para que eu desenvolvesse o Plano de Intervenção, sempre auxiliada pela professora da classe, que demonstrou total apoio ao meu plano. Discutimos sobre a relevância do tema abordado, se ele seria bem aceito, se teria os objetivos alcançados e se acarretaria em algo para que as crianças se desenvolvessem e levassem para a vida.
As atividades propostas atendem a necessidade e a faixa etária das crianças, pois é no desenvolvimento infantil que se firmam muitos conceitos. Ao desenvolver as atividades o aprender brincando se fez presente, pois foram propostas conteúdos simples, com poucos materias, e com um grande nível de conhecimento. O resultado do Plano de Intervenção foi muito positivo, estratégias foram bem utilizadas e fizeram a diferença no ensino aprendizagem.
1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
3 REFERENCIAL TEÓRICO
Utilizando o RCN como base para a elaboração do Plano de Intervenção, podemos perceber que o professor precisa intervir junto a algumas atividades, pois com o seu auxílio as crianças conseguem elaborar respostas, que vamos questionando no decorrer da atividade. As crianças quando questionadas, respodem sem medo, precisam de oportunidade para se expressar, e as rodas de conversa ou até mesmo o bate papo sobre algum tema é de fundamental importância no seu desenvolvimento.
O processo que permite a construção de aprendizagens significativas pelas crianças requer uma intensa atividade interna por parte delas. Nessa atividade, as crianças podem estabelecer relações entre novos conteúdos e os conhecimentos prévios (conhecimentos que já possuem), usando para isso os recursos de que dispõem. Esse processo possibilitará a elas modificarem seus conhecimentos prévios, matizá-los, ampliá-los ou diferenciá-los em função de novas informações,
PLANO DE AULA 5
TEMA : Desenvolvimento corporal: órgãos do sentido (AUDIÇÃO-OUVIDOS)
TURMA: 1º Ano do Ensino Fundamental
CONTEÚDOS:
- Identificar o órgão responsável pela audição;
- Aguçar os sentidos por meio da audição;
- Perceber e diferenciar informações por meio da audição;
OBJETIVOS: Aprender a distinguir vários sons.
PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS: De olhos ainda vendados, chamamos 3 professoras que trabalham na escola e as crianças teriam que identificá-las através da voz. Nessa questão escolhemos professoras que têm sua voz bem marcada. As professoras teriam que ler uma frase, assim elas identificariam pela audição quem estaria falando. Após a identificação de vozes, levamos alguns sons de animais, e ela teriam que identificar cada um ouvindo a transmissão.
...