TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO - GESTÃO EDUCACIONAL

Por:   •  22/10/2021  •  Abstract  •  2.760 Palavras (12 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

ANAIARA DA SILVA SOUSA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

PEDAGOGIA LICENCIATURA

MONSENHOR TABOSA - CE

2021

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

PEDAGOGIA LICENCIATURA

ANAIARA DA SILVA SOUSA

Relatório apresentado à universidade ANHANGUERA, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de estágio curricular obrigatório III – Gestão Educacional e Espaços Não Escolares do curso de Pedagogia - Licenciatura.

Orientador: FALTA COLOCAR

MONSENHOR TABOSA - CE

2021

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. LEITURA OBRIGATÓRIA 5

3. CONHECER O REGIMENTO ESCOLAR E SUA UTILIDADE 7

4. CONHECER A ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA 9

5. PLANO DE AÇÃO 11

6. CONCLUSÃO 13

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

1. INTRODUÇÃO

O estágio é um momento único e de grande importância no processo de formação de profissionais de qualquer área. Ele se baseia como se fosse um formato de treinamento que nos possibilita vivenciar o que foi aprendido durante todo o percurso da faculdade. O estágio em sua essência tem o objetivo de integrar as diversas disciplinas que compõem o currículo acadêmico do de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Anhanguera.

O estágio curricular obrigatório ocorreu na Escola Indígena Joaquim Úgena na cidade de Monsenhor Tabosa – Ceará, na Aldeia Jacinto que é zona rural da cidade citada anteriormente. Como podemos visualizar ainda estamos em meio a uma pandemia mundial e o nosso estágio teve de ser mais uma vez adaptado para seguir as medidas de segurança propostas pela Organização Mundial da Saúde - OMS.

Na oportunidade tive a chance de fazer visitas à instituição pois trabalho nela a algum tempo, e tive contato direto com diretora e coordenador pedagógico para me ajudar a ter um pouco mais de conhecimento sobre esse processo de gestão aplicado dentro da escola. Por fim, digo que a experiência que o estagiário adquire com a prática de atividades é muito importante para sua capacitação profissional, pois a medida que o acadêmico tem contato com as tarefas que o estágio lhe proporciona, começa então a assimilar tudo aquilo que tem aprendido e até mesmo aquilo que ainda vai aprender teoricamente.

2. LEITURA OBRIGATÓRIA

O curso de licenciatura em Pedagogia, ao mesmo tempo em que forma professores, prepara pessoas capazes de compreender e colaborar para a melhoria da qualidade em que se desenvolve a educação na realidade brasileira, envolvidos e compromissados com uma formação da ideia de transformação social. Seguindo esse pensamento, iremos discutir dentro desse tópico descritivo a relação do pedagogo e as diversas áreas da sociedade que o profissional pode trabalhar. Atualmente estamos vivenciando uma época de valores, pensamentos de uma sociedade voltada para determinados valores específicos. Como percebemos, a educação se faz presente em todos os campos da mudança em meio a um povo.

Iniciaremos relatando um pouco sobre a origem da educação no Brasil que ocorreu em meio a colonização com a chegada dos portugueses, a história da educação brasileira se inicia em 1549 com a chegada dos jesuítas e sua doutrinação com os nativos. Após isso, apenas em 1759 as reformas educacionais se iniciaram para melhor oferecer o conhecimento aos alunos e com isso as ideias religiosas antes colocadas como prioridade foram trocadas por ideias laicas e o estado acaba se tornando um detentor dos cuidados com a instrução escolar.

A educação começa a ter mais autoridade com a criação em 1930 do Ministério da Educação e da Saúde Pública, hoje é somente Ministério da Educação. E em 1932 é publicado um manifesto da Escola Nova que tinha como principal objetivo buscar novas regulamentações para a educação e defendia um ensino gratuito, público, universal e laico para todos os alunos. Em 1939 foi criado o curso de pedagogia dividido em 3 anos de teoria e um ano de prática e era dividido em Licenciatura e Bacharelado. Em 1968 o curso foi alterado novamente colocado teoria e prática dentro dos quatro anos e ainda no mesmo ano devido as reformas o estudante de pedagogia poderia atuar nos anos iniciais e nas disciplinas de matemática, geografia e estudos sociais no primeiro ciclo do ensino secundário. E no ano de 1968 com a Lei nº 5.540 a faculdade ganha novos espaços segundo o Parecer do Conselho Nacional de Educação onde possibilitou o pedagogo a partir dali participar dos planejamentos escolares, da gestão e avaliação de estabelecimentos de ensino bem como os sistemas educativos colocados para a organização e desenvolvimento de programas considerados escolares e não escolares.

No que diz respeito ao “campo de atuação o profissional formado em Pedagogia é tão vasto quanto são as práticas educativas na sociedade” - o que faz do Pedagogo um profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, nas suas mais variadas formas e manifestações (LIBÂNEO, 2005, p. 105-6).

O campo der atuação é muito vasto, porém todo o curso é direcionado para o cunho educativo das instituições. O profissional pedagogo da área da educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com