ESTÁGIO V e VI – SUPERVISÃO ESCOLAR
Por: glesiane • 22/4/2015 • Artigo • 2.336 Palavras (10 Páginas) • 305 Visualizações
UNIP [pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 3][pic 4]
ALAN FABRICIO COSTA DOS SANTOS
ESTÁGIO V e VI – SUPERVISÃO ESCOLAR
E
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
E.E.F. “PROFESSOR CARLOS GUIMARÃES”
Belém – PA
2014[pic 5]
ALAN FABRICIO COSTA DOS SANTOS[pic 6]
ESTÁGIO V e VI – SUPERVISÃO ESCOLAR
E
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
E.E.F. “PROFESSOR CARLOS GUIMARÃES”
Relatório apresentado à Universidade Paulista – UNIP como requisito para o Estágio V e VI – Supervisão Escolar e orientação escolar.
.
Belém – PA
2014
RESUMO
A E.E.F “Professor Carlos Guimarães” está localizado no Conjunto da COHAB, Gleba 1, Marambaia. A escola oferece a Educação Infantil e 1º ao 5º ano, Ensino Fundamental, 6º ao 9º ano. Esses alunos são atendidos pela manhã e tarde. A educação dessa escola tem como princípio propiciar ao educando o desenvolvimento ao educando o desenvolvimento da capacidade de pensar e agir, não limitando seus estudos aos conteúdos ministrados em sala de aula. A mesma vem prestando serviços educacionais, atendendo a comunidade do Bairro da Marambaia no Município de Belém, em caráter sistemático. Portanto, a missão filosófica da escola tem como objetivo a formação de alunos que compreendam a cidadania, e se posicionem de forma crítica que sejam intuitivos, sensíveis, agentes transformadores, hipotéticos, éticos que sejam contra a discriminação, que saibam utilizar a tecnologia, que questionem a realidade e proponham soluções que utilizem as diferentes linguagens, que valorizem a pluralidade do patrimônio sócio-cultural, que aprendam a valorizar o meio ambiente e saibam comunicar suas deias, com competências e habilidades para enfrentar a vida e o mercado de trabalho. A escola, como espaço de formação de sujeitos, que estão na sociedade, vivem e não apenas serão inseridos nela, precisa estar preparada para oferecer aos alunos uma formação que lhes permita transitar nesse mundo de forma crítica, como propositores de uma nova ordem e como sujeitos interventores no futuro que cada um pode construir hoje.
Palavra - Chave: Formação, sócio-cultural e escola.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO....................................................................................................................................6.
1. GESTÃO DA EDUCAÇÃO NA EMPRESA. .................................................................................. 7.
1.1 - Os mecanismos utilizados pela Escola para trabalhar as práticas da Gestão da Educação na Empresa. ...................................................................................................................................... 7.
2. AVALIAÇÃO DO SISTEMA E DO RENDIMENTO ESCOLAR..........................................................7 .
2.1. As ferramentas didáticas adicionais a Escola para apresentar as três diferentes modalidades de avaliação do rendimento escolar: Diagnóstica, Formativa e Somativa......................................................................................................................................... 7.
3. DIDÁTICA PARA O ENSINO A DISTÂNCIA. ................................................................................... 8. 3.1. A Escola no preparo de seus alunos para o autogerenciamento de seus estudos. ...................................................................................................................................................... 8.
3.2. Os meios utilizados pela Escola para acompanhar o posicionamento crítico de seus alunos frente às diversidades da Sociedade da Informação. .................................................................................. 8.
4. ECONOMIA APLICADA A EDUCAÇÃO. .................................................................................... 9.
4.1. A Escola no trabalhado do pensamento de seus alunos quanto às questões de natureza econômica que fazem parte de nosso cotidiano. ............................................................................... 9.
5. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. ..................................................................................................... 9.
5.1. A Escola no serviço próprio de encaminhamento de alunos para o mercado de trabalho. ....................................................................................................................................................... 9.
5.2. As atividades desenvolvidas pela Escola para trabalhar a consciência crítica de seus alunos quanto às questões de Educação, Política e Cidadania......................................................................10.
6. METODOLOGIA DO ENSINO MÉDIO. .......................................................................................... 10.
6.1. Os conteúdos trabalhados pela Escola para trabalhar a Metodologia do Ensino Médio. ........................................................................................................................................................10.
7. O TRABALHO MONOGRÁFICO. ................................................................................................ 10.
7.1. A Escola na organização de suas ações para trabalhar a diferenciação dos conhecimentos Empíricos e Científicos. .............................................................................................................. 10.
8. Prática em Administração – Gestão da Educação na Empresa. .....................................................11.
8.1. A Escola no trabalho da questão da Gestão Educacional Empresarial. ......................................11.
8.2. As orientações da Escola para elaboração do relatório de estágio supervisionado em administração: prática de gestão da educação na empresa.............................................................11.
CONCLUSÃO. ..............................................................................................................................12.
...