EVASÃO E O INSUCESSO ESCOLAR
Por: AdrianaMerencio • 26/4/2018 • Monografia • 6.924 Palavras (28 Páginas) • 224 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGOGIA EAD
ADRIANA RODRIGUES DOS REIS MERENCIO
EVASÃO E O INSUCESSO ESCOLAR
RIO DE JANEIRO
2017[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGOGIA EAD
ADRIANA RODRIGUES DOS REIS MERENCIO
EVASÃO E O INSUCESSO ESCOLAR
Projeto de Pesquisa apresentado como exigência da disciplina TCC em Pedagogia Orientador Sonia de Souza Medeiros
RIO DE JANEIRO
2017[pic 2]
- SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 Apresentação do tema 4
1.2 Questões norteadoras 5
1.3 Objetivos 6
1.3.1 Geral 6
1.3.2 Específicos 6
1.4 Justificativa 6
1.5 Procedimentos metodológicos 8
2 A EVASÃO ESCOLAR: FATORES RELACIONADOS AO PROCESSO DE FUGA 10
2.1 Fatores externos 11
2.2 Fatores internos 11
2.3 Consequências 13
3 DO FRACASSO A SOLUÇÃO 15
3.1 O Ministério da Educação e as políticas, programas e ações no confronto ao insucesso escolar 16
3.2 A realidade 18
4 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 19
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 23
REFERÊNCIAS 25
ANEXOS
RESUMO
Este estudo relata sobre o desafio da evasão escolar. Uma vez que a escola é um meio de vida social enriquecedor, um ambiente esclarecedor que harmoniza a aprendizagem e a construção de conhecimento, lugar aonde o sujeito deposita a esperança da conquista de realização dos sonhos, almeja a probabilidade de crescimento pessoal e sucesso profissional, o presente trabalho consiste em entender os principais motivos que despertam a Evasão e o Insucesso Escolar na vida acadêmica dos estudantes. Nesta investigação, recorremos a uma metodologia de abordagem qualitativa, com recurso de entrevista estruturada a quatro professores em uma escola pública do Rio de Janeiro-RJ. O resultado mostrou que a Evasão Escolar é motivo de inquietação para as escolas, pais e para o Sistema Educacional Escolar, promovendo graves prejuízos sociais, evidenciando-se dentre eles, a porta de acesso de crianças no submundo do crime, acarretando no crescimento da criminalidade e a falta de estímulo por parte dos docentes. O já alto indicador de Evasão Escolar vem progredindo anualmente veementemente, em todas as regiões do território nacional, dado que as crianças são matriculadas na escola, porém grande parte dos matriculados não permanecem nela até a conclusão de seus estudos.
Palavras-chave: Evasão escolar; Insucesso escolar; Sistema educacional.
INTRODUÇÃO
Décadas atrás, o grande desafio das autoridades governamentais, na esfera educacional, era garantir o acesso do brasileiro a educação formal, porém algo inesperado foi percebido: Apenas o acesso à escola, não garantia que o aluno nela permanecesse, tão pouco obtivesse êxito. É real que os indicadores de ingresso à Educação cresceram nas últimas três décadas, mas os índices de permanência e a de evasão, não progrediram na mesma periodicidade. Hoje, de cada cem estudantes que ingressam no Ensino Fundamental, apenas trinta e seis concluem o Ensino Médio.
Fatores externos e internos relacionados à escola, ao trabalho, família, desigualdades sociais, a didática e ao professor, colaboraram para gerar um tema que neste estudo denominaremos de evasão e o insucesso escolar, que se tornou tema de debate e reflexão no âmbito da educação brasileira, pois foi percebido que o ato se torna crucial na trajetória escolar do alunado, refletindo diretamente na vida deste quanto cidadão.
Apresentação do tema
O presente trabalho pretende alertar, analisar e intrigar sobre a evasão e o insucesso escolar no âmbito da educação brasileira, um assunto antigo que nunca deixa de se tornar atual. Parece incoerente, mas é exatamente nesta primeira frase que se resume um dos maiores desafios enfrentado pelas redes do ensino público e pasmem, também é um problema do ensino privado. Pesquisadores observaram que a maior parte dos alunos só enxerga razão em ir à escola para obter o famoso “canudo”, poder ganhar dinheiro em um bom emprego ou ter uma vida tranquila no futuro. Como prevalece a ideia de uma formação sem sentido, muitos se desestimulam e desistem. O diagnóstico da pesquisa Motivos da Evasão Escolar, da Fundação Getulio Vargas (FGV), indica que a desmotivação é a principal motivo da saída definitiva para adolescentes entre quinze e dezessete anos.
...