EXPERIÊNCIA COMO ESTUDANTE PESQUISADOR
Por: Jonathas Benevides • 13/1/2023 • Relatório de pesquisa • 521 Palavras (3 Páginas) • 87 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
POLO DE IPIAÚ-BAHIA
DISCIPLINA: ESTUDOS COMPLEMENTARES I
JONATHAS BANDEIRA BENEVIDES
IPIAÚ - BAHIA
2022
EXPERIÊNCIA COMO ESTUDANTE PESQUISADOR
Minha experiência como estudante pesquisador foi muito importante e de uma relevância sem igual. A escolha pelo tema da pesquisa foi muito simples e teve como base um curso de deficiência intelectual que fiz paralelamente ao curso de pedagogia, o mesmo me deixou com certa inquietação no quesito atendimento as necessidades de acordo com as leis vigentes, proporcionando assim a escolha pelo tema: OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR.
Para que houvesse um melhor desempenho e maior aprofundamento da temática proposta, foi utilizada a abordagem bibliográfica, sendo ela de caráter exploratório, o que pode nos permite descobrir com mais facilidade e precisão a ocorrência dos fatos e correlacioná-los com outros fatores. Para melhor embasamento, comprovação da relevância do estudo e fundamentação do mesmo, discutimos com as leis norteadoras do tema e com autores como... Salamanca (1994); LDB Nº 9.394/1996; LBI Nº 13.146/2015; FACION, 2008; MANTOAN, 1997, 2003, 2005; KELMAN, 2010; MENDES, 2002; GAUDENZI; ORTEGA, 2016 dentre outros.
Em um primeiro instante fiquei um pouco atordoado com a quantidade de material pesquisado para a confecção do artigo, porém, depois de organizar todo o material, pude dividir em tópicos e aí sim ordená-los de acordo com os capítulos pensados.
E para uma melhor conjuntura da escrita, a mesma foi iniciada com o Contexto histórico da inclusão de pessoas com deficiência no Brasil a partir da implementação da Lei Brasileira de Inclusão Nº 13.146 de 2015, onde pude contextualizar a inclusão a partir de seu momento histórico na política pública brasileira, que foi a implementação da LBI.
Em sequência, foi abordado o Panorama da inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular do estado da Bahia, onde foi possível observar a evolução do nosso estado em relação à implementação de políticas públicas exclusivas e inclusivas, visando a garantia dos direitos preestabelidos pela Constituição Federal Brasileira. E dentro desse capítulo, estendeu-se um subcapítulo que fez referência Aos desafios para inclusão dos discentes com deficiência na escola regular, onde os obstáculos veem para tentar emperrar a consolidação de um processo regulador e benéfico não somente para as pessoas com deficiência, mais para a sociedade como um todo.
A pesquisa supracitada, de acordo com o meu modo de visão, teve um grau de dificuldade um tanto quanto elevado, pois mesmo com tantos materiais disponíveis para tal, ainda foram encontrados obstáculos para a construção de uma redação coesa e bem contextualizada, isso por conta da responsabilidade e do peso que envolve a temática.
Por fim, foi identificada a necessidade de constante aperfeiçoamento e uma melhor construção nos processos de inclusão, além da necessidade de políticas públicas mais eficazes, pois a jornada é bem árdua e dolorosa, entretanto, foram encontrados também avanços, principalmente no tocante a mudança na postura dos envolvidos.
...