EXPLORANDO AS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA
Por: ardiles teixeira • 18/5/2019 • Projeto de pesquisa • 1.680 Palavras (7 Páginas) • 222 Visualizações
[pic 2]
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO DE PEDAGOGIA
EXPLORANDO AS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA
ANA LETÍCIA DA SILVA FARIA RA:1841946
BRUNA DE CASTRO SOUZA RA: 1830031
BRUNO HENRIQUE BORGES PEREIRA RA: 1806031
RENATADE SOUSA BORGES RA:1804388
VALDA DE FÁTIMA FONSCECA PIRES RA: 1834317
ARCOS
2019
ANA LETÍCIA DA SILVA FARIA RA:1841946
BRUNA DE CASTRO SOUZA RA: 1830031
BRUNO HENRIQUE BORGES PEREIRA RA: 1806031
RENATADE SOUSA BORGES RA:1804388
VALDA DE FÁTIMA FONSCECA PIRES RA: 1834317
EXPLORANDO AS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA
Trabalho Apresentado como requisito parcial a Disciplina Projetos e Práticas de Ação Pedagógica, do Curso de Pedagogia, da UNIP sob a Orientação do professor: Cleópatra Barbosa.
ARCOS
2019
SUMÁRIO
- TEMA 3
- JUSTIFICATIVA 3
- SITUAÇÃO- PROBLEMA 4
- PÚBLICO - ALVO 4
- OBJETIVOS 4
- EMBASAMENTO TEÓRICO 4
- PERCURSO METODOLÓGICO 6
- RECURSOS 6
- CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 7
- PRODUTO FINAL 8
- AVALIAÇÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA 9
TEMA
Conhecendo a escola
JUSTIFICATIVA
Conhecer e se localizar nas dependências da escola possibilita aos alunos maior interação com o ambiente e o desenvolvimento de noção espacial, localização, relação entre os locais e o que acontece em cada um deles.
No caso dos alunos da educação infantil, é importante que sejam estimulados pelos professores a irem até a secretaria levar um recado ou buscar um material necessário. Dessa forma, o mesmo desenvolverá a noção de responsabilidade e, também, a comunicação com outras pessoas.
Ao refletirmos a temática, levamos em consideração a necessidade observada através de experiências vivenciadas com alunos do 1º e 2º períodos que não se sentem seguros no ambiente escolar.
É importante que a criança se familiarize com a escola e sintam parte integrante desse ambiente, pois ao sentir familiarizado na instituição refletirá no seu interesse pelo conhecimento.
SITUAÇÃO-PROBLEMA
O projeto desenvolvido visa apresentar o espaço escolar — no qual grande parte de nossas crianças passam seu tempo e que pode permitir aprender muitas coisas, e não somente dentro da sala de aula, mas em todos os ambientes. A estrutura física da escola, assim como sua organização, manutenção e segurança, revelam muito sobre a vida que ali se desenvolve ou que se quer desenvolver. Desta forma pensou-se estudar e observar o que o Espaço Escolar revela.
Entre muitos assuntos que giram em tornos de questões gestoras de uma instituição educacional, uma das que mais me chamaram a atenção é a do Espaço Escolar, o que o mesmo representa, como ele é utilizado pelos gestores, qual legislação e documentos existem sobre espaço e se os mesmos são cumpridos.
Este estudo usou como coleta de dados a observação na Escola, a análise da Legislação Municipal, Nacional e documentos como o PPP e Regimento escolar,
focando na relação do mesmo com o tema. A pesquisa e a elaboração desse projeto pretendem auxiliar professores a terem um olhar diferenciado para o espaço que se tem, para o já conhecido, de modo a fazer diferente e melhor . Com essa pesquisa deseja mostrar-se que como se vê, o chão e as paredes também ensinam.
PÚBLICO – ALVO
Alunos da Educação Infantil 4 a 5 anos
OBJETIVOS
- Objetivo Geral
Apresentar aos alunos a instituição, os professores e toda equipem de apoio, fazendo com que se sintam seguros ao transitar na escola.
- Objetivos Específicos
- Reconhecer a sala de aula e professores;
- Reconhecer o parque e a área de recreação;
- Reconhecer a equipe de apoio.
EMBASAMENTO TEÓRICO
A organização do tempo e dos espaços escolares é e depende da construção humana que foi elaborada no decorrer da história e que, portanto, expressa as relações sociais que os mesmos têm e se estabelecem, podemos pensar a possibilidade de mudanças na estrutura do espaço das escolas de modo a se tornarem espaços que favoreçam o processo de desenvolvimento e formação das crianças, respeitando-as como sujeitos de direitos.
Mayumi de Souza Lima (1989; 1994; 1995) defende a importância da qualidade do espaço na educação das crianças, no sentido de proporcionar um espaço que, ao invés de confinar a infância no interior da escola, proporcione as condições mais favoráveis para o processo de desenvolvimento da criança. Partindo de reflexões sobre o desaparecimento, nos centros urbanos, (em decorrência de uma expansão das cidades acompanhada pelo crescimento da violência e do desrespeito com o ser humano... As crianças começam a ficar mais em casa) - de
...