Educação Departamento de Ensino a Distancia
Por: CelinhoAyres • 18/4/2021 • Trabalho acadêmico • 728 Palavras (3 Páginas) • 130 Visualizações
Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
Departamento de Ensino a Distancia
Curso de Licenciatura em Educação Física
Pedagogia da Educação Física no Ensino Médio
José Célio Ayres da Silva Junior
Macapá-ap
2021
Atualmente a escola possui um papel fundamental para os alunos e conseqüentemente para a sociedade, pois além de desenvolver o processo ensino-aprendizagem abraça a atribuição de formação de cidadãos, preparando-os para o cotidiano o que exige um empenho que vai além dos conhecimentos, utilizando o que aprende em outros campos sociais para agir como sujeito crítico, consciente, capaz de refletir e de decidir sua própria história.
O professor trabalha com diversos alunos em sala de aula e cada um com sua personalidade, por isso um bom educador precisa estar disposto a fazer mudanças em seu ensino, cronograma ou estratégia para que os alunos se beneficiem, considerando que favorecendo os alunos não reduz a sua autoridade, muito pelo contrário, demonstra flexibilidade e aponta preocupação e desejo para que todos tenham uma aprendizagem efetiva.
Outra característica indispensável para um professor é a organização, pois através dela ele possui elementos para transmitir os assuntos com clareza e no tempo certo, proporcionando uma aula com fluidez, visando garantir que a aula não seja interrompida pelo comportamento dos alunos, um profissional desorganizado é observado pela turma quando muda constantemente a linha de raciocínio ou quando não está atento com datas, prazos e materiais de trabalho.
. O professor equilibrado expressa cuidado e entende as necessidades e limitações de seus alunos, percebendo que cada um possui seu ritmo de aprendizagem, quando um aluno apresenta problemas comportamentais e afronta o professor , é preciso atuar com paciência mostrando que a experiência e autoridade do educador são primordiais para resolução de conflitos.
Em relação à metodologia, os métodos tradicionais podem não estimular os alunos a aprenderem mais sobre dado assunto, ou seja, o professor deve modernizar suas aulas objetivando despertar o interesse dos alunos e para que compreendam o máximo possível do conteúdo, reinventando e buscando novas fontes de para suas aulas.
A empatia é uma qualidade elementar para o docente, correspondendo à habilidade de se colocar no lugar do outro, viabilizando que o professor conheça bem seus alunos e entenda suas dificuldades de aprendizagem, levando em consideração problemas externos à sala de aula, permitindo a discernir com mais clareza qual a necessidade e dificuldade de cada aluno.
Um bom professor deve a ter iniciativa em resolver problemas buscando por soluções e resultados, a proatividade permite identificar a dificuldade do aluno e encontrar mecanismos para auxiliá-lo, almejando que o ensino e aprendizagem sejam eficientes, o professor deve buscar melhorias para os envolvidos no processo, como alunos, pais e administradores da escola.
A educação é a peça-chave para um bom desenvolvimento como cidadão, e o professor, através de sua ação pedagógica, e da seleção das estratégias de ensino, deve direcionar o aluno a construir o conhecimento de forma organizada, para que o mesmo tenha um melhor entendimento da realidade social que o cerca e tenha habilidade de intervenção na mesma.
Para alcançar uma educação eficiente é preciso atualizar as práticas pedagógicas desenvolvidas dentro de sala de aula para associá-las com realidade e a vida dos alunos, contudo a atualização significa um desafio, pois muitas vezes o professor da escola pública está esgotado da sua jornada diária que pode ser dupla ou tripla, fazendo com que o docente não tenha tempo nem para pensar sobre as dificuldades de aprendizado dos alunos, muito menos pesquisar e buscar novos exercícios e propostas educacionais para realizar com eles.
...