Educação Especial Inclusiva
Por: nandita • 21/10/2019 • Trabalho acadêmico • 374 Palavras (2 Páginas) • 293 Visualizações
A proposta da Educação Especial Inclusiva no Brasil passou por inúmeras mudanças, entendendo que a educação inclusiva é a educação que deve ser oferecida a todos os alunos, independente de suas necessidades. Uma educação que crie de fato condições para que os alunos possam avançar cada vez mais em seus conhecimentos, o que implica a criação de todas as condições necessárias para isso, ou seja, desde condições físicas e estruturais, como adaptações no currículo.
Lembrando que para isso é importante estabelecer a diferença entre integração e inclusão, sendo que integração se refere ao que acontecia antigamente, onde os alunos com necessidades especiais eram integrados no ensino, devendo se adaptar a ele, e, inclusão por sua vez implica em incluir os alunos no ensino, onde a escola precisa se adaptar a estes alunos, criando todas as condições possíveis para que eles possam aprender de maneira satisfatória.
A realidade é que não basta apenas integrar o aluno na escola, pois isso implica na ideia de que o aluno precisa passar por mudanças para se adaptar ao meio. É preciso pensar e desenvolver ações que viabilizem a sua inclusão, que implica na ideia de que a escola precisa passar por mudanças para receber esses alunos e garantir o seu pleno desenvolvimento e aprendizagem, o que indica a necessidade de tanto o educador como a escola de um modo geral pensar em estratégias que permitam que este aluno possa se desenvolver e aprender de forma satisfatória.
O ensino para a inclusão social implica na utilização de instrumentos pedagógicos da escola, mas também na inserção da família nesse processo, buscando fortalecê-la enquanto núcleo básico que impulsionam as ações inclusivas e de cidadania na escola. Assim, para que a escola possa realizar uma educação de maneira adequada, deverá, ela precisa tanto incluir o aluno no meio escolar, como também incluir a sua família nos momentos tanto de atenção como de atuação psicopedagógica junto aos alunos da inclusão.
A inclusão para ser satisfatória precisa contar com a participação da família dos alunos com necessidades educacionais especiais, pois o desafio de incluir consiste em um processo de adaptação não apenas da criança no meio em que se encontra, como também da família, que precisa se ajustar frente as necessidades e possibilidades de seus filhos.
...