Educação `a Distância
Por: diegotribos • 3/11/2016 • Dissertação • 880 Palavras (4 Páginas) • 298 Visualizações
[pic 1]
TG - Trabalho em Grupo
Aluno: Diego Luiz Felício.
RA – 1627133
Polo
Dourados MS
Setembro 2016
Questionário.
1 - Dariam algum conselho para ajudar os alunos a prever possíveis dificuldades na EAD?
R: O primeiro conselho que daria a meus futuros possíveis alunos seria a de ter coragem para enfrentar o pré-conceito existente com relação a modalidade EAD, em seguida, com muita calma e disposição em bem apresentar a modalidade e a sanar dúvidas, me colocaria a disposição para um bate papo sobre suas primeiras grandes dificuldades deixando sempre como “ponto de alerta” o fato de que sanar dúvidas que surgem agora é uma maneira eficaz de não “sucumbir” `as que virão.
2 – Aconselhariam a abandonar a ideia de um curso a distância? Por quê?
R: Jamais daria tal conselho, primeiro porque, como professor, entendo que uma das minhas tarefas é motivar o aluno, celebrar seus primeiros passos, e apontar-lhes os próximos, sendo assim, aconselhar a abandonar não caberia nessa relação professor/aluno. Também justifico o fato de não aconselhar com a incapacidade que teria de fazer tal feito diante da qualidade de cursos e universidades `a distância que temos tido, a UNIP na qual estou hoje é um excelente exemplo disso.
3 – Falariam para eles o que funciona bem “na época de vocês” que poderia ajuda-los?
R: Com toda certeza, penso que quem observa os “erros” de alguém (e até os seus próprios) e trabalha para não cometer os mesmo tem a chance aumentada para não passar pro situações chatas e desgastes desnecessários.
4 – Quais seriam aqueles truques que poderiam ser ensinados para esses alunos para que aproveitassem o curso de Pedagogia ao máximo?
R: Tenho aprendido muito nesse quase um ano de curso, mais até do que eu imaginava que fosse aprender, e uma das coisas que eu ensinaria com muito afinco seria para que trabalhassem a ideia de fazer com que seus estudos fossem tão amplos e abrangentes quanto a proposta da modalidade EAD, que lessem muito, lessem além dos textos propostos e das apostilas que recebem, que fossem para blog’s, sites, revistas, livros, autores e desbravassem o mundo da Pedagogia com as próprias mãos sob o direcionamento tão destro dos tutores e professores.
Aconselharia também para que se “desligassem” das suas atividades extra-curso e afazeres, afinal, estar em uma universidade presencial já é difícil não pensar nas coisas a resolver, nos problemas a consertar, ainda mais estando estudo em ambientes característicos do seu dia-a-dia. Diria para eles: -Sabe de uma coisa? Eu “patinei” pensando nas coisas que poderiam esperar um pouquinho mais enquanto deveria me dedicar ainda mais e quando me dei conta era quase tarde demais, não repita esse erro!.
Texto dissertativo-argumentativo: Educação a distância vale a pena?
Meu sonho sempre foi estar na universidade. Desde a minha quinta série tinha convicção de que queria ser professor, porém, a grande dúvida que perdurou por anos foi: Que curso fazer?. As opções que eu gostava eram muitas, história, sociologia, filosofia e, pasmem, pedagogia.
Enquanto a dúvida me fazia protelar a realização do meu sonho os anos passavam e com ele muitas coisas evoluíam e logo a universidade “tradicional” já estava com ares novos e mais ousados, a modalidade de Ensino a Distância. Para mim que sou de uma cidade do interior de Santa Catarina onde tem uma universidade particular muito forte sempre teve a modalidade EAD sob suspeita, pronto, agora havia mais um motivo para estar estagnado sob forte dúvida.
...