TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e Transformação Social

Por:   •  11/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 RELEXÕES SOBRE A FILOSOFIA E A PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO 4

3 ATIVIDADES 5

3.1 DINÂMICA DA ROSA.............................................................................................5

3.2 DINÂMICA “NÃO ESTAMOS SOZINHOS” 5

3.3 DINÂMICA “BALÃO BEBÊ” 6

4 CONCLUSÃO 7

BIBLIOGRAFIA, REFERÊNCIAS E FONTES 8

1 INTRODUÇÃO

Sei que o ensino não é a alavanca para a mudança ou transformação da sociedade, mas sei que a transformação social é feita de muitas tarefas pequenas e grandes, grandiosas e humildes! Estou incumbindo de umas dessas tarefas, sou um humilde agente da tarefa global de transformação. Muito bem, descubro isso, verbalizo isso, proclamo isso, verbalizo minha opção. (FREIRE, 2001, p. 60).

No contexto atual, o desafio da educação e transformação social é estimular, nas circunstâncias mais diferentes, a capacidade de intervenção e transformação na perspectiva social de emancipação humana, contemplando a diversidade cultural. Sendo então necessário criar condições estratégicas para tal, assegurando a identidade de cada sujeito envolvido, lembrando que antes de querer mudar alguma coisa, necessário se faz mudar a si mesmo. Para tal é preciso utilizar práticas que incorporem interesses transformadores, problematizando o conhecimento, utilizando o diálogo livre, crítico e afirmativo buscando um mundo melhor para todas as pessoas.

2 REFLEXÕES SOBRE A FILOSOFIA E A PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Toda teoria pedagógica tem seus fundamentos baseados num sistema filosófico. É a filosofia que, expressando uma concepção de homem e de mundo, dá sentido à Pedagogia, definindo seus objetivos e determinando métodos de ação educativa. Nesse contexto não existe educação neutra. Ao trabalhar na área de educação, é sempre necessário tomar partido, assumir posições. E toda escolha de uma concepção de educação é fundamentalmente o reflexo da escolha de uma filosofia de vida. (HAYDT, 1997, p. 23).

Ao lançar mão da filosofia, o pedagogo faz com que a educação seja analisada, sentida, refletida, saindo do fazer pelo fazer, sem direcionamentos que possam nortear o porquê e o para quê destina-se esse fazer.

Pensando através das diversas linhas da filosofia é possível ao educador fugir da simplicidade e ingenuidade de explicações mágicas e simplórias ao interpretar os problemas do cotidiano, buscando aprofundar-se em suas análises, não se satisfazendo com as aparências, mas questionando e avaliando sempre. Neste contexto, faz-se necessário lembrar que todo método ou técnica pedagógica encontram seus fundamentos numa psicologia educacional, que por sua vez encontra seus fundamentos numa filosofia da educação e essa ligação possibilita um olhar critico sobre as metodologias e técnicas que engessam o pensar, buscando uma forma educacional ampla, que estimula o pensamento critico, a análise e o diálogo entre os sujeitos envolvidos, contribuindo para a construção de uma sociedade que reduz as desigualdades e busca soluções a partir do individuo como agente transformador e transformado pela sociedade que não se deixa atutelar-se em suas escolhas, mais consegue determinar o seu papel enquanto cidadão.

O ato pedagógico é uma ação do homem sobre o homem, buscando construírem juntos, uma sociedade que seja melhor para todos. Cabe então ao pedagogo, auxiliar na formação de indivíduos que tenham a capacidade de utilizar todo seu potencial criativo para melhorar a sociedade onde estão inseridos, formando cidadãos solidários, conscientes, confiantes e capazes superar o individualismo e agir em prol do coletivo.

3 ATIVIDADES PARA SEREM REALIZADAS EM SALA DE AULA

3.1 DINÂMICA DA ROSA

Objetivo: Despertar a atitude de preservação.

Materiais: Uma rosa natural

Procedimento: Fazer um círculo e a partir daí cada integrante, ao receber a rosa, irá retirar uma pétala, de forma que ao final sobe somente o talo da mesma.

O educador irá questionar com os alunos o que aconteceu? Será que podemos consertar o que fizemos?

Essa dinâmica visa trabalhar a responsabilidade das escolhas, a preservação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com