Educação ludica
Por: joelma32 • 18/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.445 Palavras (10 Páginas) • 210 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE AHNANGUERA-POLO PALMAS
CURSO DE PEDAGOGIA
Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Professora Tutora EaD Andreia Corrêa
Atividade Prática Supervisionada de Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Belenise Alves Nogueira Dos Santos – RA: 411266
Fernanda Rodrigues Santos- RA: 410564
Joelina Cirqueira de Macêdo Santos- RA: 410610
Joelma Artheman Luiz de Almeida- RA: 434961
Mara Aparecida Carvalho Barbosa-RA: 434881
PALMAS, TO, 18 DE ABRIL 2013
SUMÁRIO
Introdução 03
Estrutura do Sistema de Ensino no Brasil 04
Organização da Educação Nacional 05
Lei de Diretrizes e Bases da Educação 07
Modalidades de Ensino no Brasil 08
Considerações Finais 09
Referências Bibliográficas 10
INTRODUÇÃO
Uma nova história na estrutura educacional foi criada através do poder hoje existente no Brasil tanto político, quanto cultural e social. Esta estrutura contexta a história dos séculos passados, onde a educação era para poucos, hoje se inclui todo tipo de povos independente de raça ou cor com fins de garantir que todos tenham direito a educação, com o intuito de construir cidadãos para um Brasil melhor. Nesse contexto foi criada a Lei de Diretrizes e base da Educação (LDB) para garantir que se cumpra esse direito. Cabe aos governos à fiscalização, liberação de recursos para que se faça valer essa lei.
ESTRUTURA DO SISTEMA DE ENSINO NO BRASIL
Hoje o ensino no Brasil é estruturado pela Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB), como consta na lei n°9394, de 20 de dezembro de 1996, citações esta transmite a organização educacional constituindo todas as modalidades de ensino regularizando o sistema e seus princípios educacionais podendo ser pública, ou seja, mantidas pelo poder público, ou privada, administrada por pessoas físicas ou jurídicas.
Desta Forma a LDB define a educação em duas modalidades: a educação básica e a educação superior. Compõe a educação básica: a educação infantil, que trata da pré-alfabetização composta em duas fases atendendo crianças de zero a três anos geralmente em creches e a pré-escola dos quatro aos seis anos de idade para desenvolver seu aspecto psicológico e intelectual; O ensino fundamental é a base da alfabetização que tem duração de nove anos para crianças a partir dos seis anos ensinando-lhe ler, escrever e fazer vários tipos de cálculos; e o ensino médio que se trata da última fase da educação básica, com duração de três anos, o ensino médio é a porta para o mercado de trabalho e ingresso na educação superior.
A educação superior é o nível mais elevado e abrange cursos como graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, além de especializações, aperfeiçoamento e extensão, oferecidos em universidades públicas ou privados, que tem o objetivo formar cidadãos em diferentes áreas de conhecimento.
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL
No Brasil quando falamos de sistema de ensino nos referimos aos critérios de administração interligados pelas leis. Para Saviani (1978), o Brasil não possui um sistema único de ensino, pois para ele “para se obter um sistema de ensino três fatores são indispensáveis: Teoria da Educação, conhecimento das estruturas reais dos problemas educacionais, conhecimento da realidade social, política e cultural”.
...