Educativa
Por: 02061976 • 22/9/2015 • Trabalho acadêmico • 800 Palavras (4 Páginas) • 210 Visualizações
Aluna: Maria das Mercês Pereira de Souza
Prof.ª MSC: Neide Aparecida Lopes
Curso: Pedagogia
Memoria Educativa
Meu nome é Maria das Mercês Pereira de Souza, sou a sexta filha de 8 filhos, minha mãe se chama Luzia Pereira de Souza, nasci na cidade de Porto Nacional- Toe , tenho 38 anos de idade.
Fui matriculada a escola com sete anos de idade na pré-escola, vivi momentos bons nessa fase tudo era novidade, e como a escola era no mesmo bairro que morava, conhecia a todos, repeti a terceira serie por três vezes, era uma criança que não gostava de estudar, ate que um dia pus na cabeça que não iria mais reprovar. Passei a me dedicar nos estudos e consegui passar para quarta serie, nesse ano letivo obtive boas notas.
Lembro que na quarta serie, uma professora chamada Elsa, um dia ela conversou com outra professora, que havia sido minha professora a respeito dos meus rendimentos escolares, essa professora de quem não me recordo o nome, não acreditou que eu havia mudado, em relação aos estudos, e queria ter a certeza que de que era eu, minha atual professora confirmou que eu so tinha boas notas.
Eu era uma criança que brigava muito com professores e com os colegas também. No ambiente escolar era bem conhecida, minha vida acadêmica estudei em apenas duas escolas, em uma fiz o ensino fundamental e na outra o ensino médio. Por morar em cidade pequena e todo mundo se conhecia, minha fama de aluna desinteressada era grande.
No ensino fundamental II não tive muitas dificuldades e continuava com boas notas, mas eu era uma aluna muito difícil, que brigava com todos os professores, e muitos falavam, “ você vai fazer magistério,” vai ser professora para você ver i que passamos com vocês .
No segundo grau não sei se por falta de opção me matriculei no curso de magistério, mas dizia a todos que não iria para sala de aula, pois não queria passar em sala de aula o que os professores sofriam conosco. Gostei do curso, do estagio, de confeccionar os materiais para levar para o estagio obrigatório.
No terceiro ano desisti do curso e mudei para Brasília, onde fiquei por um ano, trabalhei em varias funções, ate de domestica trabalhei em uma casa de família em Brasília. Voltei para minha cidade e para a escola, conclui o curso de magistério, mas não fui para sala de aula. Resolvi voltar para Brasília, com o diploma de magistério para tentar uma nova vida na cidade, e estou aqui ate hoje, trabalhei em algumas empresas, em um seminário e na igreja tabernáculo evangélico de jesus, exercendo varias funções, (ITEJ) nesse ultimo permaneci por 15 anos.
Depois de quase 20 anos sem estudar, nasceu em mim a necessidade de lutar por um espaço melhor. Com muitas dificuldades retornei a sala de aula, e me sinto vitoriosa, pois dos 8 irmãos, sou a única que concluiu o ensino médio e cursa uma faculdade. Passei por momentos difíceis no decorrer do curso, em maio de 2014, a família com quem moro passou por um processo de perda muito grade, a morte inesperada da matriarca da família, foi difícil concluir o terceiro semestre, e para complicar em outubro de 2014, passei mal e não fui mais a mesma, passei a tomar antidepressivo, remédios para ansiedade e outros remédios, foi com muita dificuldade consegui concluir o quarto semestre, tive ajuda e incentivo de professores, colegas de turma, amigos que me incentivaram a prosseguir. Hoje estou cursando o quinto semestre, estou fazendo acompanhamento com psiquiatra mensalmente, tomando remédios fortes, mas falta menos de um ano e meio para concluir o curso, e por isso decidir lutar, para vencer os obstáculos que surgem, pois acredito que nada vem fácil e se Deus esta permitindo que eu passe por isso é porque ele vê que tenho condições de supera todas as lutas.
...