Educação Aplicada aos Cuidados das Crianças
Por: eletroneu • 6/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.014 Palavras (5 Páginas) • 340 Visualizações
Índice:
1.Introdução .............................................................................................. Pág. 04
2.Porque o cuidado com as crianças é importante nos Colégios de Educação Infantil e Creches? ................................................................................. Pág. 05, 06
3. Escolas que alcançaram bons resultados na sociedade ..................... Pág. 06, 07
4.Conclusão ................................................................................................ Pág. 07
5. Referências ............................................................................................. Pág. 08
1. Introdução.
A Educação, estilo das Escolas, qualificação dos Professores mudou muito de alguns anos para os dias de hoje. Professores estão muito mais qualificados e preparados para os desafios em sala de aula. Os projetos extracurriculares são a ligação entre pais, alunos e escola. A participação da família cresceu nos últimos anos.
Citarei duas Escolas que tenho conhecimento e participação. Colégio CLIP e Colégio Carbonell. Duas grandes Escolas particulares de Guarulhos, que com o tempo se adaptaram e hoje são referência quanto a Inclusão Social, Projetos entre Família e Escola, como também são Escolas com Professores que priorizam a educação.
2. Porque o cuidado com as crianças é importante nos colégios de Educação Infantil e Creches?
Para uma boa parte das crianças que ingressam no Ensino Infantil, a adaptação é complexa de início. A interação entre pais, professores e alunos é de extrema importância.
As mudanças na rotina mexem com o emocional de toda criança. Alguns reagem positivamente, outros nem tanto.
Deixar os filhos na Escola, às vezes período integral, ou mesmo meio período é muito difícil também para os pais. As Escolas têm um grande papel a cumprir. A escolha de uma boa escola é algo complicado. Pais escolhem a que julgam melhor, mas mesmo assim a insegurança permanece e neste caso depende da Instituição transmitir o conforto e confiança que eles tanto desejam.
Muitas crianças passam a ter vida social á partir do seu ingresso na Escola. Através da Escola as crianças aprendem a conviver com outras crianças, aprendem a compartilhar, a respeitar o espaço do próximo, tornam-se criativos, curiosos, expressivos, talentosos, comunicativos, desinibidos, entre muitas outras qualidades.
Então o comprometimento da Escola com os pais e alunos ajudará a criança a integrar na sociedade. O profissionalismo dos professores, o compromisso com a construção da cidadania dos alunos se transformará em um único objetivo: o de um futuro próspero e digno para as crianças.
O atendimento ás necessidades das crianças seja na Escola ou em Creches é extremamente fundamental. Fazer com que a criança se sinta segura, acolhida e á vontade é um dos primeiros desafios do cuidador.
Deve-se dar atenção a todos os detalhes, ao espaço adequado, a forma que a criança é tocada, a alimentação, higiene, afeto, carisma, preservar a dignidade das crianças, enfim, acompanhar todas as suas necessidades ajudará no bom desenvolvimento do aluno, além de satisfazer a pretensão dos pais que confiaram seus filhos a aquela instituição.
Isso é importante para a divulgação da Escola, pois se os pais estão satisfeitos, com certeza divulgarão seu contentamento e a procura pelos serviços profissionais da instituição aumentará.
Quanto aos docentes, a qualificação é imprescindível. Professores dispostos a atingir metas, objetivos impostos pela instituição são indispensáveis para o desenvolvimento da criança. O professor como mediador cria vínculos com as crianças transmitindo a segurança necessária.
3. Escolas que alcançaram bons resultados na sociedade.
Tenho conhecimento de duas Escolas particulares na região de Guarulhos que evoluíram admiravelmente nos últimos anos. As instituições são: Colégio CLIP e Colégio Carbonell. Nos dias de hoje essas Escolas trabalham com o apoio e participação total dos pais, além dos alunos participarem da programação do seu próprio aprendizado, as atividades extras nos finais de semana tem um público consideravelmente participativo, trabalham com o método construtivista, aulas extracurriculares, peças teatrais, arte, apresentação de projetos sociais
...