Educação Básica no Brasil Atual
Por: Marcelo Astiazara • 26/4/2021 • Trabalho acadêmico • 835 Palavras (4 Páginas) • 113 Visualizações
[pic 1][pic 2]
_______________________
MARCELO VOLKWEIS ASTIAZARA
8114893
EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL ATUAL: DESAFIO E PERSPECTIVAS
[pic 3]
POLO PORTO ALEGRE
2021
Documentário ''Pro dia nascer feliz'' (2007) – Resumo:
O documentário Pro dia Nascer feliz (2007) de João Jardim, apresenta o cenário da educação no Brasil dando foco em suas desigualdades.
A primeira escola exibida, está localizada em uma pobre cidade no interior de Pernambuco e acentua-se por suas precárias condições de infraestrutura. Ademais, problemas na relação entre alunos e professores também podem ser notados, o que demonstra uma desmotivação por parte de ambos.
Em sequência é apresentada as condições de uma escola localizada na periferia do Rio de Janeiro, onde os maiores problemas são relacionados aos interesses dos alunos, pois os mesmos estão expostos ao status social e financeiro que o tráfico de drogas oferta. Já na escola Itaquaquecetuba, no estado de São Paulo, apesar de apresentar melhores condições na sua infraestrutura, é marcada por professores e alunos que argumentam sofrer por problemas psicológicos e apontam a falta de apoio do Estado.
Em contrapartida, o documentário mostra as condições de uma escola particular do estado de São Paulo, onde são vistos espaços amplos e agradáveis, alunos em outras condições sociais, recebendo até mesmo apoio de outros professores particulares quando necessário. Estes estudantes estão inseridos em um cenário totalmente diferente dos apresentados anteriormente, onde os problemas basicamente são voltados às questões psicológicas em relação a si mesmos. Como por exemplo, uma auto cobrança em relação aos seus desempenhos e até mesmo um sentimento de culpa em relação ao seu nível social.
Dados estatísticos na rede pública municipal e estadual do muncípio de Porto Alegre/RS:
[pic 4]
Documentário ''Pro dia nascer feliz'' (2007) – Texto crítico:
O longa metragem ‘’Pro dia Nascer feliz’’ nos coloca a refletir sobre as desigualdades sociais do nosso país, dando foco no setor da Educação.
Os problemas mais notórios nas escolas públicas são a evasão escolar, a falta de recursos e infraestrutura e a violência física e psicológica entre alunos e professores.
A questão da Educação no Brasil sempre foi tratada com descaso desde o período da monarquia e o surgimento das primeiras leis, porém surpreendentemente, ela vem apresentando algum sinal de progresso. Segundo o IBGE (2017), a taxa de analfabetismo caiu de 17,2% no ano de 1992 para 7% em 2017 e a nota da qualidade da educação subiu de 3,6% para 5,5% em relação aos anos de 2005 para 2017(IDEB 2017). Isso porque a escola pública já foi considerada elitista em anos anteriores, possuindo uma menor quantidade de vagas e excluindo alunos mais pobres. O que nos leva a outro movimento apresentado no filme, onde mostra as condições de uma escola privada, totalmente oposta ao ensino público, com melhores condições de infraestrutura, apoio dos professores e maiores estímulos aos alunos.
Com relação ao Estado do Rio Grande do Sul, apesar de ainda não atingir as metas definidas pelo Governo Federal, a educação básica tem apresentado melhora tanto no quesito aprendizagem, quanto em relação à evasão escolar (JUSTINO G; HARTMANN M., 2020). Mesmo sendo um Estado com um desenvolvimento positivo na educação, é comum encontrar escolas públicas em péssimas condições, repletas de dificuldades. Muitas vezes essas escolas recebem o apoio voluntário da própria comunidade para poderem se desenvolver.
A má qualidade da Educação brasileira está fortemente ligada à gestão do poder público. O Ministério da Educação sempre foi alvo de interesse de grupos políticos por vários motivos que vão desde o alcance populacional até possuir o segundo maior orçamento do Governo Federal. Entre os anos de 2019 e 2020 já foram realizadas três trocas de ministro da Educação, o que acaba gerando consequências danosas ao país (Barone I., 2020).
Para que ocorra uma mudança significativa na Educação do Brasil, é preciso que Estado e sociedade trabalhem de forma efetiva e conjunta. A gestão pública deverá ser mais transparente, ativa e fiscalizadora. Enquanto aos educadores é preciso inovação e paciência. Aos estudantes é necessário persistência e comprometimento. E por fim, toda a comunidade em geral deverá ser mais ativa e consciente de que só com uma educação de qualidade em nosso país teremos finalmente as condições necessárias ‘’pro dia nascer feliz’’.
...