Educação Fisica
Por: patybs01 • 3/5/2016 • Seminário • 1.176 Palavras (5 Páginas) • 1.628 Visualizações
Relatório Seminário 1
- Relacionar as ideias do texto ”Corpo e controle no cotidiano escolar”, do Prof. Dr. Marco Santoro, com as suas próprias ideias e experiências sobre o corpo na escola.
Após ler esse artigo do Prof. Dr. Marco Antônio Santoro Salvador, e da oficina que tivemos no Pólo Petrópolis, Até então, não tinha esse conhecimento de que o corpo também possui sua identidade, e que possui características peculiares, que são influenciadas pelo contexto inserido. E que trabalhar com ele é tão importante quanto trabalhar o aspecto cognitivo.
Fazendo uma relação com o artigo e o meu cotidiano escolar, vejo que a escola continua a repetir o mesmo processo de manter os alunos/o corpo sob controle. Pouco ou quase nada interessado nas expressões corporais e os movimentos construídos pelos alunos, um aspecto que até então, eu também não tinha a noção da importância.
O corpo fala e tem suas singularidades, e saber trabalhar com isso, e saber entender esse aspecto, é primordial para o bom desenvolvimento escolar e na vida. Porém, o que vemos nos espaços escolares é a falta de conhecimento sobre o assunto, a falta de interesse em compreender o aluno na sua totalidade, e a imobilidade de transformar o velho em novo, de aceitar que o mundo de hoje não é mais o mesmo, e que precisamos nos atualizar para podermos nos transcender. E de entender que esses alunos possuem seus sentimentos, anseios, desejos e medos. E que criar um vínculo afetivo, trabalhando a cooperação e autoestima, ajuda no processo de ensino aprendizagem.
Cabe a nós professores, redimensionar as nossas ações em todos os aspectos, não só o cognitivo, como o social, a motora e a emocional, fazendo com que nossos alunos sejam mais solidários, respeitosos e cooperativos. Isso facilitará a nossa prática, pois cada aspecto citado é importante para o todo.
- Após assistir ao filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, identifique trechos do filme nos quais o professor Keating se utiliza de atividades práticas relacionadas ao corpo a fim de construir conhecimentos em sua disciplina de forma não tradicional.
Um dos momentos que o Prof. Keating se utiliza de atividades práticas, é no seu primeiro dia de aula, quando chega assoviando, passa por seus alunos e os chama para acompanha lo e começa a dar aula no saguão, pede a um aluno para ler um poema, e depois comenta que eles têm que aproveitar a vida, CARPE DIEM, e tornarem ela extraordinária.
E outro momento que ele foge as regras do tradicionalismo, é quando ele pede aos alunos para arrancarem as páginas do livro, libertando se das amarrações que nos impedem de ser livres.
Quando o professor sobe na mesa para lembrar aos alunos que podemos ver as coisas através de pontos diferentes, e pede para que façam o mesmo, ele está agindo de uma maneira diferente da tradicional.
Outro trecho do filme que ele se utiliza de atividades práticas é quando ele, o Prof. Keating, com bolas, leva seus alunos para a quadra, e a atividade consiste em: antes de chutarem a bola, os alunos gritam uma coisa que desejam, e logo após chutam ela. Nada anormal, porém, é um professor de literatura, e com isso, vemos como ele rompe com os muros dentro da própria escola mostrando que não há muros entre as disciplinas.
Tem outro momento que ele joga bola com os alunos.
A parte que mostra uma aula no pátio, e os alunos dando voltas, e quando os alunos param, e ele diz que cada aluno andou na sua velocidade e que teve uma maneira peculiar de andar, e que esse exercício foi feito para que cada um encontre seu passo, a sua maneira de caminhar.
Esse filme foi muito interessante, pois mostra o quanto que o trabalho do professor é importante para com que os alunos estejam envolvidos e motivados, e que sem uma significação não há uma aprendizagem.
- Com o intuito de avançar do conhecimento teórico para o prático, descreva, pelo menos, 2 exemplos de atividades relacionadas ao corpo que podem ser utilizadas na escola a fim de propiciar uma educação transformadora. (Observação: Use a criatividade! Não cite as atividades trabalhadas durante a oficina de seminário 1
Primeira brincadeira- Substantivo Próprio e Substantivo Comum
Série indicada- quinto ano
O professor deverá fazer um círculo com os seus alunos e cada aluno será definido por um número. Depois, cada aluno receberá um papel com o qual deverá ser escrito uma palavra. Logo após de escrito a palavra, o professor dará uma bola de encher para cada aluno, que deverá colocar esse papel dentro da bola e depois enche-la. Em seguida, um aluno deverá ficar no centro da roda. Esse aluno irá escolher um número, e com isso estourar a bola e pegar o papel dentro, e classificar a palavra em Substantivo Próprio ou em Substantivo Comum.
...