Educação em Direitos Humanos
Por: silvanaborboleta • 17/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.887 Palavras (8 Páginas) • 627 Visualizações
Sobre Hamurabi podemos dizer que:
[CORRETA]É o nome de um rei, famoso pelo Código de Hamurabi. Segundo o Rei Hamurabi, Deus o teria escolhido para “implantar a justiça na terra, para destruir os maus e o mal, para prevenir a opressão do fraco pelo forte, para iluminar o mundo e propiciar o bem estar do povo”.
Hamurabi ficou famoso porque implantou o Código de Hamurabi, um documento religioso, político e jurídico (pois serve como Código Civil, Código Penal e Constituição Federal para várias nações árabes) que teria sido ditado diretamente a Maomé, em 610 d.C. pelo anjo Gabriel.
Trata-se de dez mandamentos que teriam sido entregues diretamente ao próprio Moisés, no Monte Sinai (hoje localizado no Egito), em aproximadamente 1.450 a.C
Deu origem ao Código de Hamurabi: Este código ficou famoso porque teria sido o primeiro documento jurídico a introduzir em um país o Estado Democrático de Direito, vale dizer, regime jurídico em que a vontade do rei se sobrepõe aos demais poderes.
Estabelecia que a Babilônia seria um Estado Democrático de Direito, ou em outras palavras, a vontade dos representantes do Legislativo, eleitos pelo povo, se sobreporia aos demais poderes.
Não é um princípio norteador da Lei das Diretrizes e Bases em Educação no Brasil:
Respeito à liberdade e apreço à tolerância.
Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
[CORRETA]Gratuidade do ensino em estabelecimentos oficiais e particulares.
Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
Quais são os países que integram o Conselho de Segurança da ONU e que têm direito a veto?
Brasil, Rússia, Índia e China, também conhecidos como BRICS.
[CORRETA]França, China, Reino Unido, Rússia e Estados Unidos.
Alemanha, China, Espanha, Rússia e Estados Unidos.
Espanha, Reino Unido, Japão, Rússia e França.
França, Alemanha, Japão, Estados Unidos e Rússia.
Os princípios fundamentais abaixo são muito relevantes para a compreensão dos Direitos Humanos no Brasil, à exceção de:
Princípio do direito à segurança.
Princípio do direito à liberdade.
Princípio do direito à inviolabilidade do domicílio.
Princípio da livre manifestação do pensamento e o direito de resposta.
[CORRETA]Princípio da proteção aos encarcerados, através do qual se assegura a todas as famílias dos presidiários o direito ao recebimento de uma pensão mensal que tem como teto o salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal.
Dignidade da pessoa humana é sinônimo de:
Proteção ao direitos difusos e coletivos.
Proteção ao meio ambiente.
Direitos de terceira geração, intimamente ligados à solidariedade e fraternidade humana.
[CORRETA]Um valor moral e espiritual inerente ao homem, indissociável de sua própria existência.
Um valor moral e espiritual que deve alcançar tanto os homens, como os animais, indistintamente.
Como forma de “humanizar” um pouco mais a relação entre o capital e o trabalho foi criada, logo após a Primeira Guerra Mundial, a Organização Internacional do Trabalho (hoje Internacional Labour Organization). Este acontecimento histórico foi importante para o surgimento dos Direitos Humanos Internacionais porque:
Através da melhoria das condições de trabalho as pessoas passaram a ter mais tempo para cuidar de sua saúde e de sua família, de formas a contribuir para uma menor desagregação dos lares, diminuição dos números de divórcio , o que contribuiu para a diminuição dos índices de criminalidade.
Através da OIT se disseminou a prática do “ócio criativo”, a teoria que tenta defender a ideia de que trabalhar menos propicia mais tempo para a criatividade. Inspirado nesta ideia surgiram, inclusive, as linhas de produção de Henry Ford, através da qual o tabalhador obtinha uma perfeita visão do todo e se sentia mais inspirado a cumprir sua função dentro da empresa.
Através da OIT as condições de vida melhoraram, o nível de educação das pessoas também evoluiu e isto possibilitou a escolha de governantes melhores, impedindo-se, desta maneira, a eclosão de outras guerras mundiais.
A Organização Internacional do Trabalho foi especialmente importante porque contribuiu para a valorização do magistério no Brasil, levando à Presidência da República um professor da USP, Fernando Henrique Cardoso.
[CORRETA]A Organização Internacional do Trabalho se tornou um efetivo instrumento para a fixação de condições de trabalho no plano internacional, demonstrando que organizações relacionadas com áreas especializadas de interesses podiam exercer uma considerável influência.
Sobre a Revolução Francesa pode se afirmar que:
Apesar de sua eclosão em Paris, foi o primeiro movimento que uniu os países europeus para a criação da Comunidade Europeia.
Foi decisiva para a inspiração dos brasileiros que lutavam pela proclamação da República junto a Dom Pedro II.
[CORRETA]Inspirou, naquele país, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, que se baseava essencialmente na premissa de que o mundo deve viver sob um poder emanado do povo (soberania), submetendo-se, governantes e governados ao império da Lei (Estado de Direito).
Significou um grande regresso para a história da humanidade, pois propiciou a tomada do poder pelos capitalistas e sua vitória sobre o socialismo, originando a Idade Contemporânea.
Ensejou a derrota de Napoleão Bonaparte, que até então dominava a França com arbítrio e total desrespeito aos direitos humanos.
Segundo o Professor Manoel Teixeira Filho “A declaração de direitos editada pela Virgínia em 12 de junho de 1776, é
...