Educação fisica
Por: matheusinside • 25/8/2015 • Trabalho acadêmico • 415 Palavras (2 Páginas) • 184 Visualizações
A Cultura, a educação e a Educação Física na Grécia
Estéfani Ellen Borges
Educação Física – 1° Período
História da Educação Física – Prof. Jefferson Thiago
A educação sempre foi muito importante na cultura da Grécia, pois eles tinham o conceito de que para ser educado, o homem deveria ser forte fisicamente. O esporte teve grande influência para os homens, mas as mulheres não podiam praticar atividades físicas, elas não podiam nem ir ao estádio onde aconteciam os jogos.
Os homens deveriam responder pelas atividades fora de casa, como caçar, e as mulheres deveriam ficar em casa, cuidando dos filhos, da alimentação. Em relação a educação, Espartanos e Atenienses tinham formas distintas.
O processo escolar de Esparta – O homem espartano deveria antes de tudo ser forte, e desenvolver com sucesso todas as suas ações. O processo de educação era definido pelo estado, eles exerciam tanto nas crianças, quanto nos adultos.
Quando a criança fazia sete anos, ele já era considerado um cidadão normal, e poderia receber ordens do estado. Eles tinham metas para formação de soldados, queriam homens fortes, usavam atividades como, corridas, lançamentos de dardos, pois consideravam essencial para sua formação. Eles acreditavam que passar fome, frio e dor ajudariam nos seus fundamentos.
A educação integral de Atenas – Os Atenienses acreditavam que a educação poderia se modelada, então eles utilizavam poemas e trabalhavam muito com outros tipos de literatura. Eles acreditavam que precisavam de qualidades, então eles frequentavam banquetes, eram hospitaleiros e assumiam a pratica esportiva. Eles valorizavam a liberdade, então sua educação não era comandada pelo estado.
Eles exigiam somente a orientação familiar, suas escolas eram supervisionadas pelos magistrados que cuidavam da ordem e organização. As escolas eram particulares e os professores eram pagos pelas famílias, tinham que ser disciplinados ou recebiam punições. No final do ano, esses estudantes faziam provas, pois um bom cidadão era o que sabia ler e nadar.
A pratica da Educação Física nas escolas – Em Atenas ela era composta por três partes: letras, músicas e ginástica, e tinham professores especializados. Eles tinham a ideia de que a educação e cultura que não era ateniense, não tinham posse de terras e participações de decisões do governo.
Eles valorizavam a atividade física, mais se preocupavam mais com a formação de um homem político. Os professores eram pagos para ensinarem através de repetição, até cada aluno alcançar suas capacidades. A atividade atlética representava seu cotidiano, fazia parte da educação, eles acreditavam que a própria educação formavam pessoas para a guerra. Eles exaltavam que homens atletas seriam reconhecidos como heróis.
...