Educação ludica
Por: Camila Mariana • 11/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.921 Palavras (8 Páginas) • 241 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Polo Icaraíma – PR
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CURSO: Pedagogia
DISCIPLINA: Projeto Multidisciplinar III
Acadêmicas: RA:
Amanda Ribeiro Garcia 407010
Camila Mariana da Silva 431672
Eliane Mírian Tinti Domingos 7932702497
Olga Verônica Tinti Bulgaron 445235
Stefhani Oliveira Fernandes 1299324143
Professor Tutor EAD: Prof ª Gilse T. Lazzari Perosa
Professor Tutor Presencial: Ermelinda Aparecida de Araújo
Icaraíma – PR
2015
INTRODUÇÃO
Esse trabalho lembra a importância da pedagogia de projetos, onde o aluno se torna apropriado de construir seu próprio conhecimento, através da interação com o professor e a sociedade. Induzindo-o a reflexão sobre questões da vida real, associando as diversas áreas do conhecimento, com a devida intervenção do professor no momento apropriado para o alcance dos objetivos prospostos. Desenvolvemos um projeto a partir do trabalho infântil. Permitindo através das varias áreas de conhecimento incluir a importância do viver a infância e o respeito aos direitos das crianças.
RESENHAS DOS TEXTOS INDICADOS
O desenvolvimento de projetos é uma forma de educação que envolve professores, alunos e recursos disponíveis. Toda essa interação chama-se ambiente de aprendizagem. A aprendizagem por projetos é através da interação e juntura das diversas áreas de conhecimento a partir do dia-a-dia dos alunos, onde suas expectativas e interesses servem de base para o conhecimento cientifico, sem fragmentação disciplinar e com intercessão do professor em momento apropriado. O plano de ação vai se concluindo durante a cumprimento do projeto. Seu desenvolvimento envolve um processo de construção, colaboração, conhecimento, e articulação. Em trabalhos com projetos professor e alunos trabalham juntos na aprendizagem de acordo com o nível de conhecimento de cada um. Sendo o professor articulador, intermediário, conselheiro e facilitador do processo de desenvolvimento do aluno, em um ambiente de confiança, respeito, em uma atitude de companheirismo e humildade, onde todos os envolvidos trabalham para encontrar ou produzir algo novo, fundamentado em problemas reais. Não podendo embaraçar-se projetos com um conjunto de atividades que o professor recomenda aos alunos a partir de um tema escolhido, resultado na exposição de um trabalho.
O trabalho com projetos requer mudanças na percepção de ensino e aprendizagem e na atitude do professor, que precisa ser inventivo e inovador, partindo as limitações do cotidiano, atraindo os alunos à reflexão sobre questões da vida real. Permitindo um modo de aprender, integrando conteúdos de varias áreas de conhecimento, como diversas mídias, proporcionando ao aluno aprender, produzir, examinar, apanhar duvidas, procurar, encontrar, compreender e reconstruir conhecimentos. A informática esta presente em nossas vidas, o que não significa que deva ser usada apenas para diversão e sim de forma mais compreensiva, mudando a maneira de aprender, formando cidadão criativos e críticos em busca de uma sociedade melhor.
Há muito para ser feito com o computador na educação. Os projetos estão presentes em praticamente todos os projetos pedagógicas. A recurso para essa educação é o uso de atividades instigantes que envolvam os alunos, tendo assim os objetivos a serem alcançados. O trabalho da escola consiste em prespectiva políticas, tecnológicas, estéticas e afetivas. Para alterar-se um sistema educacional é preciso que todos no processo educativo fiquem comprometidos em busca do processo de ensino e aprendizagem e uma sociedade cada vez melhor. A partir do século XX com a inclusão da mulher no mercado de trabalho foi preciso pensar á respeito ao recepção das crianças de 0 a 6 anos, ai surgiu das creches. No Brasil o acolhimento a essas crianças foi direcionado a necessidade das crianças carentes, em uma atitude compensatória, voltado aos cuidados com a higiene e alimentação e com atividades desenvolvidas com profissionais chamados recracionistas. A partir de 1982 com a estruturação do projeto educacional, leva-se em conta a obrigação da instituição na formação integral de crianças apontando seu desenvolvimento afetuoso, corporal e intelctual com profissionais classificados para cada área, alem da interação com as famílias, com livre acesso no ambiente escolar.
PROJETO EDUCATIVO
O projeto educacional vai além da transmissão de conhecimentos, tende à formação de indivíduos intelectualmente dispostos e comprometidos com a sociedade que estão inseridos. O processo de ensino aprendizagem se da por meio da interação professor, alunos e sociedade. Segundo Fernando Hernandes, todo projeto deve ter semelhança com os objetivos e conteúdos para não perder o sentido, sendo assim necessário o estabelecimento de metas e limites para a perfeição do trabalho. A escola torna-se mais próxima dos alunos, através de pesquisas sobre seus interesses, curiosidades e a verificação de fatos atuais para o processo de ensino aprendizagem. Os professores devem debater as propostas, ressaltando duvida, aceitando ideias e sugestões para que todos envolvam-se no processo.
A organização do trabalho escolar tem projetos que sugere o reconhecimento da flexibilização organizativa, não mais linear e por disciplinas, mas em espiral, pela probabilidade de requerer inter-relações entre as diversas fontes e os desafios estabelecidos pelo dia-a-dia, ou seja, pronunciar os pontos de vista independentes do saber, num circuito ativo.
VÍDEOS
Os
...