Entrevista Coordenação Pedagogica
Por: Medrado Santos • 8/10/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 1.154 Palavras (5 Páginas) • 107 Visualizações
ENTREVISTA
1 – As condições infra estruturais conseguem atender as necessidades de alunos público alvo da educação especial? O que falta e por quê?
Resposta: Não
O que ainda falta de certa forma na escola é uma melhor estrutura física como: salas mais amplas e banheiros adequados.
2 – As questões didático-pedagógicas (recursos, metodologia do professor, entre outras,) conseguem dar conta das dificuldades de aprendizagem apresentada pelos alunos?
Resposta: Em relação à Educação Inclusiva A escola tem um papel essencial no desenvolvimento da cultura inclusiva.
A prática mais importante que a escola tem relação à inclusão está ligada à conscientização. E esse trabalho é realizado na Escola Tiradentes tanto em sala de aula pelos professores como, dentro da escola pelos demais funcionários. Também quando necessário realiza-se reuniões com os responsáveis pela criança pra tratar do assunto.
Além da conscientização, a escola deve estar cada vez mais preparada pedagogicamente. Os professores têm os seus conteúdos adaptados para os estudantes especiais, para que o acesso ao conhecimento ocorra de forma equilibrada. A escola conta ainda com o apoio de monitores para acompanhar juntamente com o professor essas crianças em sala de aula. Mas essas ações nem sempre alcançam a aprendizagem do aluno especial. Pois muitas vezes as dificuldades desses alunos não podem apenas serem trabalhadas pelo professor.
Já em relação à aprendizagem e dificuldades dos demais alunos a(D.A.) é um problema que está relacionado a uma série de fatores e podem se manifestar de diversas formas como: transtornos, dificuldades significativas na compreensão e uso da escuta, na forma de falar, ler, escrever, raciocinar e desenvolver habilidades matemáticas. Contudo, conflitos pessoais e familiares também podem causar sintomas referentes a problemas de atenção, ansiedade ou agitação.
Aqui na Escola Tiradentes tenta-se sanar alguns desses problemas da seguinte maneira:
- Plano de Trabalho – Observação e compreensão: onde os professores através do conhecimento que tem das turmas, elaboram um plano de trabalho com as ações a serem tomadas e os meios para executá-las.
- Avaliação: essa é uma das principais formas utilizadas para verificar o caminho que os alunos estão seguindo. Por meio das avaliações, os professores podem descobrir as reais dificuldades e necessidades dos estudantes, e assim poderão ser capazes de interferir quando necessário.
- Contextualização: onde os professores relacionam os assuntos com o cotidiano dos alunos.
Então os professores exercem em sala de aula, as funções de observador, analista e ponto de apoio. Em outras palavras, o professor observa os alunos caminhando pela sala, verificando de perto como cada um participa das atividades, quais são suas dificuldades, quais são as suas descobertas. E analisa as deficiências e a evolução de cada um. E, entende quando o aluno precisa de uma orientação ou acompanhamento especial, se tornando assim um ponto de apoio para auxiliá-lo no que for preciso.
Já em relação á Dislexia /Disgrafia /Discalculia / Dislalia /Disortografia /Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são situações identificadas pelos professore e analisados por profissionais da área de saúde. Que juntos tentam promover e incentivar a integração do estudante com o restante da comunidade escolar.
Mas mesmo com todos estes trabalhos os professores muitas vezes não conseguem alcançar o resultado esperado, pois além da escola e dos profissionais de saúde é necessário a participação da família que na maior parte dos casos não é presente.
3. O número de profissionais é suficiente para dar conta das necessidades da escola?
Resposta: Sim. Pois apesar de não possuir muitos funcionários, todos que fazem parte do quadro desta unidade escolar são comprometidos e responsáveis com seus deveres e funções.
4. O Conselho de Classe acaba influenciando de que forma nas questões ligadas à dificuldade de aprendizagem, reprovação e evasão escolar?
Resposta: O Conselho de Classe, possuiu o papel de obter um efeito bastante positivo sobre a solução dos problemas de dificuldade de aprendizado, promovendo assim projetos pedagógicos transdisciplinares para ajudar alunos que estejam enfrentando dificuldades em algumas áreas da educação, sendo uma ferramenta positiva.
Já sobre a evasão escolar e a reprovação, o Conselho de Classe pode, por uma decisão técnica, decidir aprovar um aluno que havia sido, por critérios de aprendizagem, reprovado em uma determinada disciplina, se os membros perceberem que o aluno não obteve o resultado esperado por alguma dificuldade não trabalhada ou por outros motivos que atrapalharam seu desenvolvimento escolar, bem como, para evitar que não haja a evasão escolar por desistência.
...