Entrevista pedagógica com educador social
Por: Jheny Karen Madrona Martins • 31/10/2016 • Trabalho acadêmico • 946 Palavras (4 Páginas) • 1.088 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – EAD
DISCIPLINA: Pesquisa, Extensão e Prática Pedagógica IV
ALUNAS: Francielle Jamily Cândido Machado, Gedália de Oliveira Ferreira, Jheny Karen Ferreira Madrona Martins, Larisse Maria da Silva, Sônia Maria Gomes de Sousa
POLO: Mantenópolis/ES
TUTOR À DISTÂNCIA: Maria Márcia Tranin Tuller
TUTOR PRESENCIAL: Almerinda Cardoso de Almeida
PROFESSOR: Kalline Pereira Aroeira
ATIVIDADE 05
Prezados (as) Alunos (as),
Em grupos (até 4 pessoas), visite uma instituição não escolar, e aplique uma entrevista com um professor/a, ou pedagogo/a, ou educador/a social sobre a atuação do pedagogo e do educador social em ambiente não-escolar.
Para a produção dessa Atividade de Pesquisa, organize o trabalho, considerando o modelo em anexo. Para tanto, conferir André (2007) e Revista de Ciências da Educação (2008) e demais textos estudados nas Semanas 2, 3 e 4. Para este momento, poste na Plataforma o primeiro esboço da atividade (Itens: 1 Introdução; 1.1 Características Metodológicas).
- INTRODUÇÃO
Este trabalho refere-se a sistematização e análise de dados referente a entrevista aplicada a uma educadora social que atua em ambiente de atenção à terceira idade. A entrevista foi realizada em agosto de 2016, na Associação de Amparo ao Idoso de Mantenópolis – AAMPAIM, com a coordenadora da instituição, onde tivemos a oportunidade de conhecer melhor a realidade do projeto.
Conforme apresenta TORRES (2008), a educação não-formal é uma educação constituída, sistemática, entretanto ocorre em vários ambientes: igrejas, sindicatos, associações de bairros, movimentos sociais, entre outros. Segundo Gohn (2006), as finalidades dessa prática educativa são construídas frequentemente, tendo como meta a transmissão de informação e formação política e sociocultural. A educação não-formal é a que tem a intenção de formação política do sujeito por meio de atividades coletivas. Esse processo educativo não-formal contribui na construção de uma identidade coletiva. A educação não-formal é um campo de estudo dentro da educação até então pouco valorizado e desconhecido, apesar de ser uma maneira de atuação muito utilizada por ONG’s, movimentos sociais, sindicatos, associações comunitárias, em geral, toda organização que tenha em vista a formação do indivíduo.
O educador social atua no campo de intervenção socioeducativa, onde se torna evidente a interdisciplinaridade do trabalho social em ação. A educação se vincula a comunidade e não somente aos indivíduos, onde se procura elaborar uma educação social, onde a Pedagogia Social é o saber prático e teórico (QUINTANA, 1997, apud, MACHADO, 2008).
Nohl cita que a Pedagogia Social não se refere a toda Pedagogia, mas a parte relacionada a educação popular, que compreende a tarefas educativa social e estatal, desde que realizada fora da escola (MACHADO, 2008).
Esta pesquisa se refere a mostrar o trabalho do Pedagogo no campo Social, pois a educação é um processo que ocorre nos diferentes âmbitos da sociedade, e difere da educação formal e a Pedagogia Escolar. A Pedagogia Escolar tem sua história desenvolvida pela didática e pela ciência ensinada, já a Pedagogia Social se desenvolve dentro das instituições não-formais de educação, atendendo as exigências daqueles que a margem de uma vulnerabilidade social, buscando agir na prevenção e recuperação de deficiências na socialização (PAULA e MACHADO, 2008).
- CARACTERÍSTICAS METODOLÓGICAS
Essa é uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, através de estudo de caso. O texto foi produzido considerando as orientações de André (2007) em relação a abordagem qualitativa e estudo de caso. A abordagem qualitativa se refere a uma pesquisa que possui suas raízes na fenomenologia, onde se descreve sobre algum contexto com riquezas de informações. Dentro da abordagem qualitativa há o estudo de caso, onde se estuda determinado caso problema a fim de chegar a conclusões de possíveis resoluções de problemas da sociedade em que se vive
...