Entrevista Políticas Públicas e Partidárias
Por: EvelynBella • 22/4/2023 • Pesquisas Acadêmicas • 949 Palavras (4 Páginas) • 59 Visualizações
FACULDADE DO MARANHÃO – FACAM
PEDAGOGIA
EVELYN ISABELLE AGUIAR PIRES
PSICOLOGIA DA APRENDIZEM E DIFICULDADES NO PROCESSO
PROFESSOR(A) : Mônica Maria Avelar de Carvalho Nunes
São Luís – MA
2022
FACULDADE DO MARANHÃO – FACAM
PEDAGOGIA
EVELYN ISABELLE AGUIAR PIRES
Este presente trabalho consiste em obter a pontuação de 1,5 pontos para o 1° Bimestre do Módulo D, no Curso de Pedagogia. Orientador(a)/ Professor(a): Mônica Maria Avelar de Carvalho Nunes
São Luís – MA
2022
ATIVIDADES QUE PODEM SER APLICADAS PARA CADA ABORDAGEM DA APRENDIZAGEM
COMPORTAMENTALISTA – para abordagem comportamentalista o professor pode estar trabalhando durante a semana com os Componentes Curriculares de História e Matemática numa interdisciplinaridade, utilizando do objeto de conhecimento “tempo e suas medidas” . Mediante a isso, o professor levaria um relógio para a sala de aula e demonstraria para o aluno como são medidas as horas. Pediria que a turma desse a volta por todo espaço da sala de aula, depois utilizaria um cronômetro para medir em quanto tempo a turma faria mais uma volta em todo o espaço, por fim, pediria que os alunos repetissem o mesmo processo, só que agora sem o relógio/cronômetro. Então ouviria os relatos dos alunos: a maioria deles diria que estava preocupado em fazer o mesmo percurso em menor tempo que o anterior. A atividade iria proporcionar cálculo de tempo e aprendizagem sobre as medidas temporais. Toda vez que o aluno for realizar algo ele teria a noção de quanto tempo precisa ou se precisar de lidar suas ações para cumprir com o propósito. A Atividade pode ser aplicada na turma do 3° ano do Ensino Fundamental.
HUMANISTA – para abordagem humanista, o professor pode relacionar o aprendizado das matérias técnicas aos princípios do conhecimento humano. Com essa oportunidade trabalharia o componente curricular Ciências, utilizando do objeto de conhecimento “O corpo humano e suas transformações”, a partir disso, falaria sobre as transformações desde a barriga da mãe até a fase adulta, com os recursos em um laboratório ou audiovisuais. Depois, pediria aos alunos que fizessem um círculo e ficassem em duplas , um de frente para o outro e listassem quais eram suas diferenças corporais. Após a conclusão, os alunos iriam expor suas observações e o professor aproveitaria oportunidade para falar que as diferenças são importantes e que cada um tem um jeito especial devendo respeitar a cor da pele, deficiências, formato do corpo, tamanho e o modo de pensar e agir. Assim, os alunos seriam a capacidade de reagir as diferenças de maneira mais compreensiva. A Atividade pode ser aplicada na turma do 2° ano do Ensino Fundamental.
...