Escola: novas visões
Por: Jozelen2503 • 4/6/2016 • Dissertação • 813 Palavras (4 Páginas) • 401 Visualizações
ESCOLA: novas visões
A função do educador vai além de transmitir conhecimento. Infelizmente, alguns professores não compreendem a função que exercem em sua totalidade. Isso acontece, muitas vezes, devido a uma deficiência na sua própria formação, que o prepara apenas para ser o detentor e transmissor do conhecimento. Muitos deles não foram preparados para lidar com uma nova realidade que se presencia nas salas de aula. Essa realidade exige do educador uma nova forma de educar entendendo que o aluno possui necessidades e habilidades que não se limitam a um conteúdo programado. Nesse contexto, o professor que se entende como educador deve compreender a necessidade de dar voz ao aluno, estabelecendo uma troca de aprendizagem, assim, cria-se maior vínculo entre educador e aluno, além de fazer com que esse aluno desenvolva seu próprio espaço de aprendizagem.
O método tradicional de ensino não possibilita ao aluno desenvolver suas habilidades e conhecimentos. A falta de diálogo juntamente com a visão habitual de que o aluno só pode estar na posição de ouvinte colaboram para que o processo de aprendizagem seja restrito, o que, em vez de acrescentar nesse processo, colabora para o distanciamento do aluno e o prazer em buscar conhecimento, torna-se algo penoso. Quando se entende que a visão sobre o aluno está equivocada, percebe-se que quem está no espaço criado para aprendizagem não são seres vazios que precisam ser preenchidos de conhecimento de outrem, mas sim, seres que trazem em si conhecimentos de mundo construídos em seus diversos espaços de convívio. Assim, valoriza-se a cultura local instituindo um ambiente diversificado e prazeroso para os próprios alunos e estabelece a ideia do aluno como possuidor de conhecimento.
Em consequência da liberdade dada ao aluno no ambiente educacional, através do diálogo, não somente entre educador e aluno, mas também, entre os próprios alunos, pode-se ter um círculo de aprendizagem mútua. Todo indivíduo possui conhecimento de algo, seja trazido do ambiente familiar ou social. Negar esse fato é desprezar a diversidade cultural, que por sinal tem grande contribuição para o processo educativo. Estar em contato com outras culturas e costumes com a mediação do educador faz com que o aluno não olhe o outro com estranhamento, mas sim, observando a diferença como algo a acrescentar em seu conhecimento de mundo. Através da compreensão de que a interação de diversas culturas colabora para o desenvolvimento, tanto educativo como humano, é possível cultivar um espaço de respeito e aprendizagem.
A mudança do ponto de vista da sala de aula como espaço de aprendizado apenas por parte do aluno para aprendizado mútuo, transforma também as relações entre educador e aluno. O método de ensino tradicional trata o professor como o detentor de todo conhecimento que deve ser passado ao aluno. Por esse motivo muitos alunos não sentem prazer em estar em uma sala de aula, e muitos até acham desnecessário, não só pela posição do professor, mas também, devido ao conteúdo ser passado de uma forma que, certas vezes, foge da realidade do aluno. No entanto, quando essa visão se modifica e a troca de ideias acontece, a relação entre educador e aluno se estreita, o aluno não é mais visto e nem se sente inferior ao professor. Esse bom relacionamento criado em sala de aula torna o ambiente mais
...