Estagio Curricular Obrigatório
Por: rebecat22 • 2/11/2021 • Relatório de pesquisa • 1.755 Palavras (8 Páginas) • 128 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
7 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 7
8 REGIMENTO ESCOLAR 8
9 ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA 9
10 PLANO DE AÇÃO 10
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
Relatório de estagio apresentado a Unopar como cumprimento da carga horaria da disciplina Estágio curricular obrigatório III: Gestão educacional e espaços não escolares, o estágio nas orientações textuais para estudar a experiência de gestão em um ambiente não escolar, o que nos permite avaliar e analisar os antecedentes do campo com as necessidades de desenvolvimento global formal e informal e experiência de ensino, e seus devidos aspectos. Diante dos antecedentes e reconhecendo a importância da gestão como formação de ambientes escolares e não escolares, ela se estabelece por meio de muitos desafios na educação, demonstra a flexibilidade de construção e desenvolvimento do conhecimento, e esclarece os elementos culturais e históricos do ambiente social.
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS
O texto aborda a educação formal, não formal e não formal e suas definições, o papel social das práticas pedagógicas atuais e o ambiente escolar, refletindo a atuação dos profissionais. Em museus, hospitais, prisões, empresas, meios de comunicação e outros ambientes , alguns se concentram em itens educacionais. O objetivo deste trabalho é analisar o papel do professor e suas possíveis áreas de atuação.
Tem como objetivo permitir que os alunos de pedagogia compreendam suas habilidades e conhecimentos, e tem o potencial de ampla aplicação.
Embora os cursos de pedagogia forneçam muitas possibilidades para os educadores se desenvolverem, o papel dos educadores escolares é mostrar as maiores áreas de estudo e trabalho para graduados em pedagogia.
Este artigo fará uma introdução geral à composição da graduação pedagógica, à forma como a educação chega ao Brasil e suas modificações na atualidade.
Em seguida, as areas de trabalho serão organizadas, os educadores serão capazes de processar seus conhecimentos e contribuir para individuos envolvidos no processo.
Destaca-se ainda que o objetivo maior não é o de aprofundar as áreas de atuação do pedagogo, e sim, expor uma descrição das diversas possibilidades do exercício da sua prática educativa.
Pedagogia é o campo da educação voltado para o ensino de teoria e prática, promover o aprimoramento do conhecimento, ou seja, aplicar o conhecimento científico e disponibilizá-lo à sociedade. O termo pedagogia e o papel do educador surgiu na Grécia antiga e Roma.
Nesse período, sua função era difundir conhecimento, por isso, ao longo dos anos, sua atuação tem melhorado e ele se tornou um especialista em saberes e práticas educacionais em diferentes origens e ambientes. Segundo Saviani, a partir de 1759, iniciaram-se reformas no ensino fundamental e médio e na formação de professores. Naquela época, os jesuítas foram demitidos porque seus métodos doutrinários foram questionados.
A marca desse período foi a reforma pombalina, substituindo o ideário religioso pelo secular, e o país passou a receber a atenção e orientação das escolas. Em seguida, foram formulados e aplicados princípios norteadores e leis básicas, nos quais se discutia a importância dos professores e da formação de professores na região nas redes públicas e privadas.
Visto que os estudos e aperfeiçoamento dos documentos do trabalho do pedagogo, diz que, na graduação, o profissional, era treinado para agir em areaa escolares e não escolares. Por outro lado, na especialização, o pedagogo estaria pronto para trabalhar como educador do ensino de terceiro grau.
Além disso, por meio de conteúdo, métodos, técnicas e formas de organização da classe, ajuda o desempenho dos professores em sala de aula (LIBÂNEO, 2010).
Consequentemente, é propicio que para a melhora na qualidade de ensino, a presença do pedagogo escolar seja constante e frequente. Visto que o profissional de Pedagogia precisa alcançar conhecimentos teóricos e práticos que permitam a execução constante da sua capacidade de estudo. É consideravel que o pedagogo tenha em sua completude a habilidade de organizar e realizar o que lhe é pedido.
O professor supervisiona e orienta no meio escolar, em varios niveis de ensino. O coordenador pedagógico possui a função complicada de desenvolver a aprendizagem entre pais e aluno, com a equipe pedagogica, oferecendo a modificação no ambiente escolar.
- REGIMENTO ESCOLAR
- Qual a função do regimento no ambiente escolar?
É um documento administrativo e normativo da unidade escolar, que coordena o funcionamento da escola e regula as ações entre representantes do processo educativo de acordo com as recomendações pedagógicas.
O regimento escolar é uma soma de normas que estabelece a organização administrativa, didática, pedagógica e disciplinar da instituição, e determina as regras que devem ser seguidas no processo de formulação, por exemplo, os direitos e obrigações de todos os que vivem no meio ambiente.
Deve basear-se no texto de referência e nos princípios democráticos adotados pelo Ministério da Educação, servindo de base para promover a discussão, reflexão e tomada de decisão entre os membros da escola, procurando respostas a questionamentos sobre o processo de ensino e aprendizagem.
Cada instituição deve ter um conjunto de normas e regras para regulamentar as propostas que explicam em um documento que deve estar disponível para consulta por toda a comunidade escolar.
A construção do grupo escolar deve proporcionar a melhoria da qualidade do ensino e determinar as responsabilidades de cada parte da organização escolar para garantir o cumprimento dos direitos e obrigações da comunidade escolar.
...